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Mercado

Confira as novidades no mercado industrial


Fábrica da BMW no Brasil cria programa para reutilizar PVC
Objetivo do projeto Seal the Deal é reaproveitar resíduos de selante para usá-los na fabricação de outros produtos
A BMW está implantando um projeto na fábrica de Araquari (SC) para destinar resíduos de PVC (usado em selantes) para empresas que usam a matéria-prima na produção de outros produtos, como tapetes, carpetes, solas de sapato, cones de sinalização de trânsito e até barracas de acampamento. O programa Seal the Deal (selar o negócio, na tradução do inglês, um trocadilho com selante) tem o objetivo de incentivar a economia circular e práticas sustentáveis com parceiros locais.
O selante de PVC é um material usado durante o processo de pintura dos veículos produzidos na fábrica de Araquari. Os resíduos do produto já têm destinação sustentável, mas com o novo procedimento o material poderá ser reutilizado pelas empresas parceiras. O programa Seal the Deal é um dos vencedores de um desafio mundial proposto pela BMW global, com o objetivo de incentivar a inovação.
De acordo com o BMW Group Brasil, a implantação do Seal the Deal tem potencial para evitar a emissão de mais de 2,5 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano, além de reduzir o consumo de 15 milhões de litros de água. Além desse programa, a fábrica de Araquari conta com eletricidade proveniente de fontes renováveis, em linha com o objetivo global da empresa de reduzir em 20% a emissão de CO2 por veículo na cadeia produtiva, em 80% na produção e em 40% na utilização (ambos também por veículo).
Fonte: Automotive Business

 


 

AEA anuncia mudanças em sua diretoria executiva no exercício 2021-2022
São duas mudanças de comando em departamentos já existentes, além da criação da diretoria de Meio Ambiente
Besaliel Botelho e de Marcus Vinícius Aguiar, respectivamente presidente e vice-presidente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) anunciaram três mudanças na diretoria executiva da entidade para o exercício 2021-2022.
Gustavo Noronha, da Toyota, assume a diretoria de Eletromobilidade, substituindo Fábio Uema, com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos iniciados em 2020 para a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), além de construir a participação da AEA na Plataforma Nacional de Eletromobilidade, ampliar o relacionamento da entidade com os representantes do governo, da academia e de entidades ligadas ao tema, além de retomar as discussões sobre a próxima etapa do programa Rota 2030 e apoiar as conversas sobre o tema “ciclo de vida/CO2 – do poço à roda”, referente às soluções de eletrificação.
A segunda alteração ocorreu na diretoria de Tendências Tecnológicas, com a nomeação de Everton Silva, da Mahle, para o lugar de Marcos Clemente. Vale destacar que Clemente e Silva foram os responsáveis pelo lançamento, em dezembro do ano passado, do Roadmap Tecnológico Automotivo Brasileiro, documento que aponta os caminhos para o setor automotivo nacional. Silva, aliás, afirma que pretende nortear a sua administração à frente da diretoria baseando-se neste trabalho. “O Roadmap Tecnológico Automotivo Brasileiro não pode ser apenas um documento histórico; trata-se apenas de um ponto de partida; como uma curadoria, precisamos manter esse estudo dinâmico e sempre atualizado”, disse.
A terceira novidade é a criação da diretoria de Meio Ambiente, para a qual foi nomeado Edson Orikassa, que já exerceu a presidência e a vice-presidência da AEA. Sua missão, a partir de agora, será cuidar do tema mobilidade sustentável em todos os temas técnicos automotivos debatidos na entidade.
Fonte: Automotive Business

Mercado


 

