Publicidade

Stellantis lança uma plataforma dedicada a veículos do segmento C

Nova base STLA Medium permitirá veículos com autonomia de até 700 km


Vitor Matsubara

A Stellantis lançou uma plataforma dedicada a veículos do segmento "C". Com foco em sedãs e SUVs médios, a STLA Medium atenderá a uma grande variedade de veículos e propulsores na categoria que, segundo a empresa, responderam por quase metade dos 78,5 milhões de veículos vendidos no mundo inteiro em 2022.

Atualmente, as marcas do grupo Stellantis (Fiat, Jeep, Ram, Citroën, Peugeot, DS, Chrysler, Dodge, SRT, Alfa Romeo, Abarth, Lancia, Maserati, Vauxhall e Opel) oferecem 26 modelos nesses segmentos, em diferentes plataformas. Até dois milhões de unidades por ano poderão ser montadas sobre a STLA Medium em vários locais pelo mundo.

A nova base resultará em alcance de até 700 km e menor tempo de carregamento. A bateria de até 98 kWh de capacidade efetiva pode resultar em consumo de energia inferior a 14 kWh por 100 km - ou seja, a melhor eficiência energética do segmento. Será possível passar de 20% a 80% de autonomia em apenas 27 minutos de recarga.

Metas são ambiciosas

A STLA Medium poderá ser aplicada em veículos movidos a eletricidade com tração dianteira ou tração nas quatro rodas. Neste último caso, bastará a colocação de um segundo motor elétrico no eixo traseiro. A faixa de potência estipulada para a nova plataforma varia de 160 a 285 kW.

 Com isso, a Stellantis pretende ganhar bastante mercado entre os carros elétricos. A meta da empresa é chegar a 100% das vendas de veículos elétricos de passeio na Europa e 50% das vendas de automóveis e picapes nos EUA até 2030.

Publicidade