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Panasonic terá que se desdobrar devido a crescente eletrificação da indústria automotiva

Em entrevista, executivo reconhece que empresa precisa quadruplicar capacidade atual para atender demanda até 2031


Com a crescente eletrificação da indústria automotiva, a Panasonic percebeu que vai ter de se desdobrar. E muito. Segundo um alto executivo da Panasonic Energy, divisão de baterias da empresa japonesa, a companhia precisa erguer mais quatro fábricas até 2031 para seguir a demanda de carros elétricos.

A afirmação foi dada por Shoichiro Watanabe, chefe de tecnologia da Panasonic Energy, em entrevista à agência de notícias Reuters. O executivo, contudo, não citou os locais onde essas novas quatro plantas seriam erguidas.

Em maio, a Panasonic Energy disse que pretendia aumentar a capacidade anual de baterias para carros elétricos para 200 gigawatts-hora (gwH) até o início de 2031. Isso significa quase quatro vezes mais que sua capacidade atual.

Watanabe deu a entender que entre os caminhos para aumentar as produção de baterias e  atender a esta demanda de carros elétricos estão as parcerias. Uma joint venture potencial é com a conterrânea Mazda.

“Está diminuindo o ritmo em que os produtores de baterias farão todos os investimentos”, acredita o executivo, lembrando que a capacidade de 200 gwH/ano era o mínimo necessário para ser um grande player do setor.

As quatro novas fábricas também precisarão de uma dúzia de fornecedores, segundo o executivo. Ele acredita em uma cadeia de fornecimento de baterias construída em torno do princípio de "produção local para consumo local".

EUA concentram fábricas de baterias da Panasonic

No momento, a Panasonic concentra esforços nos Estados Unidos. O braço de baterias para carros elétricos da japonesa tem uma usina no estado de Nevada e está construindo uma segunda, no Kansas, que deve levar a capacidade anual para 80 GWh quando estiver operacional.

A gigante de baterias já tinha sinalizado a abertura de duas futuras unidades nos EUA, uma provavelmente em Oklahoma. A presença no país é estratégica, já que a Panasonic Energy é uma das principais fornecedoras das baterias 4680 para os carros elétricos da Tesla.

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