Publicidade

Ford do Brasil assina compromisso de compra e venda da fábrica de Taubaté

Nova proprietária é empresa do setor imobiliário que já havia comprado planta de São Bernardo do Campo


Vitor Matsubara

A Ford do Brasil anunciou na quarta-feira, 18, a assinatura de um compromisso de compra e venda da fábrica de Taubaté (SP). A nova proprietária será a São José Desenvolvimento Imobiliário, mesma empresa que já havia adquirido a unidade de São Bernardo do Campo (SP) em 2020.

Segundo a montadora, "a partir de agora começa o processo de diligência conjunta". A empresa ressaltou que a conclusão do negócio "depende também da aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica)". O processo deve ser concluído no prazo de 60 a 90 dias.

A fábrica de Taubaté foi desativada oficialmente em 2021. Inaugurada em 1974, a planta produziu mais de oito milhões de motores e sete milhões de transmissões para o Brasil e vários mercados fora do país. Na época de seu fechamento, a empresa demitiu 830 funcionários, segundo informações do Sindicato de Metalúrgicos da região.

Fechamento das fábricas da Ford Brasil

A Ford anunciou a decisão de encerrar a produção de suas fábricas no Brasil em janeiro de 2021. Um ano antes disso, a empresa já havia decidido pelo fim da operação da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Ao longo do ano passado, pararam também as atividades fabris em Camaçari (BA), Taubaté e em Horizonte (CE), onde eram feitos os modelos da Troller.

Quando anunciou o encerramento da produção de veículos, a montadora estimou custo de US$ 4,1 bilhões em rescisões de contrato, custos contábeis, demissões e depreciação de ativos fixos. Com a mudança de fabricante local para importadora, a participação de mercado da Ford caiu de 7,1% em 2020 para 1% no primeiro quadrimestre de 2022.

Publicidade