Publicidade

Fenatran tem diversas novidades do setor de caminhões e as principais tendências para 2023

Feira de caminhões traz novidades para entrega de e-commerce, veículo feito para mulheres, segurança contra roubo de cargas


Nataly Simões

A 23ª edição da Fenatran, maior feira de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, acontece até 11 de novembro no São Paulo Expo com diversas novidades do setor de caminhões e as principais tendências para 2023.

O evento reúne 500 marcas, entre montadoras e empresas do segmento de logística, tecnologia, fabricantes de implementos rodoviários, entre outros. Desde que abriu as portas na segunda-feira, 7, a mostra tem os corredores lotados e indica que deve alcançar a estimativa da RX, organizadora do evento, de receber um público superior a 65 pessoas. 

Na avalanche de atrações do evento, há soluções de marcas menores e até inovações menos óbvias.

Pensando nisso, Automotive Business traz quatro atrações interessantes e talvez fora do roteiro tradicional para acompanhar na feira.

Van elétrica (e brasileira) para entregas

Entre tantas novidades de multinacionais na Fenatran, chama a atenção do público a Arrow One, uma van elétrica e 100% brasileira planejada sob medida para entrega de e-commerce.

Desenvolvido pela startup Arrow Mobility, de Caxias do Sul (RS), em parceria com a Localiza, o veículo tem espaço 16,5 m³ para transportar mercadoria e leva menos de três horas para ser totalmente recarregado. A empresa apresenta para os visitantes o sistema One Shot Loader, em que as encomendas são acomodadas numa estrutura externa, uma espécie de gaveta.

Segundo Julio Balbinot, head de Estratégia e Marketing da startup, esse sistema otimiza o tempo de entrega das transportadoras. O motorista ganha tempo também ao não precisar sair do veículo para ter acesso às mercadorias na parte traseira.

“Através da nossa pesquisa de mercado, descobrimos que a operação de carregamento das vans para e-commerce era muito demorada, já que o condutor precisa colocar caixa a caixa dentro do veículo. Com o nosso sistema, as caixas são colocadas de uma vez, otimizando o tempo”, explica Balbinot.

A van também é equipada com um aplicativo que funciona como uma secretária virtual. Com o uso de inteligência artificial, o dispositivo é capaz de analisar performance, rotas preferenciais de trânsito e tempo de viagem. Além de atender e fazer ligações, envia mensagens diretamente para os clientes avisando de possíveis atrasos ou da entrega da mercadoria. 

As primeiras unidades do modelo, já encomendadas, serão entregues no primeiro semestre de 2023.

Caminhão para motoristas mulheres

Vira e mexe, alguma marca desenvolve uma solução para o público feminino que é mais cara e, na prática, não traz nenhuma inovação. Este não é o caso da Mercedes-Benz, que apresenta na Fenatran um caminhão pensado para o público feminino, o Actros 2651 especial Estrelas Delas. A engenharia da montadora ouviu mulheres motoristas e também o público feminino que acompanha seus companheiros caminhoneiros em viagens e, a partir dessa pesquisa, criou um caminhão com soluções focadas nesse público.

Entre as novidades, estão uma bateria reservada para secador e chapinha, bicicleta acoplada no veículo que permite pequenos deslocamentos e, talvez a solução mais valiosa para elas, um banheiro dentro da cabine, que garante comodidade e segurança para as caminhoneiras, que não precisam descer do veículo em locais críticos ou horários mais arriscados.

O modelo é um conceito para testar o interesse do público, mas as soluções podem ser encomendadas separadamente e entregues pela companhia de forma customizada no Actros. 

Choque elétrico para evitar roubo de carga

Na área externa da Fenatran, os visitantes podem conhecer de perto como funcionam as soluções de blindagem elétrica e imobilização contra roubo de cargas criadas pela empresa de tecnologia T4S.

Os criadores Enrico Rebuzzi e Luiz Henrique migraram para a área de segurança após sentirem na pele os prejuízos desse tipo de crime. Os sócios eram proprietários de uma empresa de logística e há quase dez anos decidiram investir no novo projeto.

O sistema impede o funcionamento do caminhão em caso de detecção de jammer, conhecido popularmente como “chupa-cabra”, aparelho que neutraliza o sinal de GPS/GPRS dos rastreadores dos caminhões. O veículo também é imobilizado em caso de violação do painel ou do rastreador e se houver desvio de rota.

“Em seis anos, 22 mil veículos foram equipados com esse imobilizador e registramos 96% de efetividade. A cada 100 tentativas de roubos, em 96 o criminoso desistiu e deixou a carga intacta por não conseguir levar o caminhão. Nos outros 4%, o roubo ocorreu porque, apesar do bloqueio, ele conseguiu levar a carga por estar numa área mais propícia para o descarregamento. Para isso, desenvolvemos a blindagem, que protege a carga”, explica Luiz Henrique.

Com a blindagem elétrica, um choque não letal é acionado quando há tentativa de roubo de carga, com rompimento ou perfuração do baú do caminhão.

Ainda de acordo com Henrique, o serviço de blindagem elétrica começou a ser procurado para proteção de cargas de alto valor, mas aos poucos o mercado vê os benefícios para cargas de médio valor, que também são alvos de roubos no Brasil.

Carreta que gera energia solar

Outra companhia que levou soluções mais sustentáveis para essa edição da Fenatran são as Empresas Randon, que apresenta aos visitantes a divisão Randon Solar, que integra a linha New R, com a promessa de reduzir o consumo de combustível em até 25% no transporte de cargas refrigeradas.

As placas solares na parte superior e/ou lateral da carreta absorvem energia para as baterias. Um software desenvolvido pela marca faz a gestão da energia para garantir que o produto transportado seja conservado na temperatura adequada. 

“Nosso novo sistema verifica quanto há de carga para refrigerar e, a partir disso, libera energia. Com isso, é possível economizar diesel, já que geralmente os aparelhos de refrigeração funcionam a partir da queima de combustível”, explica Sandro Trentin, diretor superintendente da divisão montadora da Randon.

Caminhões elétricos e test-drive

A Fenatran 2022 é o evento dos caminhões elétricos. A tecnologia ainda tem oferta e público restrito no Brasil, mas uma série de fabricantes fizeram questão de apresentar seus modelos para testar o interesse do público, ainda que não estejam à venda. Pelo menos cinco grandes montadoras mostraram veículos com a tecnologia. A Volvo foi além e declarou interesse de se juntar à Volkswagen Caminhões e Ônibus e produzir localmente esses modelos.

Quem passar pela área externa da Fenatran também pode vivenciar a experiência de dirigir um caminhão elétrico. A E-wolf, empresa do segmento de carregadores para veículos elétricos e híbridos, oferece um circuito de test-drive que atraiu uma fila de visitantes.

No espaço estão disponíveis para a condução modelos da Iveco, Ford, JAC Motors, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen. Os curiosos também podem conhecer mais sobre o funcionamento dos equipamentos de recarga para veículos elétricos.

Publicidade