Publicidade

Serviços Técnicos Para Manutenção Preditiva

A Hydac Tecnologia Ltda, através de seu departamento de SERVICE, tem como objetivo aliar a tecnologia de ponta, o know how adquirido a nível mundial, o potencial técnico de seus funcionários e o cuidado com o meio ambiente.


Serviços Técnicos Para Manutenção PreditivaA Hydac Tecnologia Ltda, através de seu departamento de SERVICE, tem como objetivo aliar a tecnologia de ponta, o know how adquirido a nível mundial, o potencial técnico de seus funcionários e o cuidado com o meio ambiente, para a aplicação de forma sintetizada e eficaz na manutenção preditiva, preventiva e corretiva, tendo como foco a preditiva.
Para isso contamos em nossa unidade do Brasil, com três laboratórios de análise de óleo, sendo um em Três Lagoas – MS, um em Volta Redonda – RJ e um em São Bernardo do Campo – SP, onde temos equipamentos para análise de óleo aplicados em sistemas hidráulicos e lubrificantes, fazemos as análises conforme tabela 1.
Ainda fazemos serviços de extração e análise conforme norma ISO 16232, que trata dos procedimentos de verificação e classificação da contaminação sólida remanescente em auto-peças.
Nosso laboratório está em vias de finalização do processo de credenciamento na RBC (Rede Brasileira de Calibração) e de implantação da ISO 17025, que é uma norma específica para métodos e processos laboratoriais. Dessa forma, seremos um dos únicos laboratórios independentes a ter a certificação ISO.
Para manutenções preventivas e corretivas em fluidos em operação, fazemos in loco desidratação e filtragem absoluta, além das análises de teor de água, contagem de partículas e viscosidade, também in loco.Serviços Técnicos Para Manutenção Preditiva
Para que os sistemas hidráulicos e de lubrificação operem de modo confiável, é imperativo que o fluido de trabalho esteja em perfeitas condições. Hoje é um fato bem conhecido que 70 a 80% das falhas dos sistemas hidráulicos são causadas por contaminação muito alta do fluido de trabalho. Na prática, existe reaparecimento de um fator principal, o qual afeta o fluido: contaminação devido a partículas sólidas,  líquidos e gás. Elas são responsáveis pelo desgaste e pela quebra dos componentes, mas também são responsáveis pela falha do sistema.
Se este estado de contaminação for sistematicamente controlado, pode ser atingido um aumento substancial na confiabilidade, vida útil e economia de uma instalação, tomando-se providências específicas no cuidado com o óleo.
A chave para a manutenção preventiva e para um procedimento de qualidade assegurada será, portanto, detectar e controlar a real contaminação no sistema.

Serviços Técnicos Para Manutenção Preditiva


A contaminação por água em um fluido apresenta-se em três fases:
1. Água disolvida;
2. Água emulsificada;
3. Água livre.


Quando a presença de água é inferior ao ponto de saturação do fluido, em geral abaixo de
1000 ppm, fase de contaminação sem alteração na coloração do fluido, não há indicação visual.
Obs: Existe variação em função da aditivação presente na formulação do fluido, ex.: aditivos demulsificadores diminuem o ponto de saturação, precipitando água livre no fluido com níveis inferiores a 1000 ppm.


Presença de água próximo a tangência do ponto de saturação, início de aparecimento de micro bolhas de água e mudança no aspecto visual do fluido, apresentando aparência leitosa (branqueamento) do fluido.


Presença de água acima do ponto de saturação do fluido, apresenta separação de fases, é visualmente identificada através de presença de água. Índice de contaminação muito além do aceitável para sistemas hidráulicos, causando em um curto período avarias permanentes no fluido e internamente em componentes do sistema.

Serviços Técnicos Para Manutenção Preditiva Serviços Técnicos Para Manutenção Preditiva


• Alteração da constituição do óleo
  - Produção de produtos de envelhecimento ácidos.   
• Corrosão
• Diminuição da viscosidade dinâmica
  - Diminuição da espessura do filme lubrificante;
  - Contato físico entre superfícies;
  - Redução da vida útil dos óleos;
  - Aumento da velocidade de envelhecimento do óleo;
  - Formação de lodo.
A contaminação por água durante período elevado e/ou em grandes proporções, pode desencadear o processo de oxidação do óleo, fator que eleva índice de acidez do fluido, fazendo com que não seja possível o aproveitamento de toda a vida útil do fluido.
Abaixo está representada graficamente a curva genérica de índice de acidez de óleo mineral contaminado por água:

Serviços Técnicos Para Manutenção Preditiva


A contaminação por sólidos é proveniente de várias origens, como por exemplo contaminantes externos, contaminantes de óleo novo, contaminantes de manutenção entre outros, todos têm sua responsabilidade para a redução da vida útil dos componentes do sistema e alguns da redução da vida útil do fluido. Devem ser tratados com eficácia, para isso, utilizamos os elementos absolutos à base de fibras inorgânicas HYDAC, que são produzidos para terem alta eficiência. Nossos elementos Betamicron4® mantêm estável  o valor  beta através de ampla faixa de pressões diferenciais, sendo capazes de remover uma grande porcentagem de partículas rapidamente.

Serviços Técnicos Para Manutenção Preditiva Serviços Técnicos Para Manutenção Preditiva Serviços Técnicos Para Manutenção Preditiva

Como resultado, nossa unidade é capaz de:
1- Descontaminar óleo novo antes que este seja introduzido ao sistema;
2- Descontaminar óleo no reservatório com um mínimo número de recirculação.
As unidades de filtragem da HYDAC são capazes de reter uma grande quantidade de partículas, porque possuem alta capacidade de retenção por todo o elemento.
Como fechamento do processo de prestação de serviços para manutenção prediva, preventiva e de correção, não poderíamos deixar de desenvolver a solução para a destinação final de resíduos do processo, em nosso caso é a destinação final dos elementos filtrantes que em sua origem são inócuos, porém depois de seu uso devem ser tratados como resíduo industrial classe III, ou seja, não podem simplesmente serem descartados em lixo comum ou incinerados devido ao residual de óleo contido neles.
Mais uma vez com pioneirismo, desenvolvemos um processo singular que hoje estendemos aos usuários de nossos elementos filtrantes e de nossos serviços, onde de forma simplificada, ficamos responsáveis pelo armazenamento, coleta, tratamento, destinação final e a emissão dos certificados atestando o processo de descarte de elementos filtrantes em conformidade com a lei ambiental 9.605, com a portaria 362 do CONAMA e com as portarias da ANP.
Dessa forma, a Hydac Tecnologia fecha o ciclo de fornecimento de serviços, unindo desde a excelente qualidade dos materiais e mão de obra, até a preservação do meio ambiente e dos recursos renováveis. 


Tel.: (11) 4393-6604
www.hydac.com.br



Publicidade