Dia da mobilidade elétrica enfatiza um mercado que deve superar US$ 65 bilhões até 2040
MCE Press -
Em seu discurso de abertura, o Presidente do evento, Ricardo Guggisberg, pretende comentar estudo que aponta que a frota de eletrificados
No sábado (27 de maio), será comemorado o DME – DIA DA MOBILIDADE ELÉTRICA, em São Paulo (veja detalhes ao final do texto e o material de divulgação no link). Em sua 7ª edição, o evento visa difundir o processo de transição energética na mobilidade brasileira, que apesar da evolução nos últimos anos, ainda parece tímida diante de mercados como China, EUA e países europeus. A boa notícia é que esse cenário tem tudo para se transformar até 2040.
Acompanhe, abaixo, os números da transição energética, no Brasil e no mundo, e o que esperar do mercado de veículos elétricos, nos próximos anos. Os números foram compilados pela MES Eventos, exclusivamente, para o DME.
· Segundo dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, foram emplacados 49,3 mil automóveis e comerciais leves elétricos e híbridos em 2022. O número parece baixo diante dos cerca de 10 milhões de autos e leves registrados em todo o mundo, no ano passado, de acordo com relatório do IEA (Agência de Energia Internacional, em inglês), mas revela como esse mercado vem crescendo no País. A alta foi de quase 41% sobre 2021 e o volume de 2022 representa nada menos que 37% da atual frota nacional de eletrificados, estimada em torno de 135 mil automóveis e comerciais leves.
· Em 2023, o movimento de alta se mantém, tanto que, até abril, os emplacamentos de autos e leves no Brasil acumulam evolução de quase 51%, número acima da alta prevista no mercado mundial, que deve crescer 35% em 2023.
· O crescimento atual está em sintonia com um estudo realizado pela McKinsey e que foi apresentado no C-MOVE Sul, que aponta que a frota de automóveis e comerciais leves elétricos, no Brasil, deve atingir 11 milhões de unidades em 2040, o que representará mais de 20% da frota circulante atual e um mercado de US$ 65 bilhões. Hoje, essa indústria soma apenas US$ 1 bilhão de receita anual no Brasil.
· A mesma pesquisa da McKinsey aposta que a comparação do TCO – Custo Total de Propriedade deve ser um fator decisivo para a transição energética. Para veículos de segmento médio, o TCO de um carro elétrico já é menor do que de um veículo à combustão, para casos de uso intenso (+150km/dia). Até 2030, ele será inferior também para veículos comerciais e de uso pessoal, com menos quilometragem diária.
· Um dos públicos que pode se beneficiar com o menor custo de propriedade, no curto prazo, são os profissionais de transporte por aplicativos, segmento cada vez mais relevante na economia nacional e que movimentou R$ 900 milhões em 2022, segundo levantamento realizado pela empresa de pesquisa Gaudium.
· O segmento de elétricos de duas e três rodas também vem registrando bons números, com vendas globais de cerca de 9,2 milhões de unidades em 2022, segundo o IEA. No Brasil, os emplacamentos de motocicletas elétricas saltaram 346,7% no ano passado, na comparação com 2021. Mas aqui há dois pontos a considerar: o volume total ainda é baixo (7.215 unidades no ano) e alguns modelos elétricos não podem ser emplacados por não terem cadastro na base nacional de veículos brasileira.
· O segmento de micromobilidade elétrica e transporte público elétrico também devem desempenhar um papel importante nas cidades brasileiras. Em São Paulo, por sinal, 2,6 mil ônibus elétricos farão parte da frota de transporte público municipal. Na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, ônibus elétricos interligarão 11 municípios e os deslocamentos serão integrados com sistemas de micromobilidade (patinetes, bicicletas e afins).
· A área de recarga demandará grandes investimentos no País, segundo o IEA. Mesmo com a frota ainda tímida, o Brasil tem um dos maiores índices de veículos elétricos por carregadores públicos (pouco mais de 30 veículos por carregador) e a velocidade média de carregamento também é baixa (menos de 1kW por veículo). A média mundial é de cerca de 10 veículos por carregador público e mais de 2kW por veículo.
· Para atender ao aumento de demanda estimado nas próximas décadas, a McKinsey calcula que a infraestrutura de carregamento pública e privada no País deveria aumentar 45% anualmente até 2040 para suportar o crescimento da frota elétrica.
· A geração de energia, no entanto, não deve ser um problema. De acordo com o estudo O caminho da descarbonização do setor automotivo no Brasil, elaborado pela ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, em parceria com o BCG – Boston Consulting Group, a demanda de energia para abastecer os veículos elétricos em 2035, quando, em tese, a venda de eletrificados responderia por 62% dos emplacamentos anuais, seria de apenas 1,5% da energia elétrica consumida no Brasil em 2019.
· O DME contará com dezenas de expositores e espera receber mais de 1 mil visitantes.
