Publicidade

A Honda e a LG Energy vão construir uma fábrica de baterias de íons lítio

Com formação de nova joint-venture, montadora japonesa quer acelerar plano de eletrificação no mercado norte-americano


A Honda e a LG Energy vão construir uma fábrica de baterias de íons lítio nos Estados Unidos para acelerar a produção de veículos elétricos da montadora japonesa naquele mercado. A nova instalação é parte da nova joint venture anunciada pelas marcas na segunda-feira, 29.

Serão investidos US$ 4,4 bilhões na fábrica para fornecer baterias exclusivamente para os modelos zero combustão da Honda e da Acura nos EUA, com o objetivo de expandir a produção local de veículos elétricos. A construção está prevista para o início do ano que vem e a produção em massa do componente deve começar no fim de 2025. A fábrica terá capacidade de produção anual de 40 GWh.

Fábrica de baterias é primeiro passo para JV entre Honda e LG

A nova unidade faz parte da nova joint-venture que deve estabelecida pelas empresas ainda este ano, sujeita às aprovações regulatórias. A LG é uma das principais fornecedoras de baterias para carros elétricos e mantém acordos com General Motors, Hyundai e Stellantis.

 Segundo o CEO e presidente da Honda, Toshihiro Mibe, o fornecimento de baterias é uma das estratégias da montadora para expandir sua produção de veículos elétricos nos EUA e alcançar as metas de neutralidade de carbono nas atividades da companhia até 2050. Neste ano a japonesa também firmou parceria com a GM para desenvolvimento de novos EVs.

Os Estados Unidos têm pressionado as montadoras a acelerarem o crescimento do mercado de veículos elétricos. Na sexta-feira, a Califórnia decidiu proibir a venda de veículos a combustão em 2035. E o governo aprovou neste mês uma lei federal de mudança climática que prevê repasses bilionários para energia limpa, além de incentivo de US$ 7,5 mil para os cidadãos comprarem carros elétricos.

Publicidade