Publicidade

Becomex investe cada vez mais para oferecer soluções tecnológicas

Denys Hervé Cabral, head de inovação automotiva da empresa, fala sobre a jornada da organização


Giovanna Riato, AB

Especializada em consultoria tributária e aduaneira, a Becomex vem investindo cada vez mais para oferecer soluções tecnológicas e, claro, adequadas à demanda do mercado. Para isso, a companhia acelera o próprio processo de transformação digital e usa inovação para abrir novas frentes de negócio, como conta Denys Hervé Cabral, head de inovação automotiva da empresa.

Uma delas é a Becomex Lab, área com mais de 100 colaboradores que trabalha com o propósito de usar a tecnologia para transformar negócios. O projeto foi um dos vencedores do prêmio Transformação Digital no Setor Automotivo, entregue por Automotive Business em novembro de 2021.

Na entrevista a seguir, Denys fala sobre os desafios e resultados da transformação digital na companhia.

Quais são as principais ações e resultados recentes do esforço de transformação digital da companhia?

As principais ações relacionadas à transformação digital da companhia se baseiam em inserir a inovação tecnológica e de negócios como pilar de sustentação. Com a Becomex Lab, nosso centro de inovação, passando a operar plenamente a partir de 2019, a inteligência artificial veio acelerar o processamento dos dados, proporcionando mais agilidade nas frentes de compliance, com maior eficiência tributária. 

Estas ações entregam mais resultados em menos tempo, conciliando quantidade de operações, com qualidade. Além disso, ampliam as oportunidades na gestão de tributos das empresas, reduzindo os custos, melhorando o fluxo de caixa e aumentando a competitividade de nossos clientes.

Com o Becomex Lab, a Becomex também criou o BCC – Business Collaboration Chain, metodologia que desenvolve a colaboração entre clientes e fornecedores na obtenção de benefícios com a redução de custos e monetização/rentabilização dos créditos tributários

Por quais adaptações a companhia passou para acompanhar o novo modelo?

Para trabalhar a partir dessa nova realidade, a Becomex optou por ouvir atentamente o mercado e as demandas e necessidades dos clientes, construindo produtos e serviços alinhados com suas expectativas. Além disso, adotamos ações de incentivo aos profissionais, para que se sentissem capazes de se desafiarem a encararem o novo e o diferente, buscando soluções que melhor atendessem o momento e a realidade do mercado. 

Desta forma, foi necessário investir de forma significativa na comunicação interna e externa para se fazer ouvir pelos colaboradores, clientes e prospects. Neste processo, a Becomex buscou a aproximação com entidades que representam os segmentos, e com órgãos governamentais para troca de informações e colaboração mútua.

Alcançamos resultados, como: velocidade de reação perante a crise; a adesão de clientes ao modelo de negócios proposto pela empresa, em linha com as suas expectativas; crescimento recorde em plena crise econômica; engajamento em torno do propósito, com aumento do número de clientes.

Qual foi o impacto da pandemia no processo de transformação digital da companhia?

Com uma realidade totalmente transformada pela pandemia, a Becomex imediatamente instaurou o trabalho home office, o que nos obrigou a acelerar os processos por não existirem alternativas de atendimento. Repensamos as formas de desenvolver os projetos e atender aos clientes.

Neste momento, foi essencial nos comprometermos em não demitir os colaboradores assinando o movimento “Não Demita”. Desta forma, oferecemos segurança e garantimos o engajamento do time, sem perder a coesão das equipes. 

Quais foram os principais desafios que a companhia enfrentou ou enfrenta neste processo?

Com o BCC, por exemplo, através do uso de tecnologia própria, existe o grande desafio de realizarmos estudos de negócios para definir uma estratégia colaborativa que permita endereçar cada situação e definir quais fornecedores fazem parte do projeto – e novos estudos são realizados em cada uma destas empresas. Após isso, definimos a melhor estratégia (Drawback, RECOF, Recuperação de Impostos entre outras) para a cadeia produtiva – fabricantes e sistemistas do setor automotivo.

Durante a pandemia, enfrentamos alguns desafios como a necessidade de revisar as operações internas e definir o método de atendimento remoto ao cliente. Foi necessário ser muito ágil na implementação das mudanças e na preparação da infraestrutura tecnológica para o novo cenário. Desta forma, também foi preciso apoiarmos os times na adaptação ao novo modelo. 

Um processo de mudança sempre traz erros e acertos. Pode citar um exemplo de cada?

Entre os erros que cometemos neste processo estão algumas ocasiões que resultaram na necessidade de se obter maior tempo para o entendimento dos objetivos; atraso na montagem de ambientes de trabalho mais adequados para os colaboradores em home office.

Entre os acertos, neste período, a empresa entendeu a importância e passou a investir ainda mais nas pessoas, na tecnologia, utilizando sempre a inovação para agilizar e melhorar os processos e relações.

Publicidade