Publicidade

Renault lança unidade de negócios dedicada à economia circular e reciclagem chamada The Future is Neutral

Focada em aumentar o uso de materiais reciclados a partir de carros antigos, empresa mira faturamento de € 2,3 bilhões


Em vista da preocupação do setor automotivo com a escassez de materiais renováveis e o alto preço das matérias-primas para a indústria automotiva, a Renault lançou na sexta-feira, 14, a unidade de negócios dedicada à economia circular e reciclagem chamada “The Future is Neutral”

A empresa vai desenvolver soluções de reciclagem em ciclo fechado (do veículo para o veículo) em todas as etapas de produção e vida útil dos carros, a fim de aumentar o uso de material reciclado de carros antigos na produção dos novos modelos. Por meio de uma rede de subsidiárias e parceiros, a Future is Neutral vai coletar peças, materiais e baterias vindas de desmanches, refugos industriais e oficinas.

O movimento é semelhante ao da Stellantis, que anunciou no começo de 2021 uma unidade de negócio votlada à economia circular e, na sexta-feira, 14, trouxe a operação para o Brasil.

€ 2,3 bilhões em receitas com a economia circular

Na Europa, a cada ano 11 milhões de veículos chegam ao final de suas vidas, aponta a Renault. Apesar de serem 85% feitos de metal e plástico, pouca coisa é reciclada para a fabricação de novos modelos – cada veículo tem apenas 20% a 30% de material reciclado. A maior parte é destinada para outras aplicações industriais, como metalurgia e construção.

A empresa tem como meta atingir faturamento de € 2,3 bilhões em 2030 e ter margem operacional superior a 10%. Para atingir tais objetivos e ser reconhecida como líder em escala industrial e na economia circular  na Europa, a The Future Is Neutral está abrindo uma parcela minoritária de seu capital para investidores externos. Com isso, a empresa pretende obter financiamento conjunto para o investimento de € 500 milhões até o final da década.

O novo negócio do Grupo Renault também vai oferecer  consultoria e treinamentos em economia circular em parceria com uma universidade francesa.

Publicidade