Tecfil reforçou liderança de mercado em 2020 com o lançamento de 246 novos filtros
A Tecfil, maior fabricante de filtros automotivos da América Latina, iniciou o ano de 2021 com um portfólio abrangente de produtos, após ter lançado, no último ano, 246 novos filtros para todos os segmentos de veículos - automóveis, pick-ups, utilitários, motocicletas, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas. Com os novos produtos, a empresa ampliou o seu catálogo em cerca de 20% e fortaleceu sua liderança no mercado de filtros automotivos.
Para atender as demandas do mercado de reposição automotiva e de exportação, a companhia se apoiou em sua estrutura diferenciada no setor de filtros automotivos, que conjuga uma forte base de produção local com um sistema industrial avançado e ancorado na indústria 4.0. “A Tecfil tem uma produção nacionalizada que é um dos nossos grandes diferenciais competitivos, e que se tornou fundamental para apoiar a expansão do portfólio”, conta Plinio Fazol, gerente de marketing e novos produtos da Tecfil.
Os lançamentos integram a estratégia da companhia para manter-se com o portfólio mais completo possível, e incluem filtros de ar, de óleo, de combustível, de cabine, hidráulico, desumidificador, sedimentador e do sistema arla, que podem ser aplicados em mais de 2.600 modelos de veículos nacionais e importados. “Alcançamos mais de 5.500 modelos de filtros, aplicados em milhares de modelos de veículos, comprovando a grande abrangência de nossa linha de produtos”, destaca Fazol.
Para o segmento de pesados, a empresa lançou a linha “Tecfil Max Pro Pesado”, destinada a frotistas, aplicadores e também reparadores, e aplicada em mais de 1.500 modelos de ônibus e caminhões rodoviários e urbanos. 
“A família de produtos desta linha possui a maior eficiência e vida útil do mercado. São filtros de ar, óleo e combustível (diesel), que foram submetidos a rigorosos testes no laboratório Tecfil, cujos resultados atestaram a qualidade e a durabilidade dos produtos”, explica o gerente de marketing e novos produtos, ao acrescentar que “instalar filtros de qualidade, que assegurem o bom desempenho dos veículos, é especialmente importante no segmento de linha pesada, e a Tecfil busca ser uma parceira que contribui para essa boa performance”.

 


 

Cummins Filtros investe R$ 2 milhões em modernização da fábrica
A Cummins Filtros investiu em 2020 cerca de R$ 2 milhões em automação, localização de peças, novos ferramentais e controles, elevando a qualidade e a capacidade da operação em sua unidade fabril de Bonsucesso, em Guarulhos (SP). As melhorias também foram para a segurança e bem-estar dos colaboradores. 
A  divisão conseguiu aumentar em 38% sua produção no ano passado, conforme o previsto em outubro.
Entre os novos ferramentais adquiridos, destaque para o novo cortador de plisses automático dedicado a linha de filtros de ar. A aquisição de equipamentos permitiu à Cummins Filtros, fabricante dos produtos Fleetguard, produzir com parceiros nacionais juntas, tampas roscadas e retentores, componentes utilizados nos filtros blindados.
“Parte dos investimentos foi dedicada à central de resíduos e atualização do maquinário de dosagem de poliuretano. Com o foco total em segurança, também restringimos a movimentação de empilhadeiras na área da manufatura, com a aquisição de novas soluções de movimentação interna de matéria-prima”, informa Gustavo Teixeira, supervisor de Operações da Cummins Filtros.
Robotização aumenta eficiência e segurança - A automação atingiu várias áreas da produção. O processo de transbordo dos produtos da linha de filtros blindados Fleetguard, composta por filtros de combustível, separador de água, lubrificante e água está robotizado; recebeu equipamento capaz de transportar de forma automática os produtos da esteira para o carrossel de pintura. A estação agora conta com maior capacidade, de 1,3 mil peças por hora (contra mil da fase anterior, quando era operada por um colaborador). A robotização eliminou riscos ergonômicos, além de elevar a segurança no setor.
A pandemia provocada pela Covid-19 exigiu novos controles de acesso para restrição da quantidade de pessoas em determinados espaços da fábrica, com alarme sonoro e visual. Um totem de controle de temperatura e sensor de dosagem de álcool em gel foi instalado no ano passado na entrada da fábrica para a triagem de 100% dos colaboradores e visitantes.
Fonte: Automotive Business

 


 

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