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Filtros Nos Veículos Utilitários

Os utilitários são considerados veículos mistos, pela sua versatilidade de uso, porque têm a capacidade de transportar cargas (objetos) e pessoas – mais de seis pessoas – com fins comerciais ou não, sem precisar de compartimento externo, conhecido como ca


Filtros Nos Veículos Utilitários

Os utilitários são considerados veículos mistos, pela sua versatilidade de uso, porque têm a capacidade de transportar cargas (objetos) e pessoas – mais de seis pessoas – com fins comerciais ou não, sem precisar de compartimento externo, conhecido como caçamba. "Sua carroceria mais alta e robusta permite ao motorista uma condução com mais controle, maior campo de visão das vias e maior aproveitamento do espaço interno, além de mais conforto aos passageiros" – explica André Gonçalves, consultor técnico da Mann-Filter.
Os carros de passeio fazem apenas o transporte de pessoas, com fins comerciais ou não, são focados menos na carga e não têm outras utilidades. Gonçalves destaca que as diferenças entre veículos de passeio e utilitários estão na altura do solo, no espaço interno – passageiros e porta-malas – na robustez para enfrentar alguns tipos de terrenos acidentados devido aos pneus mais altos e nas suspensões mais resistentes.
"Os tipos mais comuns de utilitários são as caminhonetes que carregam cargas, apesar de estarem competindo lado a lado com veículos fechados, a exemplo das SW4s" – ressalta Ricardo Yuso Hiratzuka, engenheiro técnico da Seineca. Outros exemplos são veículos comerciais leves: picapes médias e pequenas, furgonetas, furgões e vans, que transportam passageiros. E também os utilitários esportivos, como os SUVs e jipes. Alexandre Pachalian, da Sogefi Filtration do Brasil, cita alguns utilitários atuais conhecidos - Fiorino Furgão, Nissan Kicks, Citroën AirCross, Honda HR-V, Jeep Renegade, Ford EcoSport, entre outros. 

Melhor rodagem e vida útil 
Os veículos utilitários usam os mesmos tipos de filtros que os carros de passeio: de ar, combustível, óleo e cabine (ar-condicionado). "Os veículos utilitários utilizam os mesmos filtros dos veículos de passeio, mas com características e capacidade diferentes para os diferentes modelos e fabricantes, pois cada um deles possui especificações próprias que atendem à legislação para cada aplicação" – esclarece Marcio José Cirino, gerente de desenvolvimento de mercado da Parker Hannifin.

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Não existem diferenças do ponto de vista conceitual ou de funcionamento. "O que pode haver é alguma diferença relacionada ao tamanho dos filtros, o que está ligado ao porte do veículo e motor, determinando a quantidade de fluido a ser filtrado" – observa Diego Riquero Tournier, chefe do centro de treinamento automotivo da Bosch. Com o aspecto visual diferente, os utilitários diferem dos carros de passeio em suas dimensões. "E os filtros podem ter características construtivas diferentes, porém, suas funções não mudam" – complementa Odair Alves Júnior, assistente técnico comercial da Tecfil.
"Estes filtros são essenciais para garantir uma boa rodagem e maior vida útil do veículo" – diz Gonçalves. A versão diesel desses utilitários também necessita de filtragem. Por exemplo, existem utilitários movidos a diesel com tração 4x4 para garantir maior torque em situações específicas de trilha. "Nestes veículos, há apenas a mudança do filtro do combustível, em alguns modelos, são usados dois filtros: um separador de água do diesel e outro filtro principal. Outros modelos que usam diesel têm apenas um filtro que faz as duas funções" – especifica Gonçalves. 
"Os filtros de combustível se diferem e são específicos para o fluido usado em cada veículo: gasolina, etanol ou diesel" – explica Tournier, da Bosch. De acordo com João Lucena, supervisor técnico da Wega Motors, vans e picapes de médio porte, como Ducato, Boxer, Sprinter, Hilux, Ranger, S-10 etc. podem ser movidas a diesel ou a gasolina.
"Não há carros de passeio esportivos com motores a diesel no Brasil. Enquanto para os utilitários leves ou tradicionais, existem a versão a diesel. Os filtros de ar, óleo e cabine não apresentam diferenças entre os carros de passeio e os utilitários. Já o filtro de combustível difere-se na gramatura e composição do elemento filtrante" – afirma Hiratzuka.  
Podem ser utilizados mais filtros, dependendo da motorização, como nos casos de vans com motores a diesel. "Pequenos caminhões podem se enquadrar como um utilitário. Com isso, utilizam mais de um filtro de ar e combustível", exemplifica o engenheiro técnico da Seineca.
Segundo ele, existem veículos que necessitam de dois filtros, que são chamados de primário e secundário. "O mais comum é que se tenha este tipo de conjunto na linha de combustível diesel. A utilização de um filtro primário e secundário está ligada à limpeza e segurança do combustível. Isso ocorre porque o diesel tem características higroscópicas, ou seja, absorve a água do ambiente, sendo prejudicial ao veículo. Em geral, o segundo filtro é montado um dreno, para que seja retirada a água do diesel" – salienta Hiratzuka.

