Publicidade

Filtrado

O que acontece no mercado de filtros


Tecfil é eleita pelo 5º ano consecutivo a marca de filtros automotivos mais lembrada e comprada pelos mecânicos
A Tecfil - maior fabricante em filtros automotivos da América Latina - foi eleita, novamente, pela “Pesquisa O Mecânico 2021” como a marca mais lembrada e comprada pelos profissionais da manutenção automotiva, nas categorias Filtro de Ar, Filtro de Cabine, Filtro de Combustível e Filtro de Óleo.
 Realizada pela Revista O Mecânico, em parceria com o Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), a 5ª edição da pesquisa revela as preferências dos profissionais da manutenção automotiva na hora de comprar autopeças, ferramentas e equipamentos.
A pesquisa, realizada entre abril e maio deste ano, por meio de entrevistas online, com 1.026 profissionais do setor, destacadamente da área de mecânica, avaliou 47 categorias do setor automotivo e abrangeu 23 estados, mais o Distrito Federal.
Para cada categoria foram feitas duas perguntas sobre quais são as marcas de autopeças que o profissional conhece (resposta múltipla) e qual ele compra com mais frequência (resposta única).
Também foi perguntado qual é a marca de produtos, peças e serviços que ele mais gosta de utilizar em sua oficina. A Tecfil manteve a unanimidade como a marca mais lembrada e comprada nas categorias Filtro de Óleo, Filtro de Ar, Filtro de Combustível e Filtro de Cabine. “Para a Tecfil, ser reconhecida mais uma vez pelos profissionais que atuam na área mecânica reflete não apenas a alta qualidade de nossos produtos, mas principalmente o relacionamento sólido que construímos junto a eles ao longo de quase sete décadas de atuação”, observa Plinio Fazol, gerente de marketing e novos produtos da Tecfil. Ele ressalta ainda que os esforços da Tecfil na oferta de serviços e iniciativas que apoiam os mecânicos em seu dia a dia, como suporte técnico, a oferta de cursos gratuitos e outras atividades, são fatores importantes que aproximam ainda mais a empresa dos profissionais da área.

 


 

Cuidados na troca de óleo lubrificante do motor passam também pelas condições do filtro de óleo
Condicionar a substituição do filtro de óleo com os intervalos da troca de óleo evita que impurezas do lubrificante usado se misturem ao produto novo
Fazer a troca de óleo lubrificante nos intervalos determinados pela montadora prolonga a vida útil dos componentes do motor e garante bom desempenho e economia de consumo de combustível. Mas os cuidados podem ir muito mais além de respeitar as orientações de revisões.
A Valvoline, fabricante de lubrificantes com mais de 150 anos de história, destaca que assim como o óleo lubrificante acaba perdendo as propriedades e características quando atinge determinada quilometragem, o filtro de óleo responsável por reter resíduos e impurezas, também fica saturado diminuindo a eficiência na filtragem. Por isso, muito embora no mercado a substituição do filtro esteja condicionada a trocas alternadas do lubrificante, o ideal é colocar um novo todas as vezes para evitar contaminação e não comprometer as propriedades do óleo.
Desta forma, evita o contato de resíduos que ficaram retidos no filtro com o óleo novo. Layla Silva Rosa, especialista em produtos da Valvoline, explica  que é o jeito mais seguro de oferecer bom desempenho e proteção ao motor, lembrando que o lubrificante deve ter as mesmas especificações contidas no manual do fabricante. Ela ressalta que a troca do filtro de forma alternada é comum no mercado, mas o melhor é fazer a substituição do filtro em todas as trocas de óleo. “Esse cuidado contribui para que o lubrificante não sofra contaminações de impurezas e ofereça a performance desejada. Para o bom funcionamento do motor é importante adotar práticas preventivas, como esta do filtro”, revela.
A Valvoline possui linha completa de lubrificantes para atender as mais diferentes especificações dos veículos da frota circulante.
Para mais informações, basta acessar o site da Valvoline www.valvoline.com.br.

