Encontro debate as perspectivas de transição energética e de descarbonização no Estado de SP
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) -
Mesa redonda na Semil, com Lisa Viscidi, discutiu desafios para mudanças estruturais nas matrizes de energia
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), em parceria com o Consulado dos Estados Unidos, promoveu, nesta quarta-feira (04), um encontro para debater as perspectivas de transição energética e de descarbonização no Estado. O evento contou com a participação da especialista Lisa Viscidi, representante dos EUA, em uma missão à América Latina para discutir metas net-zero e o impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade.
Durante o encontro, foram apresentados insights, com destaque para a importância da regulação do armazenamento de energia, além de um panorama sobre a transição energética em outros países, como novas tecnologias sustentáveis, melhores práticas e exemplos de aplicação de energias renováveis sob um olhar global.
“Países com tecnologias emergentes, como o Brasil, têm facilidade no processo de transição energética, com fontes que podem ser integradas e complementares, além da vocação para iniciativas de energia sustentável”, avaliou Lisa Viscidi. “É fundamental incentivar e investir na modernização e organização do sistema de produção e transmissão do país. Em São Paulo, por exemplo, pode-se aplicar tecnologia avançada, como a vehicle-to-grid (V2G), onde é possível o uso bidirecional da energia não utilizada por veículos elétricos como fonte para redes domésticas”, ressaltou.
Para a subsecretária Marisa Barros, o encontro serviu como subsídio para a elaboração do Plano Estadual de Energia 2050. “Esse debate está alinhado com o plano definido pelo Governo de SP, que possui diretrizes para o incentivo a projetos de transição energética e redução de emissões de gases de efeito estufa no Estado”, finalizou.
A especialista norte-americana é pesquisadora do Programa de Energia, Mudanças Climáticas e Indústrias Extrativa, faz parte do The Dialogue – Leadership for the Americas e é gerente de prática governamental e de serviços públicos da empresa de consultoria econômica Deloitte Consulting.