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Na motorização a diesel, pode-se ter um pré-filtro, que separa as maiores partículas e também a água do diesel. "Como o diesel é higroscópico, absorve a umidade (água) causada pela condensação natural do ambiente interno do tanque de armazenamento de diesel" – complementa Cirino. 
Segundo Tournier, é uma prática comum na linha de veículos pesados e se refere ao volume de fluido que deve ser filtrado. Muitas montadoras instalam dois filtros de combustível, o primário e o secundário. "O filtro primário retém as partículas de maior tamanho, o que determina menor restrição ao fluxo de combustível, e é utilizado para proteger a bomba de combustível, garantindo fornecimento constante para a bomba" – diz.
Já o filtro secundário tem maior capacidade filtrante porque retém partículas de menor tamanho e é usado para proteger componentes mais delicados, como os injetores. "A estratégia de utilização de dois filtros para o mesmo sistema também diminui o risco de saturação deles – em situações normais de particulado em suspensão –, aumentando, desta forma, os períodos de troca" – aponta Tournier.

Desafios e novidades  
Gonçalves diz que os filtros desenvolvidos para os utilitários seguem as tendências tecnológicas dos demais segmentos, quer sejam veículos de passeio, comercial, linha leve, linha pesada, motores a gasolina/álcool ou diesel.

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Porém, os desafios estão cada dia maiores. "A exigência de atender à legislação de emissões, aliada à qualidade do diesel brasileiro, tem feito as características dos filtros de combustível diesel serem alteradas para a utilização de filtros com múltiplas camadas, ou seja, filtros com alta eficiência em separação de água e partículas" – afirma Cirino. 
De acordo com ele, estes novos filtros da Parker atendem às mais rígidas normas americanas e europeias. Hoje a empresa fornece esta tecnologia às maiores montadoras do mundo. A aquisição da Clarcos pela Parker, em 2017, colaborou para aumentar ainda mais a participação da empresa nos diversos mercados e aplicações.
A Parker, detentora da Racor, marca referência em filtros separadores de água do diesel, atende diversos modelos e marcas de veículos utilitários a diesel. "A Parker dispõe de filtro de combustível diesel que separa a água do diesel com eficiência acima de 99%, além de alta eficiência – acima de 98% – para partículas" – ressalta o gerente de desenvolvimento de mercado da empresa. 
A linha de utilitários está sujeita a novas normativas para a emissão de gases no meio ambiente e as empresas buscam se adequar e, ao mesmo tempo, avançar neste quesito. "Nossos elementos filtrantes são produzidos com alta tecnologia para atender a essa nova realidade. Para isso, utilizamos um papel exclusivo em nossos filtros: o Blitz" – ressalta Hiratzuka. Entre as novidades na linha diesel da empresa, estão os filtros de combustível da linha SFD e filtros para vans da linha Hyundai, Iveco, Fiat, Mercedes-Benz, Renault e Kia. 
A Wega Motors tem como lançamento para a linha de utilitários os filtros de câmbio automático, que filtram as partículas abrasivas existentes no fluido do câmbio, proveniente dos desgastes das engrenagens. "A Wega lança filtros semanalmente e sempre estamos à frente da concorrência. Os maiores avanços tecnológicos em filtros são com relação aos filtros de combustível devido às grandes alternâncias existentes. O maior exemplo é o biocombustível" – destaca Lucena. 
O biocombustível é um combustível proveniente de fluidos vegetais ou animais. "O maior exemplo é o álcool, biocombustível muito utilizado. Hoje temos também o óleo diesel a base de óleo de mamona e outros vegetais, assim como biodiesel proveniente de fluidos animais" – diz o supervisor técnico da Wega Motors. 
Com foco nas demandas do mercado automotivo, os principais lançamentos da Bosch em filtros para veículos utilitários previstos para 2018 são voltados às seguintes aplicações: filtro de combustível para Sprinter e filtro de cabine para Kicks e Creta.

