Publicidade

ABRABE divulga o balanço da coleta de vidros durante o Tomorrowland Brasil 2023

Glass Is Good, programa de logística reversa da associação, garantiu a reciclagem do vidro nos três maiores festivais de músicas do ano no Brasil


Associação Brasileira de Bebidas - ABRABE divulgou nesta terça-feira (7), o balanço da coleta de vidros durante o Tomorrowland Brasil 2023, que ocorreu no município de Itu, em São Paulo, no mês de outubro. Por meio do Glass Is Good, programa pioneiro de logística reversa do vidro descartável pós-consumo da entidade, foram recolhidas 6,080 toneladas de cacos do material durante os dois dias do festival de música eletrônica. Com isso, os resíduos receberão a destinação correta e retornarão para serem reutilizados de outras formas.

Em 2023, além do Tomorrowland Brasil, o programa fechou parceria para logística reversa do vidro no Lollapalooza Brasil, quando recolheu 8 mil garrafas, e na primeira edição do The Town, em que coletou 2,05 toneladas na área vip do evento. Para a presidente-executiva da ABRABE, Cristiane Foja, isso reforça o compromisso que os diversos atores têm com relação à sustentabilidade, além da credibilidade do Glass Is Good.

"Dadas as peculiaridades do material, a logística reversa de vidro possui seus próprios desafios, mas ficamos realizados em ver que a sociedade em geral está comprometida com esta causa. O descarte correto tem impacto não somente ambiental, mas, também, social, e a parceria com os grandes festivais nos ajuda a contribuir com o ciclo infinito do vidro e com as pessoas que trabalham nas cooperativas", explica a executiva.

Coordenado pela ABRABE desde 2019, o Glass Is Good já recuperou mais de 162 mil toneladas de embalagens de vidro pós-consumo, em parceria com 40 operadores logísticos em 18 estados e mais o Distrito Federal. Além de reduzir consumo de energia, extração de matéria-prima e emissões de CO2 na atmosfera, o reuso e a reciclagem do vidro também geram empregabilidade para centenas de famílias. Para se ter uma ideia, mais de mil pessoas atuam nas cooperativas que têm o programa como parte da contribuição para o seu desenvolvimento.

Gabriel Simões
gabriel.simoes@giusticom.com.br

Karina Lan'Arc
karina.costa@giusticom.com.br

Publicidade