Instituto da Qualidade Automotiva premia os vencedores do Prêmio da Qualidade IQA 2022
Automotive Business -
Premiação aconteceu durante a realização do 8º Fórum da Qualidade Automotiva
O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva condecorou na terça-feira, 20/9, os vencedores do Prêmio da Qualidade IQA 2022 em evento durante a realização do 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, no Centro de Convenções Milenium, na Zona Sul de São Paulo.
Na edição deste ano, os participantes concorreram em duas categorias: Qualidade no Processo Produtivo e Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias. Com o auditório tomado, a realização da cerimônia premiou seis trabalhos, sendo considerados os três primeiros colocados em cada uma das categorias, que foram escolhidos entre os 55 projetos inscritos para a atual edição, um acréscimo de sete trabalhos em relação a 2021.
“O prêmio nasceu de um sonho e trabalho em conjunto do grupo da Comissão de Qualidade da Anfavea e Sindipeças. Houve persistência. Quase abandonamos a ideia, depois a resgatamos e veio a pandemia. Ver o prêmio acontecer me emociona. Este prêmio tem um propósito que é valorizar pessoas e gerar competitividade para o setor automotivo. Tudo que é feito com propósito dá resultado”, disse o diretor-presidente do IQA, Claudio Moyses, que entregou o troféu ao vencedor da categoria Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias.
Premiação teve duas etapas
Antes da revelação dos ganhadores, os trabalhos passaram por duas etapas de avaliação: na primeira, uma banca formada por membros da Anfavea, Sindipeças e IQA avaliou os trabalhos e definiu os finalistas; depois, aqueles que avançaram foram convidados para realizar uma apresentação oral para uma nova banca, que indicou os três primeiros colocados.
O vencedor em Qualidade no Processo Produtivo foi Aherton Brito, com o trabalho "Necessidade de abertura do 2º Turno na estamparia", seguido por Caio Barbosa e Fabiana Murassaki Dias Vicari, com os trabalhos "Internalização da produção de porta-escovas com zero incidentes de qualidade com os clientes" e "Aumento da produtividade para eliminar necessidade de turno adicional", respectivamente.
“Motivo de honra representar a Scórpios nesse projeto engajado pelas pessoas lá dentro. Os programas de melhoria de qualidade são motivados pela diretoria. Levar esse prêmio para lá, representando todo o time, é uma grande honra”, discursou Brito.
Prêmio IQA destacou cases inovadores
Já em Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias, o primeiro lugar ficou com Fernanda Bencke Liborio, com o projeto "Shadow Bright - Inspeção de defeito de pintura com uso de Inteligência Artificial".
“Agradeço ao IQA, a todos os apoiadores e patrocinadores a oportunidade de compartilhar esse projeto, que é inovador para indústria automotiva e que dá muito orgulho para nós da GM. Agradeço a General Motors por sempre incentivar a inovação. Por mais que tenha muitos riscos e incertezas, tivemos o apoio da empresa e da liderança para seguir. Vê-lo sendo implementado em outras empresas do setor automotivo é um indicador de sucesso.”, resumiu Liborio.
Guilherme Cabral, com "Caderno Digital de Liberação de Máquina (CDLM)", e Renata Santos, com "Astro 4.0 - Amazonas Smart Troubleshooter", asseguraram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Todos os ganhadores levaram um troféu e um treinamento do IQA. Além disso, o responsável pelo trabalho vencedor ganhou o manual do Instituto da Qualidade Automotiva.
O prêmio teve o patrocínio ouro da Seguradora Zurich que, além de apoiar a premiação, já é parceira do IQA no projeto de Certificação Selo Verde, o qual reconhece as oficinas que aderem às melhores práticas sustentáveis nos serviços de reparos automotivos. Samya Paiva, diretora executiva de gerenciamento de riscos da patrocinadora, representou a parceira durante a cerimônia e realizou uma das entregas do troféu.
Sobre o IQA
Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.
Representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE - Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (www.inmetro.gov.br) como organismo de certificação, promove treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.