Publicidade

Missão da TerraCycle busca transformar o conceito atual de lixo 

Buscando soluções inovadoras para a crise dos resíduos, a TerraCycle tem como missão eliminar a ideia de lixo por meio da reciclagem de resíduos


O volume de lixo cresceu, consideravelmente, ao longo dos últimos anos devido ao aumento populacional, avanço da tecnologia, mudanças culturais da sociedade, entre outros. O conceito de lixo zero vem sendo muito discutido e utilizado, porém é necessário refletir sobre os passos alcançáveis para atingir esse objetivo. Pensar na não geração de resíduos, no modelo atual em que vivemos, parece algo muito distante. Desde o sabonete que usamos no banho, que atinge os cursos d´água, até a quantidade de plástico em roupas de tecido sintético, geram resíduos imperceptíveis. A famosa sustentabilidade trata-se justamente em adotar uma forma mais equilibrada e harmônica entre o ambiente natural e a forma que estamos vivendo. Pensar sobre o conceito de lixo e como podemos transformá-lo através dos hábitos é uma grande chave para esse caminho.

Buscando soluções inovadoras para a crise dos resíduos, a TerraCycle tem como missão eliminar a ideia de lixo por meio da reciclagem de resíduos considerados não recicláveis devido aos custos de logística e processamento necessários para que sejam economicamente viáveis.

“Sabemos que enquanto existir o ser humano haverá a produção de lixo. Faz parte da nossa natureza produzirmos, buscarmos soluções aos desafios existentes e consumirmos os recursos que temos. Dito isso, buscar reduzir a geração de lixo é algo extremamente importante para todas as pessoas. Como, por exemplo, evitar o desperdício de comida, água, materiais e até mesmo de dinheiro. O indivíduo deveria ter como objetivo transformar em muito, o pouco que se tem”, conta a gestora dos Programas de Reciclagem, da TerraCycle, Mariane Marcheti.

“A gente precisa entender o poder da comunicação em nosso subconsciente. A forma como comunicamos algo pode ajudar ou atrapalhar. O fato de alcançarmos o lixo zero ser considerado uma utopia para o mundo atual em que vivemos, não pode servir de desculpa para a inércia. É preciso ter atenção e se preocupar com o que se faz, pois a mudança de hábito de diversos indivíduos “únicos” é o caminho para contribuirmos com a diminuição e não geração de resíduos - tentando ao máximo chegar próximo do mundo ideal”, finaliza a profissional.

Imprensa TerraCycle - Dayna Barossi <dayna@alma360.com.br>

Publicidade