Publicidade

Kavak estreia oficialmente no Brasil com investimentos de R$ 2,5 bilhões

Criada no México em 2016, empresa pretende criar neste ano mais de 1 mil postos no Brasil, que será a sua maior operação no mundo


REDAÇÃO AB

Criada há cinco anos no México, a Kavak é o primeiro unicórnio (apelido das startups que valem mais de US$ 1 bilhão) daquele país e, segundo comunicado da própria empresa, a líder no mercado de automóveis usados e seminovos na América Latina. Agora, a empresa está estreando oficialmente no Brasil com investimentos de R$ 2,5 bilhões (US$ 500 milhões), que correspondem ao maior aporte já realizado para estruturar a operação de uma filial da empresa desde a sua criação.

Esse é um dos motivos pelos quais o comando da Kavak Brasil estará nas mãos de Roger Laughlin, um dos fundadores da empresa. "Hoje, a companhia já tem 300 mil m² em infraestrutura e nosso plano é expandir ainda mais no Brasil, com mais de 1 milhão de m² nos próximos meses. Estamos investindo dez vezes mais no Brasil do que em qualquer outro país devido ao tamanho do mercado e oferta local fragmentada. A Kavak Brasil será a nossa maior operação", declarou.

De acordo com o comunicado divulgado pela empresa, o modelo de negócio no Brasil seguirá o mesmo do México: o proprietário de um veículo com menos de 10 anos de fabricação e em boas condições pode vendê-lo para a Kavak por meio do site da empresa, que vai realizar uma vistoria de 240 itens e o estudo dos documentos do veículo, para oferecer uma proposta. O negócio pode ser fechado pelo próprio site, com o cliente recebendo o pagamento, muitas vezes, no mesmo dia.

APOSTA NO MERCADO BRASILEIRO

Após adquirir o carro, a Kavak trata de reformar o automóvel, antes de revendê-lo pelo site. Os interessados em comprar um carro podem buscar os modelos disponíveis na plataforma e explorar os produtos de financiamento oferecidos pela Kavak, além de ter o processo de documentação facilitado por um representante de cartório nas instalações da empresa.

"Até hoje, comprar um carro usado era um processo complicado e desanimador. Oferecemos um serviço simples, transparente, confiável e amigo do cliente. A garantia de dois anos, período inédito nesse mercado, reforça nosso modelo de negócio", afirmou Laughlin.

A Kavak informou ainda que, antes do lançamento, já operou por quatro meses para se ajustar sua plataforma online e modelo de negócios ao nosso mercado. No final de 2022, a empresa afirma que vai superar a marca de 100 mil veículos adquiridos para compor inventário e de 50 mil carros vendidos no mercado brasileiro.

A chegada ao Brasil faz parte da estratégia de expansão da Kavak, que pretende se estabelecer em outros países da América Latina em breve (além do México, a empresa atua na Argentina) e também buscar oportunidades em outros continentes.

Publicidade