Volkswagen anuncia a chegada da plataforma digital Vou
Automotive Business -
Desenvolvido em parceria com a VW Financial Services, empreendimento é o primeiro do gênero em uma montadora
Giovanna Riato
Juros elevados, dificuldade de acesso ao crédito e a conhecida burocracia dos bancos. Para amenizar esses problemas, a Volkswagen anunciou a chegada da plataforma digital Vou. O novo negócio, desenvolvido em parceria com a Volkswagen Financial Services (VWFS), é a primeira fintech de uma montadora – mistura de tecnologia com empresa financeira.
A novidade já está no ar e tem como primeira missão atrair pessoas jurídicas como clientes. “Vamos aprender nesses primeiros meses para, então, abrir a plataforma para pessoa física” conta Rodrigo Capuruço, CEO da VWFS Brasil e América do Sul. Segundo ele, o objetivo desse momento inicial é apoiar fornecedores, concessionárias e parceiros de negócio com acesso a capital de giro.
“É uma solução para o ecossistema automotivo. A Volkswagen movimenta R$ 33 bilhões por ano, com 2,7 mil empresas com quem estamos ligados diretamente. Com a Vou, podemos facilitar o acesso ao crédito, antecipar recebíveis, apoiar esses negócios”, diz Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
A promessa é que as soluções financeiras da Vou sejam descomplicadas. Em quatro passos, é possível se cadastrar na fintech e já ter acesso aos serviços. Outro pilar essencial da novidade é que ela seja barata. As empresas não revelam quais taxas de juros serão praticadas nos serviços oferecidos ali, mas a promessa é de que sejam abaixo do mercado.
Fintech Volkswagen vai chegar ao consumidor final
Depois dessa primeira experiência com empresas, o plano é abrir a Vou a pessoa física, chegando aos clientes da marca. Nesse campo, a rede de 478 concessionárias Volkswagen será uma frente de captação. Capuruço diz que a fintech se diferencia dos serviços oferecidos até então pela VWFS por estar conectada diretamente aos consumidores, sem a necessidade de intermediários.
“Até então, as nossas soluções eram B2B. Tínhamos a concessionária nessa interface com o cliente. Com a Vou, isso muda”, esclarece o executivo. Nem ele, nem Possobom especificam os prazos para a abertura da iniciativa aos consumidores, mas os CEOs adiantam que o plano estratégico é robusto, com etapas de validação da plataforma no mercado.
“Estamos falando de uma startup. Ela chega com o peso da marca Volkswagen, mas vamos validar e evoluir a cada fase para oferecer a solução certa”, conta Possobom.
Fintech Vou vai gerar dados sobre os consumidores Volkswagen
Apesar de pioneira no setor automotivo, a ideia de uma grande empresa criar uma fintech não é exatamente nova. No varejo, a Casas Bahia tem a Banqi e o Magazine Luiza, a Fintech Magalu. Além de fomentar vendas ao facilitar o acesso do cliente ao crédito, esses empreendimentos digitais têm também a missão de elevar o conhecimento das empresas sobre seus consumidores ao gerar dados sobre o comportamento e necessidades dos clientes.
No caso da Volkswagen, isso inclui ampliar também a o nível de informação da empresa sobre o próprio ecossistema automotivo, já que a Vou fará operações com fornecedores e concessionárias.
Apesar de ter demandado 11 meses de desenvolvimento, a empresa aponta que, nessa primeira etapa, o projeto não recebeu investimento tão significativo. “O maior aporte acontecerá daqui para frente, para escalar a solução e atrair mais clientes”, conclui o CEO da VWFS.