Publicidade

Voltz construirá um centro de inovação e tecnologia para a mobilidade elétrica

Empresa passa a integrar consórcio tecnológico com universidades em Pernambuco


Em parceria com universidades de Pernambuco, a Voltz construirá um centro de inovação e tecnologia para a mobilidade elétrica. Além disso, a marca de scooters e motos elétricos promete expandir suas estações de troca de baterias para o público e serviços de bateria por assinatura em São Paulo no ano que vem.

Tais planos serão viabilizados com a entrada da empresa no consórcio tecnológico financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), estabelecido na terça-feira, 9. Graças a este pool, a Voltz terá acesso a um hub de inovação com universidades e empresas para desenvolver seu sistema logístico e operacional das estações de troca de baterias, que atualmente funciona como projeto-piloto para entregadores do Ifood em São Paulo.

Pesquisas para expandir baterias por assinatura

A Volz construirá um centro de inovação e tecnologia para mobilidade urbana na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto Pesquisa e Desenvolvimento Para Viabilização da Mobilidade Urbana Baseada em Motocicletas Elétricas foi aprovado por edital da Facepe. O coordenador geral do projeto será o professor Paulo Maciel, da UFPE, e a coordenação institucional ficará a cargo dos professores Daliton da Silva, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), e de Renata Braga, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

“As tecnologias a serem desenvolvidas no escopo deste projeto serão base para a mobilidade em duas rodas baseada nas estações de troca de bateria”, disse o CEO da Voltz, avalia Renato Villar, que reforçou que as baterias ainda são um grande desafio para o avanço da mobilidade elétrica.

Voltz expande estações de troca de baterias

O programa de troca de baterias da Voltz acontece em São Paulo e reúne 55 estações espalhadas pela capital e chegará a 100 até o final do ano. São realizadas 1.400 operações semanais. Por enquanto, o projeto-piloto está disponível apenas para entregadores do Ifood, mas chegará ao público geral em 2023.

Isso significa que as motos da Voltz (que comportam até duas baterias) poderão ser compradas sem o componente, que será disponibilizado em um plano de assinatura de baterias.

Publicidade