Publicidade

Filtrado

O que acontece no mercado de filtros



A empresa sueca Nederman, líder mundial em filtragem de ar na indústria, termina processo de integração da Dantherm Filtration e traz novos produtos e soluções ao Brasil. A empresa quer conquistar 15% do mercado em cinco anos com soluções industriais que diminuam a emissão de poluentes para atmosfera nos processos de produção e que contribuam para um posto de trabalho mais saudável e seguro. Além da tradicional linha de produtos, a empresa oferece ao mercado novas soluções em sistemas de exaustão e filtragem de ar industrial.
Quem não se lembra da história de Cubatão, conhecida na década de 80 como Vale da Morte? Nesta época a cidade foi considerada pela ONU como o pior local para se viver por causa dos níveis altíssimos de poluição advindos de um dos maiores pólos industriais do país, causando danos irreparáveis à saúde da população local.
Depois desta tragédia, o Brasil iniciou controles bem mais severos em relação às empresas e ao meio ambiente. Em Cubatão, por exemplo, foi realizado um trabalho de recuperação ambiental e toda a cidade passou a respirar melhor. Hoje a poluição diminuiu 98,9% na região.
De lá pra cá, ter sua imagem ligada à melhoria do meio ambiente e do bem-estar dos funcionários é sinônimo de ser mais competitivo no mercado. Mostra disso é que a sueca Nederman (www.nederman.com.br), líder mundial em filtragem de ar industrial, presente com sua subsidiária própria no Brasil desde 2007, tem tido uma taxa média de crescimento de 25% ao ano em terras verde-amarela. E espera crescer ainda mais.
Isso porque a empresa acaba de terminar o processo de integração da dinamarquesa Dantherm Filtration, adquirida em 2010, tornando-se líder mundial em soluções de filtragem eco-inteligentes, ou seja, soluções que atendam demandas ecológicas e econômicas das indústrias.
"A nova gama de produtos e soluções vai certamente aumentar as nossas possibilidades de crescimento e a sua velocidade. No Brasil temos participação estimada de 3% no setor comercializando a tradicional linha de produtos voltados à melhoria do posto de trabalho. Oferecendo agora soluções de controle ambiental também para os processos de produção, pretendemos conquistar 15% do mercado em cinco anos", afirma J. Maurício Sampaio, gerente geral da Nederman do Brasil.
Entre as soluções oferecidas pela empresa, ganham destaque os filtros de ar modulares que atendem às mais diversas exigências da indústria, desde ambientes com riscos de explosão e incêndio, bastante comuns em indústrias químicas e farmacêuticas, bem como severos requisitos de controle exigidos no tratamento de poluentes gerados na queima do bagaço da cana para produção de energia renovável.
Grupo Nederman. A Nederman é um dos líderes mundiais na oferta de produtos e serviços no setor de tecnologia ambiental. Os produtos e sistemas da empresa contribuem para a criação de ambientes de trabalho e processos industriais limpos e seguros, com foco em tratamento do ar, reciclagem e manejo de materiais. A Nederman oferece ao mercado desde o projeto até a instalação, comissionamento e assistência técnica. Vendas e marketing são efetuados via subsidiárias em mais de 27 países, e por agentes e distribuidores em mais de 30 países. Tem atividades de desenvolvimento e de produção e unidades próprias de fabricação e montagem em oito países.
Em abril de 2010 a Nederman adquire a Dantherm Filtration, que tem seu foco principal no tratamento do ar de processos industriais. O grupo é cotado na Bolsa de Estocolmo (OMX Small Cap list) desde 2007. Emprega 1.500 pessoas e tem uma receita bruta da ordem de 225 milhões de euros.
Fonte: Revista Fator


Filtrado




Usando a nova tecnologia da membrana Pevertech HybSi pode-se obter a redução de custos de até 75% no equipamento e de 30% a 50% em custo de energia aumentando a velocidade do processo da reação da mistura pela sua desidratação, informa a Pevertech.
Seu uso é mais econômico na quebra da molécula de água / azeotropos orgânicos, na desidratação das misturas da reação da condensação e como um adicional para processos de destilação para expandir a capacidade. Também adequado para separação de baixo peso molecular de compostos como NH3 e CH3OH de solventes de maior peso molecular. As membranas podem resistir à ataques hidrotérmicos, a presença de ácidos e solventes orgânicos agressivos.


Filtrado



FiltradoA Pall Corporation recebeu recentemente a medalha de prata do prêmio de inovação SITEVI com sua Tecnologia SUPRApak, o sistema é uma nova alternativa para os filtros de placa comumente utilizado em processos de filtragem de vinho. Homenageado na categoria de inovações para vinificação/enologia em processamento de vinho, o módulo da Pall SUPRApak minimiza as perdas de produção de vinho, melhorando a segurança do processo e qualidade do produto final.
Os Módulos SUPRApak são elementos filtrantes de profundidade, configurados em formato modular que se adaptam  facilmente as carcaças filtrantes para uma operação mais segura, simples e higiênica. Devido suas configurações de filtragem de superfície e profundidade o SUPRApak aumenta a capacidade de filtragem em até 250%, comparado com outros sistemas utilizados.
"Embora o uso de filtro tipo placa é uma tradição na indústria do vinho, a demanda crescente por sistemas selados e a necessidade por uma maior qualidade do produto final gerou a Filtradonecessidade de soluções alternativas", disse Jonathan Pratt, presidente da Pall Food & Beverage. "Filtros tipo placa são montados em quadros e ficam expostos ao ar, resultando em perdas por gotejamento, e pode potencialmente expor o vinho à contaminação e oxidação. Em contraste, os módulos SUPRApak eliminam as perdas e as preocupações de higiene, reduzindo drasticamente as necessidades de manutenção. "
A alta densidade e design modular do SUPRApak permite uma alta superfície de filtragem em um formato compacto, proporcionando até 85% de redução no espaço quando comparado com o design de chassis horizontal da maioria dos sistemas de filtros placas. Além disso, com o mínimo de componentes e peças de reposição, o sistema proporciona redução de 65% de manutenção.
Os módulos SUPRApak podem ser utilizados em outras aplicações do ramo de alimento e bebidas,como: clarificação de azeite, polimento de adoçantes, gelatina, filtração de extratos e essências e filtração fina de cerveja.


Filtrado



FiltradoOs filtros coalescentes da linha PURO Grau A1 e A2, com grau de retenção de partículas até 1 micron e 0,01 micron e residual máximo de óleo de 0,5 mg/m³ e 0,01 mg/m³, respectivamente, foram testados e aprovados de acordo com a ISO 12500 1: 2007 por um dos maiores institutos de energia e tecnologia ambiental, o IUTA – Instituto de Energia e Tecnologia Ambiental localizado na cidade de Duisburg na Alemanha que tem em seus princípios e objetivos colaborar com a indústria a fim de transferir conhecimento acadêmico e tecnológico para novos produtos ou melhoria de processos industriais.
Os filtros da hb obtiveram certificado de validação não somente atendendo, mas, excedendo o desempenho estabelecido pelo mercado de filtros. Segundo Jayme M. Bydlowski, diretor da empresa.
A hb é a única empresa brasileira a possuir esta certificação. Saiba mais: www.hb-arcomprimido.com

Filtrado



Publicidade