Publicidade

Embrapii e a Volkswagen se uniram para desenvolver novas tecnologias e softwares para veículos

a conectividade dos veículos da marca. Parceria está firmada com a Unidade Embrapii Eldorado por meio de recursos não reembolsáveis do programa Rota 2030.


(esq./dir.) Matthias Michniacki, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto e Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região SAM; Roberto Soboll, superintendente do Instituto Eldorado; Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil e vice-presidente de Finanças e Estratégia de TI da Volkswagen do Brasil e Região SAM; Igor Nazareth, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii

E a conectividade dos veículos da marca. Parceria está firmada com a Unidade Embrapii Eldorado por meio de recursos não reembolsáveis do programa Rota 2030.

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a Volkswagen do Brasil e a Unidade Embrapii Eldorado se uniram para desenvolver novas tecnologias e softwares para veículos da empresa. O acordo estratégico, firmado em 03 de agosto de 2022, se concentra em criar a segunda geração do sistema VW Play, responsável pela conectividade e automação de alguns modelos da montadora. A empresa MAB Módulos Automotivos de Brasil – do Grupo VW – também participa da parceria.

O VW Play estreou mundialmente em 2020, apenas no modelo Nivus, anunciado como um sistema de infotainment (informação e entretenimento) que marcava o início de uma nova era em conectividade, streaming e serviços. Segundo a Volkswagen, foi o primeiro a oferecer um ambiente virtual exclusivo para os clientes, com aplicativos e serviços inéditos em um veículo, permitindo inclusive, o agendamento de serviços e o acesso a aplicativos sem que o motorista precisasse dispor de memória de seu celular.

A nova geração deve trazer novidades como o carro conectado, telas maiores e com mais resolução e ainda mais capacidade de processamento. No mercado brasileiro, o VW Play já está presente atualmente nos modelos Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos e Jetta GLI.

O projeto de Inovação receberá recursos não reembolsáveis do Programa Rota 2030, iniciativa estruturada para apoiar a cadeia produtiva do setor de Mobilidade e Logística, incluindo as montadoras. A Embrapii é uma das coordenadoras do Programa.

— A mudança no comportamento dos consumidores impacta diretamente o modelo de negócio das montadoras no Brasil e no mundo. O projeto assinado hoje pela Volkswagen e pelo Eldorado, que é uma Unidade Embrapii, tem potencial para ultrapassar as fronteiras nacionais. Carros inteligentes e conectados trazem vantagens que vão além do entretenimento, como segurança, praticidade, e até mesmo economia com a previsibilidade de manutenção —destaca o diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii, Igor Nazareth. Na sua análise, com a chegada do 5G no Brasil, a previsão é expandir cada vez mais os recursos de conectividade e automação dos veículos. E ele reforça que a Embrapii e suas Unidades estão preparadas para atender à demanda da indústria nacional e desenvolver seus projetos inovadores.

— Esse acordo é mais um passo importante que a Volkswagen dá na direção de se tornar uma empresa provedora de tecnologia. Tudo isso aproveitando o conhecimento local. Isso já ocorreu quando lançamos o VW Play e, com a segunda geração desse sistema, vamos além. Será uma evolução baseada na experiência dos usuários e pensada nos benefícios reais do cliente — afirma Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil e vice-presidente de Finanças e Estratégia de TI da Volkswagen do Brasil e Região SAM.

Roberto Soboll, superintendente do Instituto Eldorado, acrescenta: “a parceria demonstra a relevância do Brasil no desenvolvimento de plataformas globais de software. Junto com a Volkswagen, o Eldorado fará uso de sua ampla experiência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras, trabalhando na evolução do sistema de infotainment VW Play”.

Publicidade