BYD articula meios para expandir a sua operação no país
Automotive Business -
Segundo secretário de indústria, negócio envolvendo fábrica da Stellantis terá um valor em visita feita no mês
A BYD articula meios para expandir a sua operação no país e deverá, a partir de março, definir o que pretende fabricar e onde. De acordo com Ricardo Barros, secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, em cerca de dois meses a montadora apresentará ao estado o seu planejamento, com definições acerca de localidades e produtos.
"Uma vez definido o que será produzido na planta de Campo Largo, poderemos avançar nas negociações com a BYD para além dos incentivos previstos no programa Paraná Competitivo. Vamos primeiro saber o que a empresa pretende produzir no Paraná. Se são empilhadeiras, vans, caminhões, furgões, veículos elétricos ou baterias", disse Barros à reportagem na quinta-feira, 19.
O secretário informou, ainda, que em março a equipe técnica da BYD, formada por representantes chineses da companhia, fará uma avaliação da fábrica da Stellantis no Paraná para se chegar a um valor de negócio envolvendo a unidade.
"Nessa nova visita será feita a avaliação técnica da fábrica. O principal ponto que deve ser levantado nesse novo encontro será o valor real da planta, considerando os equipamentos e as instalações", contou Barros.
Programa de fomento do Paraná pode atrair BYD
O Paraná Competitivo citado por Barros é a principal ferramenta de fomento do estado que trata de industrialização. Para ser contemplado pelo programa, o investimento mínimo na região tem que ser de R$ 3,6 milhões.
Ele oferece, entre outros incentivos, diferimento do ICMS nas operações de fornecimento de energia elétrica por empresa localizada em território paranaense e de fornecimento de gás natural.
"Tão logo os diretores da BYD nos apresentem o que pretendem para se instalar no Paraná, faremos as movimentações necessárias para garantir a celeridade e efetividade no que depender do Governo", disse o secretário.
BYD poderia ter mais de uma fábrica?
Apesar da indefinição, a BYD tem, por ora, um memorando de intenções assinado com o Governo da Bahia para estabelecer uma unidade produtiva naquele estado. Mais precisamente na unidade de Camaçari onde a Ford manteve produção até 2021.
No Paraná, a montadora iniciou conversas com o governo do estado em janeiro. Há mais tempo, procurou a Stellantis, dona da fábrica de Campo Largo, para colher informações a respeito da unidade de motores que está desativada há quase um ano. Segundo a própria Stellantis, outras empresas também fizeram o mesmo.