Marcopolo registra lucro líquido de R$ 436,8 milhões em 2022
Automotive Business -
Ganhos da companhia em 2022 ultrapassaram a marca dos R$ 400 milhões, aponta balanço
A Marcopolo registrou lucro líquido de R$ 436,8 milhões em 2022, apontou balanço da companhia divulgado na terça-feira, 28. O resultado supera em 22% aquele aferido pela empresa em 2021. Foi o maior lucro da história da companhia.
Cresceu também no período a receita, somando R$ 5,4 bilhões no ano passado, 55% a mais do que em 2021. Deste total, R$ 3 bilhões tiveram como origem negócios fechados pela fabricante no mercado doméstico.
Segundo o CEO James Bellini, o crescimento dos indicadores refletem a retomada do mercado de ônibus no país, que acabou elevando também o nível de produção da Marcopolo. E também medidas tomadas pela empresa ao longo da pandemia.
"Os volumes não voltaram ao patamar pré-pandemia, mas passamos a vender veículos com maior valor agregado, como o rodoviário G8. Teve também as demandas do Caminho da Escola", disse o executivo à Automotive Business na terça-feira, 28.
Sobre as medidas internas, Bellini citou a aposta em lançamentos "quando o mercado desapareceu", uma referência feita aos meses mais agudos da pandemia de Covid-19 em 2020. E também mudanças em alguns processos de gestão.
Houve também medidas estruturais que refletiram no desempenho financeiro da empresa no ano passado. Dentre eles, a operação mais enxuta, com adequação da força produtiva da Marcopolo ao tamanho do mercado nos anos anteriores.
Fechar operações garantiu lucro da Marcopolo
Nesse processo, a Marcopolo fechou a produção em Duque de Caxias (RJ) e reduziu as jornadas de trabalho em Caxias do Sul (RS) e São Mateus (ES).
No ano passado, saíram das linhas da fabricante 14,7 mil unidades de carrocerias de ônibus, resultado que representa alta de 31% sobre o volume produzido em 2021. A maior parte (86%) do do volume de produção saiu das fábricas que a empresa mantém no país.
Hoje a unidade de Caxias do Sul opera em dois turnos, segundo James Bellini.
Produção serial de chassi elétrico Attivi
O CEO da Marcopolo disse, ainda, que a empresa produzirá 130 unidades do seu ônibus urbano elétrico, o Attivi, até dezembro. Ainda que a linha onde é produzido o modelo já esteja pronta para produção em série, 2023 ainda será um ano de testes e não de operação comercial do veículo.
"É um produto novo que ainda demanda muitos testes além daqueles que já realizamos. Como ele tem uma vida útil de cerca de 15 anos, precisamos ainda testar a sua durabilidade em campo, assim como a dos seus componentes", contou o executivo.