Avery Dennison divulga o balanço positivo protagonizado pelo seu Programa AD Circular
ATDC Group -
Liderado pela multinacional especialista em ciência de materiais, o Programa AD Circular cresce na cadeia de rótulos e etiquetas com a adesão
Com o objetivo de conectar toda a cadeia de embalagens do Brasil, por meio de uma consolidada estratégia de economia circular, a Avery Dennison, uma líder mundial em ciência de materiais, divulga o balanço positivo protagonizado pelo seu Programa AD Circular – iniciativa voltada à reciclagem e transformação dos resíduos gerados na conversão e aplicação de suas soluções autoadesivas.
Atualmente sob gestão da Polpel, parceira de longa data na reciclagem de liners, o Programa AD Circular vem ganhando, desde seu lançamento em 2019, novos volumes e participantes entre marcas, convertedores e gestores de resíduos provenientes do processo de etiquetagem e rotulagem. Algumas das marcas de peso que aderiram ao programa são: Natura, Davene, C&A, Sakura, Cepêra, Nazca Cosméticos e L’Occitane.
“O liner é uma das partes que compõem o material autoadesivo e que se torna resíduo após o processo de rotulagem, gerando impactos significativos ao meio ambiente. O reaproveitamento do liner reduz diretamente o descarte e a extração de recursos naturais. A cada tonelada de papel reutilizado ou reciclado, evita-se a derrubada de 15 a 30 árvores, um valor considerável, já que cada uma delas captura, em média, 190 kg de gás carbônico. Desde que aderimos ao AD Circular, já reciclamos cerca de oito toneladas desses resíduos. Um avanço alinhado ao nosso propósito de desenvolvimento sem agressão ao planeta, pelo bem das futuras gerações”, comenta Marcos Penha, supervisor de segurança do trabalho da Sakura Nakaya Alimentos
Programa AD Circular
O programa AD Circular nasceu da necessidade de criar um sistema de conexão na cadeia para aumentar o volume de resíduos corretamente destinados e reciclados, repensar o descarte e removê-los de aterros sanitários para, assim, dar uma nova vida a esses materiais. O maior objetivo deste programa é oferecer, para toda a cadeia envolvida no uso de rótulos e materiais autoadesivos, soluções de fácil acesso para que estes resíduos sejam corretamente destinados. Por isso, em 2023 o foco da Avery Dennison será expandir as áreas impactadas pelo programa, não apenas no Brasil, mas também na América Latina. Hoje, o programa já está disponível no Brasil e no México, e em breve lançaremos o programa em outros países da região.
“É por meio da nossa cadeia de valor que atingiremos as metas preestabelecidas. Tais parcerias validam todos os esforços que direcionamos para a sustentabilidade, nosso principal pilar, responsável pela inovação constante que aplicamos às nossas soluções. Nosso trabalho é pela conexão global entre a indústria e as empresas usuárias dos rótulos e etiquetas que serão aplicados aos mais diversos produtos, a fim de atingirmos uma forte consciência ambiental para que juntos encontremos sempre o melhor caminho, mais limpo, transparente e economicamente viável aos envolvidos. O AD Circular é para todos que fazem parte desse processo”, enfatiza Camila Benedetti, Diretora de R&D e Sustentabilidade da Avery Dennison, na América Latina.
Novo dashboard
Para compartilhar as conquistas e desempenho da iniciativa, o Programa AD Circular passa a contar com um novo dashboard, completo e estruturado em indicadores ambientais, que oferece uma análise mais aprofundada de cada empresa participante dos benefícios proporcionados pela ação. De acordo com o mais recente painel divulgado, por meio de cálculos realizados com base nos dados fornecidos pela WWF - referente à reciclagem do papel e do plástico - de 2019 até o final de 2022, 243 mil árvores foram poupadas do desmatamento e 27 milhões de KWh foram economizados.
Ainda segundo a Avery Dennison, ao longo de todo esse período, mais de 7,8 mil toneladas de resíduos foram transformadas em novos produtos. Atualmente, com mais de 136 empresas colaborando com a iniciativa, a companhia estima que outras 3 mil toneladas sejam igualmente processadas até o final de 2023. Em virtude de suas grandes contribuições e alto desempenho, a iniciativa foi vencedora da premiação Environmental and Sustainability Award, categoria de sustentabilidade do prêmio internacional Label Industry Global Awards 2020, e reconhecida, por meio de sua parceria com a Natura, na 15ª edição do Prêmio Grandes Cases de Embalagem, realizada em 2021.
Gustavo Carvalho
gustavo.carvalho@atdcgroup.com.br
(11) 4226-2904