Publicidade

Webinar Sobratema Combustíveis do Futuro nos Equipamentos de Construção

Diversas indústrias trabalham para zerar as emissões de gases poluentes


A corrida para encontrar soluções que consigam segurar o ritmo do aumento da temperatura do planeta está acelerada. Diversas indústrias, centros de pesquisas, universidades e governos têm trabalhado para desenvolver tecnologias que possibilitem zerar as emissões de gases poluentes das atividades econômicas.  

Na área da construção, existe uma gama de novas tecnologias para o uso de combustíveis alternativos nos equipamentos, que foram aprovadas tecnicamente, mas esbarram na viabilidade econômica. Atualmente, as únicas fontes alternativas disponíveis no mercado são os combustíveis provenientes do agronegócio a algumas versões de equipamentos elétricos. 

“O grande desafio é de fato massificar essas novas tecnologias para que cheguem ao consumidor final. Como esse processo vem caminhando a passos rápidos, esperamos ter novidades nos próximos anos”, explica Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).  

Em sua avaliação, as questões ambientais são urgentes e o lançamento de novas soluções para diminuir as emissões de carbono é um caminho sem volta. “Os combustíveis fósseis são finitos e novas fontes de energia tem que ser desenvolvidas, testadas e oferecidas ao mercado para que haja, também, uma transição planejada, ao mesmo tempo em que a sociedade consiga se adaptar a essa nova realidade”, pondera.  

Para colaborar com o conhecimento e o entendimento do que está sendo feito para o desenvolvimento de combustíveis alternativos, a Sobratema promoverá no dia 26 de maio, a partir das 15h, o Webinar Sobratema Combustíveis do Futuro nos Equipamentos de Construção, com transmissão pelo Canal da Sobratema no YouTube. 

Segundo Auler Neto, o evento trará um panorama atual e as tendências do setor de energia, mais especificamente, as plataformas tecnológicas no segmento de combustíveis, que contribuirão para zerar as emissões da área de equipamentos para construção. Hoje, no mercado, estão disponíveis o GNV, GNL, Metanol e Etanol. “No futuro, esses combustíveis estarão no leque de alternativas em termos de combustíveis, mas em uma escala muito maior e focadas em nichos de mercado”.  

Uma das tendências que serão comentadas no Webinar Sobratema será o hidrogênio, que deve ser uma solução global a médio prazo. “Existe a matéria prima em abundancia no nosso mundo e é seguro. O grande trabalho dos pesquisadores é torná-lo economicamente viável”, finaliza o vice-presidente da entidade. 

Entre os especialistas confirmados estão Erwin Franieck, diretor presidente do SAE 4Mobility, instituto de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e Engenharia Avançada da SAE BRASIL, e Fábio Magrin, líder da Unidade de Negócios de Nova Energia da Cummins. Para os debates estarão Monica Saraiva Panik, especialista em tecnologias de hidrogênio e células a combustível, diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2), mentora da Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e curadora do núcleo temático “Transformação Energética – Hidrogênio” da BW Expo Summit Digital, e Silvimar Fernandes Reis, vice-presidente da Sobratema, coordenador do programa ESG da entidade e especialista em sustentabilidade. 

O Webinar Sobratema Combustíveis do Futuro nos Equipamentos de Construção terá início com o engenheiro Afonso Mamede, presidente da Sobratema, e a mensagem de Rolf Pickert, diretor geral da Messe Muenchen do Brasil. 

Mecânica Comunicação Estratégica
Tels.: (11) 3259-6688/1719
E-mail.: sylvia@meccanica.com.br

Publicidade