EDP lança campanha que reforça o compromisso da empresa com a transição energética
EDP Brasil -
Com o mote “Unidos por um mundo maravilhoso”, em referência à canção de Louis Armstrong, campanha traz astronautas observando o planeta Terra do espaço
A EDP acaba de lançar uma campanha institucional global em que reforça o compromisso da empresa com a transição energética ao mesmo tempo em que relembra a importância de haver maior colaboração e união de todos na importante missão de proteger o planeta Terra e os seus recursos naturais, ameaçados por um dos maiores desafios da atualidade, as mudanças climáticas.
A partir de uma narrativa baseada na experiência transformadora que os astronautas relatam ter ao observarem o planeta Terra em suas missões (o “Overview Effect”), a EDP convidou seis homens e mulheres, representando diferentes países, para olharem a Terra a partir do espaço e a refletirem sobre a beleza do planeta e a importância da colaboração para garantir a sua sustentabilidade. No vídeo, os astronautas estão na lua e, juntos, fazem uma ode ao planeta por meio da música de Louis Armstrong, “What a Wonderful World”.
Como inspiração para a campanha, a EDP utilizou uma célebre frase do escritor José Saramago: “é preciso sair da ilha para ver a ilha”, que reforça a necessidade de refletirmos sobre a sustentabilidade do planeta a partir de novas perspectivas para encontrar soluções coletivas e assertivas para as mudanças climáticas. A mensagem-chave da campanha é “Unidos por um mundo maravilhoso”.
"O contexto atual tornou inegável a urgência de uma transição para fontes de energia renováveis e o papel que esta mudança pode ter na proteção do planeta. Este tema tem tido cada vez mais relevância nos fóruns internacionais e exige uma total colaboração. A EDP reforçou recentemente o seu compromisso com essa transição e está orgulhosa de ver a sua ambição reconhecida por entidades como as Nações Unidas, mas apela à importância de uma maior ação conjunta - nações, governos, famílias e empresas - pelo futuro do nosso planeta”, declara Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP.
Criada pela agência Havas e produzida pela Krypton, a peça conta com astronautas de várias nacionalidades, representando a presença global da EDP. A empresa tem hoje projetos renováveis e mais de 13 mil colaboradores em quatro áreas do planeta – Europa, América do Norte, América Latina e APAC.
Além do vídeo principal, para a televisão, a EDP criou cinco recortes da campanha com imagens de empreendimentos de energia renovável instalados em outros países onde a empresa atua. Em Portugal, são destacados a central solar flutuante de Alqueva, que aproveita o espelho de água da barragem para produzir energia limpa para a região, e o Windfloat Atlantic, o primeiro parque eólico flutuante da costa portuguesa, que produz, na cidade de Viana do Castelo, energia renovável para 25 mil famílias. Nos demais países, como o Brasil, são utilizados projetos solares e parques eólicos demonstrando as múltiplas frentes em que a EDP atua para acelerar a transição para fontes limpas de energia.
Todos estes projetos representam de forma clara o caminho que a EDP iniciou, há três décadas, de apostar em energias renováveis e no compromisso com o planeta. A estratégia global foi reforçada no Plano de Negócios apresentado em março deste ano, e prevê um investimento global de 25 bilhões de euros na transição energética.
A campanha global multiplataforma é assinada pela Wavemaker, sendo veiculada nos mercados-chave da EDP – Portugal, Espanha e Brasil – e nos outros países por meio de veículos internacionais como Financial Times, Euronews, Bloomberg, CNBC, entre outros.
Com o compromisso de se tornar 100% verde em 2030, a EDP tem antecipado metas importantes de descarbonização e contribuído para acelerar a transição energética. A empresa pretende utilizar apenas fontes renováveis de energia até o final da década e tem trabalhado para convocar cada vez mais instituições, clientes e parceiros para esta transição.
Mensagem da campanha
Unidos por um mundo maravilhoso.
O mundo enfrenta um dos maiores desafios de todos os tempos. Um lugar em que todos temos que desempenhar um papel.
Temos de nos unir e não pode haver fronteiras na transição energética. Somente com energia verde podemos manter um planeta sustentável.
A EDP aproveita a força do vento, da água e do sol para produzir energia 100% verde. O nosso compromisso é ser tornar livre de carvão até 2025, totalmente verde até 2030 e neutra em carbono até 2040.
O sucesso deste caminho depende do compromisso de todos, incluindo clientes, fornecedores, comunidades e agentes políticos. Ainda há muito a fazer para garantir um futuro sustentável para todos.
Escolhemos manter este mundo maravilhoso. E você?
EDP Brasil <guilherme.revitto@gbr.com.br>