 


 

Cagece implementa filtro com nova tecnologia no município de Barro
A Cagece implementou novo filtro na Estação de Tratamento de Água (ETA) no distrito de Iara, na cidade de Barro. A melhoria vai contribuir para atender aos padrões de potabilidade de água exigidos pela legislação vigente. O filtro é um projeto-piloto idealizado pela própria equipe da Cagece.
Em operação desde julho, o novo dispositivo é capaz de filtrar até 26,5m³/h, e tem uma tubulação de maior resistência das que já eram utilizadas pela companhia. Com a melhoria, a ETA passa a ter uma tecnologia de dupla filtração (filtração ascendente seguida de filtração descendente), o que garante maior qualidade da água.
Aos moldes de um filtro já existente no mercado, o produto foi desenvolvido com materiais de baixo custo e com matéria prima de fácil acesso. O projeto foi validado pelo Prof. Dr. José Capelo Neto, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Gerência de Controle, Desenvolvimento e Eficiência Operacional da Cagece.
Por se tratar de um projeto piloto e de autonomia da equipe da unidade, o novo filtro garantiu a produção a baixo custo, sendo investidos em torno de R$ 1.300. Filtros com a mesma função chegam a custar cerca de 50 vezes mais no mercado.
O trabalho proativo da equipe viabilizou agilidade no processo de adequação da potabilidade da água, sem a necessidade de processos de licitações com outras empresas para executar o projeto. Para Alyne Gessick, Técnica de Operação e Manutenção, o pioneirismo da equipe foi possível pela confiança depositada pelos gestores. “Para seguir e concluir este projeto foi essencial ter líderes, que acreditam e apoiam novas ideias, que dão autonomia e liberdade para os profissionais”, ressalta.
Obtendo bom resultado, o novo filtro pode também ser replicado nas ETAs com vazão de até 26,5m³/h. 
A Cagece ressalta a importância do trabalho das equipes que estão constantemente buscando formas de garantir a manutenção e melhoria no abastecimento de água, colaborando com a qualidade de vida da população.
Fonte: www.ceara.gov.br

 


 

Abrafiltros apoia “Brasil Mais” para estimular produtividade e competitividade de empresas
Programa de iniciativa do Governo Federal visa implementar metodologias, de baixo custo, para melhorar práticas gerenciais e capacidades de micro, pequenas e médias empresas
Com o objetivo de estimular a produtividade e competitividade das empresas brasileiras neste cenário atual de transformação digital, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais, formaliza apoio institucional ao Brasil Mais, programa de iniciativa do Governo Federal que visa a implementação de metodologias e ferramentas rápidas, de baixo custo, com foco na melhoria das capacidades e práticas gerenciais nas micro, pequenas e médias empresas, além da promoção do aperfeiçoamento contínuo, inovação em processos e redução de desperdícios. “A melhoria contínua de práticas nos processos de produção ou na gestão, a inovação e a redução de desperdícios são essenciais para alcançar melhores resultados nas empresas e para garantir posição de destaque no mercado, especialmente, nesta época de transformação digital acelerada”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros.
O programa conta com dois eixos: Melhores práticas produtivas, disponível para a indústria, e Melhores práticas gerenciais, disponível para empresas de todos os setores, desde que sejam de micro e pequeno porte. Há capacitações, consultorias e acompanhamento técnico por consultores lean  e digital e agentes locais de inovação. Além disso, a plataforma - gov.br/brasilmais – oferece também diversos conteúdos digitais, entre eles, manuais de melhores práticas produtivas e gerenciais, e-books, podcasts, links para cursos de capacitação, ferramentas de autodiagnóstico para avaliação de maturidade das empresas relacionadas a práticas produtivas, gerenciais e digitais. A meta do programa é realizar em torno de 120 mil atendimentos até dezembro de 2022.
Para mais informações sobre o programa, basta acessar www.brasilmais.economia.gov.br.

Filtrado

 



 

Publicidade