Kärcher tem estratégia global de sustentabilidade que objetiva diminuir os impactos ambientais de sua produção
Approach Comunicação -
Parâmetro mundial da Kärcher determina o uso mínimo de 50% do material reciclado na composição dos equipamentos
Ciente de sua responsabilidade enquanto agente da indústria de materiais de limpeza, a multinacional alemã Kärcher executa uma estratégia global de sustentabilidade que objetiva diminuir os impactos ambientais de sua produção. Alicerçada sob a lógica "Reduzir, Reusar e Reciclar" até 2025, a companhia tem como foco o uso racional da água e da energia, a geração responsável de resíduos e de Co2 e o uso de plástico reciclado em seus equipamentos.
Considerado um dos maiores desafios ambientais do século XXI pela ONU Meio Ambiente, o plástico é um dos elementos prioritários da Kärcher, quando o assunto é sustentabilidade – valor que faz parte da companhia desde o seu nascimento, em 1935, na Alemanha. Enquanto o global determina que todas as filiais espalhadas pelo mundo tenham 50% de plástico reciclado em seus equipamentos, a unidade brasileira vai além, elevando a porcentagem para 60%. Outro resultado de impacto positivo é a cooperação da Kärcher global com o projeto "One Earth One Ocean" para retirar plásticos do oceano.
Do mesmo modo, a energia é motivo de atenção da companhia, que possui um teto verde em sua unidade fabril, localizada na cidade de Vinhedo, em São Paulo. A medida colabora para melhorar o isolamento térmico do prédio, a eficiência energética e a qualidade do ar, bem como contribui para reduzir o consumo de energia e os níveis de poluição. Entrada no mercado livre de fontes renováveis, troca de lâmpadas fluorescentes por LED, inclusão de película de controle solar para vidros e sistema inteligente de ar-condicionado se somam às boas práticas implantadas pela Kärcher.
Com a água não poderia ser diferente. A multinacional desenvolve soluções e cria produtos com foco na economia do recurso e redução da pegada ambiental. O investimento em água de reúso é uma das iniciativas de sucesso da companhia e integra o seu compromisso global com a gestão hídrica eficiente. "Somos uma marca que atua em prol do meio ambiente e repensa a lógica da produção vigente, ao apostarmos em um modelo de negócio que gera maior valor compartilhado para a sociedade", explica Marco Dutra, diretor geral da Kärcher Brasil.
Esse engajamento já se materializa em números: 80% de toda a água consumida pela empresa é fruto de reaproveitamento, sendo que grande parte deste volume – o que corresponde a 28.000m³ de água – é utilizado para testes de máquinas e limpeza do chão de fábrica. A empresa também trabalha para proteger mananciais de água em todo o mundo, em parceria com a Global Nature Fund, fundação internacional para o meio ambiente e a natureza.
Do lado do consumidor, os ganhos se mostram, igualmente: as lavadoras de alta pressão da Kärcher economizam até 80% de água em comparação com a mangueira de jardim comum e possuem baixo gasto de energia. A tecnologia utilizada nas lanças das lavadoras foram patenteadas e possuem certificação do Instituto Fraunhofer por gerarem economia de tempo, água e energia.
Acompanhando as demais plantas globais da empresa, a unidade brasileira é carbono neutro desde 2021 e monitora o nível de fumaça preta dos caminhões que acessam a empresa. Em relação à produção de resíduos, a filial é aterro zero. Além disso, tudo o que resta dos alimentos passa pelo processo de compostagem.
Gestão de relacionamento com a imprensa | Kärcher:
Atendimento | Roberta Muniz: roberta.muniz@approach.com.br
Gerente | Talita Caetano: talita.caetano@approach.com.br
Diretora | Cintia Beck: cintia.beck@approach.com.br