UFI Filters recebe a qualificação máxima da Ford para seus fornecedores
Automotive Business -
Filial brasileira do grupo italiano prepara expansão na America do Sul com tecnologia da F1 para sistenas de filtragem feitos em Jundiaí (SP)
Uma certificação que abre frentes de negócios e aumenta ainda mais o foco em inovação. A filial brasileira da UFI Filters acaba de receber a Q1 da Ford, a qualificação máxima da montadora para seus fornecedores. O certificado é um reconhecimento aos melhores processos de produção, qualidade e logística dos parceiros da montadora norte-americana.
A empresa faz parte da UFI Filters, multinacional italiana líder mundial em tecnologia de filtragem de fluidos e sistemas de gerenciamento térmico - o grupo é fornecedor de 95% de todas as montadoras existentes no mundo. No Brasil, a companhia alcança a certificação máxima da Ford com apenas três anos de parceria com a fabricante.
Sucesso rápido
A UFI chegou ao Brasil em 2016 com a inauguração da fábrica de Jundiaí (SP). Fabricante de filtros de combustível, de óleo e de ar (elemento e cabine), a empresa começou a fornecer sistemas de filtragem para a linha Ford Ranger a partir de 2019.
A marca norte-americana, por sua vez, tem um sistema de classificação com pontuação para todos os seus fornecedores, feito com base em avaliações mensais que atendem a três critérios principais de qualidade: produto, logística e suporte. Quem atinge 80 pontos recebe a certificação Q1. Em fevereiro, a UFI Filters do Brasil alcançou 96 pontos.
“Estamos muito honrados pelo reconhecimento da certificação Q1 da Ford, pois mostra o engajamento de nossos colaboradores e o trabalho que a UFI desenvolve. Um trabalho que prioriza qualidade, entrega e desenvolvimento de novas tecnologias”, afirma Paulo Nascimento, Country Manager and Sales Director da UFI Filters do Brasil.
Inovação sempre em pauta
Muito desta certificação deve-se à inovação implementada pela empresa em seus produtos. A UFI é detentora da tecnologia de filtragem de diesel que permite a separação de água. Sistema que equipa a picape Ranger produzida na Argentina.
"Temos um processo de coalescência e separação que consegue atender 99% desta separação de água dentro das normas mais exigentes do mercado, compatível inclusive com biodiesel. Lembrando que com o biodiesel esse processo de separar a água é bem mais complexo e difícil do que com o diesel comum", explica Nascimento.
Das pistas para o mundo
Novas tecnologias fazem parte do DNA da UFI FIlters e que se estendem a outros combustíveis e equipamentos de filtragem. A empresa italiana também inovou o processo de filtração de ar do motor com o Multitube, sistema tubular que aumenta em 4% a potência do propulsor.
Inovação e pioneirismo que têm origem na experiência de mais de 50 anos da UFI Filters no mercado global, mas também do melhor laboratório da indústria automotiva: as corridas. A empresa tem tradição no fornecimento para as principais competições automobilísticas. Em especial, na principal delas: a Fórmula 1.
Hoje, nove das 10 equipes da F1 usam filtros da UFI Filters. Além disso, carros de alta performance também se valem das tecnologias da empresa para melhorar asua performance. A companhia, por exemplo, é a fornecedora de filtros para marcas como Porsche, Ferrari, Lamborghini e Maserati.
Os circuitos automobilísticos e os carros esportivos das fabricantes premium são só mais alguns “cartões de visita” que a UFI Filters pode ostentar na indústria. A certificação Q1 junto à Ford é mais um reforço nestas credenciais e vem para ratificar a reputação conquistada pela UFI no mercado.
“A Ford prioriza fornecedores que têm essa certificação para novos negócios. Além disso, é uma certificação difícil de conquistar e a empresa que é Q1 é vista com bons olhos por outras montadoras no mercado automotivo, pois é certeza de qualidade e bom atendimento ao cliente”, explica o executivo da UFI.
Nova linha de filtros e aftermarket
Na América do Sul, a UFI Filters do Brasil também é fornecedora de outras marcas. Entre os clientes, General Motors, Fiat, Jeep, Iveco e CNH Industrial. O foco agora é expandir as frentes de negócios. A companhia prepara investimento na fábrica de Jundiaí, que hoje tem capacidade para 1 milhão de filtros por ano e 60 funcionários.
A UFI vai promover a expansão de seu portfólio para o aftermarket, o que inclui ainda um novo filtro para ar-condicionado além de lançamentos de filtros para o mercado pesado e de fora de estrada. A linha para o mercado de reposição começará a ser produzida em novembro, com lançamento previsto para janeiro de 2023.