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Fabricantes e operadoras de carregadores de veículos elétricos vão diminuir a produção

Desaceleração decorre da necessidade da indústria em cumprir novas regras para fabricação


Fabricantes e operadoras de carregadores de veículos elétricos dos Estados Unidos vão diminuir a produção e implementação de estações de carregamento. Pelo menos até cumprirem os requisitos de um programa federal que destina US$ 7,5 bilhões para a aceleração dessa indústria.

As regras estabelecidas pelo governo Joe Biden fazem parte dos esforços para a construção de um sistema de rodovias elétrico-amigáveis até 2030. Além de combater as mudanças climáticas, o objetido do programa é criar empregos.

Um dos requisitos imposto aos fabricantes é utilizar ferro ou aço produzido nos EUA. A exigência pegou muitas marcas desprevenidas, de acordo com informações da agência de notícias Reuters.

Falta capacidade para produção doméstica de carregadores

Os maiores fabricantes e operadores de estações de carregamento de veículos elétricos incluem Tesla, ChargePoint, EVgo e Electrify America. 

As empresas e algumas autoridades estaduais que administrarão os fundos federais alertam que os EUA carecem de capacidade de produção doméstica, principalmente em carregadores de alta velocidade. Elas alegam ainda que a fiscalização rigorosa vai atrasar lançamentos, aumentar os custos e prejudicar a indústria que Biden procura nutrir.

O co-fundador da XCharge North America, Aatish Patel, afirmou que normalmente leva de 12 a 18 meses para transferir a produção de outro país. A empresa importa carregadores de sua fábrica em Pequim, na China, e trabalha na instalação de uma linha de montagem nos EUA para cumprir as regras.

Cerca de dois terços do financiamento do projeto federal serão destinados aos estados, enquanto cidades, condados e tribos nativas americanas podem competir pelo resto.

No Arizona, o Departamento de Transportes lidera a construção de estações de carregamento. O órgão espera receber US$ 76,5 milhões em fundos federais nos próximos cinco anos.

"Todo mundo vai procurar instalar novas estações de carregamento de uma só vez, o que colocará muita pressão na fabricação de carregadores", disse o gerente de projetos do departamento, Thor Anderson, à Reuters.

Tesla é uma das poucas fabricantes a já atender aos requisitos

Em todo os Estados Unidos, existem cerca de 30 mil equipamentos de carregamento rápido de veículos elétricos, dos quais cerca de 60% são fabricados pela Tesla, líder de vendas no setor. Os modelos de carregadores mais potentes chegam a custar mais de US$ 100 mil.

A Tesla informou que produz os carregadores em sua fábrica em Buffalo, Nova York, e atende aos requisitos para montagem final. O desafio é maior para outras empresas, que ainda não possuem fabricação doméstica nos EUA  e dependem de incentivos federais.

A pedido do governo Biden, a Tesla abriu suas estações de recarga para carros de outras montadoras, mas não está claro se fará uma oferta por fundos federais. 

Por sua vez, a EVgo, operadora com mais de 850 estações de carregamento rápido, reportou que solicitou o adiamento das regras impostas pelo governo federal, mas não tem certeza se o pedido será acatado. Seu fabricante sul-coreano de carregadores, SK Signet, planeja abrir uma fábrica no Texas para produzir até 10 mil carregadores de corrente contínua anualmente até 2026.

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