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Bloco europeu pretende regulamentar os motores de veículos comerciais a partir de 2025

Executivo teceu duras críticas à regulamentação para veículos comerciais na Europa


Mais uma polêmica envolvendo emissões veiculares de CO² surgiu na Europa. Desta vez, o CEO da Iveco, Gerrit Marx, condenou como "estúpida" a norma Euro 7, com a qual o bloco europeu pretende regulamentar os motores de veículos comerciais a partir de 2025.

Segundo a agência Reuters, o executivo disse que a regulamentação, como foi redigida pela União Europeia, exige cortes nas emissões de óxidos de nitrogênio e partículas que são "tecnicamente impraticáveis". "O esforço para chegar lá é enorme. E não há retorno real", disse Marx.

Pelo texto da norma, os limites de emissões de CO² estão mais rígidos para veículos de carga. O que exige que novos caminhões reduzam as emissões em 90% até 2040, e todos os novos ônibus urbanos tenham emissões zero a partir de 2030.

Marx, que é alemão, acrescentou que os novos padrões Euro 7 são "um absurdo completo", enraizados no "sistema político disfuncional" no bloco de 27 nações da Europa em que diferentes comissários com diferentes agendas políticas pressionam por leis que muitas vezes entram em conflito.

O executivo disse, ainda, que era razoável que a longo-prazo a era dos motores de combustão chegasse ao fim, "mas a forma como agora é imposta à indústria não é a correta".

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