Publicidade

Novo acordo da aliança global entre Renault e Nissan

Novo acordo prevê mais equilíbrio acionário entre as duas montadoras dentro da aliança global


O novo acordo da aliança global entre Renault e Nissan foi firmado nesta quarta, 8. Depois de uma novela que se arrastou do segundo semestre de 2022 até o início deste ano, a montadora francesa reduziu sua participação acionária na fabricante japonesa. 

A Renault transferiu 28,4% das ações da Nissan (de um total de 43,4%) para um fundo de investimentos francês. Desta forma, o grupo europeu passa a ter 15% da japonesa, exigência da montadora asiática para manter a aliança equilibrada, uma vez que ela detém também 15% da parceira.

Segundo comunicado da Renault, a empresa não tem obrigação de vender as ações da Nissan que foram transferidas para o fundo. Este, por sua vez, terá poder de voto neutro, de acordo com a mesma nota oficial.

Como parte do acordo previsto em janeiro, a contrapartida da Nissan se dará em um aporte de até € 600 milhões na Ampere, a divisão de veículos elétricos da Renault. A Mitsubishi, por sua vez, comprometeu-se a investir outros € 200 milhões na unidade.

“Este acordo representa um marco importante para o Grupo Renault, Nissan e Mitsubishi. Estabelece as bases para uma nova parceria de longo prazo, justa e eficaz, que criará valor para cada um dos membros da Aliança, bem como para todas as nossas partes interessadas”, afirmou Jean-Dominique Senard, presidente da Aliança.

Publicidade