Sobre o DME
O DME – DIA DA MOBILIDADE ELÉTRICA visa estimular o debate e difundir os benefícios da eletrificação na mobilidade urbana, por meio de veículos HEV (híbridos), PHEV (híbridos plug-in) e BEV (totalmente elétricos), além de componentes e infraestrutura, incluindo tecnologias e serviços.
O evento conta com a presença dos principais fornecedores de eletromobilidade do Brasil e oferece aos visitantes a possibilidade de testar veículos (incluindo um Tesla Model Y), conhecer sistemas de carregamento, serviços de compartilhamento,
O evento conta com apresentações musicais e de entretenimento, praça de alimentação e espaço kids.
Acesse o material completo de divulgação do evento com atrações e destaques.
SERVIÇO DO EVENTO – DME – DIA DA MOBILIDADE ELÉTRICA
Quando: 27/05/2023, a partir das 9h – Rua Treze de Maio.
Programação:
?9h: ABERTURA OFICIAL – PARTICIPAÇÃO DE AUTORIDADES POLÍTICAS E SETORIAIS- Concentração na Rua Treze de Maio (altura do número 1642), na Bela Vista (para quem quiser participar com seus veículos elétricos – ou para quem quiser percorrer o trajeto em ônibus elétrico, disponibilizado pela Eletra).
10h: Saída da carreata gratuita, com destino à Praça Charles Miller, no Pacaembu, com expectativa de chegada às 12h.
12h às 17h: Na Praça Charles Miller, haverá diversas atrações para o público, como test drive/ride, exibição de veículos, tecnologias agregadas, food trucks, apresentações artísticas e espaço kids. Ingresso social (na Praça Charles Miller): 1kg de alimento não-perecível.
Confira, neste link, fotos da Edição 2022 do DME.
Clique e assista ao vídeo de 2022: https://www.youtube.com/watch?v=vgplVdl-Fag
O QUE VEM PELA FRENTE - CONHEÇA O CALENDÁRIO DE 2023
Em sua 18ª edição, o VE Latino-Americano de 2023 acontecerá entre os dias 5 e 7 de outubro, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo (SP). O evento, que é conhecido como o Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes, visa apresentar as principais tendências e novidades da eletromobilidade, reunindo as seguintes categorias:
· Veículos Elétricos Pesados;
· Leves e Levíssimos;
· Baterias, Componentes, Infraestrutura e Serviços.
Na edição 2022, o evento movimentou mais de R$ 60 milhões em negócios e recebeu 3 mil visitantes diários. Confira, neste link, algumas imagens da última edição.
O C-MOVE é o Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, que conta com palestras e discussões sobre tecnologia aplicada à eletromobilidade, rumos da mobilidade e políticas públicas que estão sendo adotadas no Brasil e no mundo.
Em 2023, já aconteceram duas edições até o momento e a terceira é aguardada para acontecer simultaneamente ao VE Latino Americano.
A edição de Brasília (DF), ocorreu nos dias 7 e 8 de março. Em abril, nos dias 13 e 14, aconteceu o C-MOVE Sul, em Balneário Camboriú (SC) e, em São Paulo (SP), acontecerá simultaneamente ao VE Latino-Americano, nos dias 5 e 6 de outubro.
O DME – Dia da Mobilidade Elétrica acontece, oficialmente, no dia 27 de maio, em São Paulo (SP), mas teve edições de meio período em Brasília, no dia 8 de março, e em Balneário Camboriú, em 14 de abril. O evento visa estimular o debate e a difusão dos benefícios da eletrificação, na mobilidade urbana, à população, por meio de veículos HEV (híbridos), PHEV (híbridos plug-in) e BEV (totalmente elétricos). O DME, que convida a população da cidade a participar, gratuitamente, também promove componentes e infraestrutura, incluindo tecnologias e serviços ligados à mobilidade elétrica, como estações de recargas e relacionados.
Além de interessados no tema, o evento reúne proprietários de veículos elétricos, que realizam um passeio em comboio pelo trajeto estabelecido para o evento, que desemboca em espaço destinado a test drive e test ride, além de tendas de exposição de empresas ligadas a serviços, componentes e infraestrutura de recarga, entre outras atrações.
Confira, neste link, fotos da Edição 2022 do DME.
SOBRE A MES EVENTOS
Empresa especializada em eventos de eletromobilidade, detentora das marcas VE Latino-Americano, C-MOVE e Dia da Mobilidade Elétrica, atua há 18 anos no mercado. À frente da empresa está Ricardo Guggisberg, idealizador dos projetos. Apaixonado pelo setor, ao longo de sua carreira, investiu na promoção e transformação do mercado da eletromobilidade, sendo pioneiro nos eventos voltados ao setor.
Atualmente, Guggisberg é Presidente do IBMS – Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável, Diretor Adjunto do DEINFRA, na FIESP, membro do Painel Estratégico da Plataforma PNME – Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica, além de ter sido Presidente da ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos, entidade em que permanece como diretor.
Rita Mazzuchini (rita@mcepress.com.br)
Luis Massao (massao@mcepress.com.br)
Juliana Machado (machado25juliana@gmail.com)
Renata Lucy (renata@mcepress.com.br)