Novembro foi marcado por forte movimento nas vendas de veículos
Automotive Business -
Previsão para o fechamento de 2022 é de 1,97 milhão de emplacamentos, 0,5% abaixo de 2021
Por André Ganselli
Terminado o mês de novembro, os resultados surpreendem positivamente, conforme detalhado a seguir:
? O mês de novembro foi marcado por forte movimento nas vendas desde a primeira quinzena, contrariando a tendência observada nos últimos meses. As vendas diárias de novembro atingiram 9.592 emplacamentos, contra 8.419 em outubro, 8.591 em setembro e 8.440 em agosto (melhor mês em volume absoluto com 23 dias úteis).
? Com apenas 20 dias úteis, e impulsionado pelas vendas diretas, o mês de novembro registrou 197.839 veículos, o segundo maior volume do ano.
? Comparado com a média de vendas totais de novembro de 2021, 8015 emplacamentos por dia, o valor de novembro de 2022 superou o valor de 2021 em 19,6%.
? A participação das vendas diretas também apresentou resultados atípicos, saltando de 47% em agosto, 47% em setembro e 45% em outubro para 54,5% em novembro. Com esse volume, novembro tornou-se o mês com maior participação, impulsionado majoritariamente por locadoras que estão repondo seus estoques.
? Nossa previsão para o fechamento do ano é de 1,97 milhão de veículos, 0,5% abaixo de 2021.
? Embora os resultados expressivos das vendas diretas tenham sido o impulsionador do mercado nos últimos meses, vendas ao varejo puro (showroom) permanecem estáveis, com as 4.352 unidades de novembro superando setembro e outubro passados.
? Um reflexo claro da participação das vendas diretas é refletido com o aumento de market share de Minas Gerais que atingiu em novembro 30% ( 87% das vendas em MG foram vendas diretas), majoritariamente impulsionado por locadoras.
? Todos os equipamentos de auxílio à condução continuam em forte ascensão, com destaque para Reverse Camera, Collision Mitigation Braking System e Turbo.
? O share de eletrificados se manteve conforme nossas previsões, atingindo 2,3%. Com foco especial em híbridos Mild e Híbridos com maior destaque, impulsionados principalmente pelas montadoras Toyota e Caoa, com Corolla Cross, Corolla, Tiggo 5X Pro e Tiggo 7 - sendo que mais de 70% das vendas destes últimos dois modelos foram vendas diretas.
*Este artigo traz a opinião autor e não expressa, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business.