Porsche anuncia a abertura do seu capital na bolsa de valores de Frankfurt
Automotive Business -
Foi o maior IPO realizado por uma empresa em território europeu nos últimos dez anos
Terminou na quarta-feira, 28, a novela em torno do ingresso da Porsche na bolsa de valores de Frankfurt. A empresa anunciou a abertura do seu capital na Alemanha e, em seu primeiro dia como companhia listada em bolsa, viu o preço de suas ações baterem no teto, chegando a 82,5 euros. O valor de mercado, segundo a agência Reuters, atingiu os € 75 bilhões.
O capital da Porsche foi distribuído em 911 milhões de ações, uma alusão ao seu modelo de automóvel mais famoso. Esse número é dividido ainda entre 455,5 milhões de ações preferenciais e 455,5 milhões de ações ordinárias, sendo que apenas as ações preferenciais foram listadas.
Foi o maior IPO realizado em território europeu nos últimos dez anos. O posto era até então ocupado pela abertura do capital da Glencore, sediada na Suiça.
Porsche abre capital, mas não empolga
Apesar da oferta da Porsche ter sido considerada um sucesso, movimentando cerca de € 9,4 bilhões, especialistas consultados pela Reuters acreditam que a listagem da Porsche não provocará grandes mudanças no combalido humor do mercado europeu, preocupado com os desdobramentos do conflito Ucrânia-Rússia e com a alta dos juros e da inflação consequentes do embate geopolítico.
"Um grande sonho está se tornando realidade para a Porsche", declarou Oliver Blume, chefe da Porsche e da Volkswagen, controladora da marca de carros esportivos, antes de tocar o sino que marca tradicionalmente o início das negociações em bolsa de valores. "A Porsche, uma das fabricantes de carros esportivos mais bem sucedidas do mundo, está entrando numa nova era com maior flexibilidade empresarial", acrescentou o executivo.
Antes do IPO, a Porsche pertencia 100% ao grupo Volkswagen, ele próprio controlado pela holding Porsche SE, tesouro das famílias Porsche e Piëch que vão reforçar a sua base através desta listagem em bolsa.