Checagem dos filtros  
Há um processo de conscientização a ser feito com muitos dos proprietários dos utilitários. Isso porque, segundo Lucena, estes não conhecem realmente a função dos filtros e muito menos o período para trocá-los. "Eles não fazem as manutenções como se deve e existem práticas erradas que ainda são realizadas entre este grupo de donos de utilitários. Por exemplo, a limpeza do filtro do ar; uma troca sim e uma não do filtro do óleo lubrificante; normalmente, não sabem nem que tem filtro do ar condicionado; e o pior: não sabem nem sequer com quantos quilômetros devem trocar o filtro do combustível" – alerta Lucena.
Para Fischer, da Mahle, o consumidor está mais atento ao período de troca dos filtros e mais consciente dos gastos se for preciso fazer uma manutenção corretiva. Em alguns casos, o veículo é o próprio agente de trabalho, por exemplo, táxis, vans e caminhonetes. "Pelo fato de ser um veículo comercial e sua utilização ser em maior frequência, o proprietário fica atento às trocas" – acredita Hiratzuka.   

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O importante é entender que a manutenção preventiva dos filtros e de outros componentes dos utilitários precisa ser feita com regularidade. "A ida à oficina por problemas mecânicos é mais cara que a manutenção preventiva, uma vez que uma peça danificada pode ainda prejudicar outros sistemas do veículo" – adverte Tournier.

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O dono do utilitário deve usar produtos originais em seu veículo para garantir a qualidade do sistema de filtragem, lendo no manual do fabricante qual o óleo e o filtro são indicados. Os filtros de veículos utilitários seguem as mesmas especificações de manutenção dos outros modelos de carro (ver matéria "Novidades e perfil de filtros para carros de passeio", da edição 93 de Julho/Agosto, da Meio Filtrante). 
Os proprietários de utilitários precisam respeitar as normas das fabricantes para que a manutenção fique em dia. "O consumidor deste veículo geralmente leva o carro para fazer revisões nas concessionárias autorizadas da fabricante, o que já implica manutenção preventiva dos filtros no tempo correto especificado pela montadora. Com as revisões feitas no período correto e seguindo as especificações, os filtros trabalharão de maneira ideal, realizando a filtragem para garantir melhor rodagem aos veículos" – avalia André Gonçalves da Mann-Filter.

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Para Alves Júnior, da Tecfil, o crescimento de interessados nesses modelos de carros é algo novo. "A probabilidade de um proprietário de um utilitário já ter tido um carro de passeio é grande. Com isso, possivelmente vai manter seus padrões de cuidados igual mantinha quando possuía um carro de passeio" – prevê. De acordo com ele, porém, muitas vezes, os donos de utilitários ficam "reféns" de reparadores desatualizados. "Em contrapartida, existe ainda uma prática de muitos só observarem os períodos de manutenções enquanto o veículo está dentro do prazo de garantia da montadora. A consulta ao catálogo do fabricante é importantíssima para se evitarem aplicações de filtros indevidas" – alerta Alves Júnior. 
Além do catálogo impresso, a Tecfil dispõe de catálogos eletrônicos online e off-line e de aplicativo para Android e iOS. "A consulta não precisa ser feita apenas pelo reparador. O proprietário tem condições de já ter uma prévia dos códigos de filtros corretos que deverão ser aplicados em seu veículo. Temos observado também, em nossos canais de atendimento ao consumidor, muitos proprietários confirmando se os filtros que lhes recomendaram estão corretos" – conta Alves Júnior da Tecfil.
O mercado brasileiro de peças de manutenção tem crescido ano a ano. "Isso se deve ao mercado de venda de veículos novos, que tem se recuperado este ano, apesar de vir apresentando grandes quedas nos últimos anos. 
A manutenção preventiva tem um papel importante de conservação do veículo, mas antes de tudo de segurança, já que o veículo revisado dentro dos períodos recomendados traz maior segurança ao usuário" – analisa Cirino.



Filtro com aroma agradável

Para arejar o ambiente interno do utilitário, a Filtros Mil lançou o filtro de cabine aromatizado, que propicia aroma agradável no interior do veículo durante o uso do ar-condicionado. "O filtro possui uma tecnologia de fragrância termossensível, ou seja, quando o interior do sistema de ar-condicionado esquenta a fragrância é liberada e quando o sistema resfria, a fragrância é inibida", explica Renato Souta, gerente de negócios da Filtros Mil.



Orientações sobre manutenções
Os filtros são muito importantes para a vida útil do motor. "A manutenção preventiva aumenta a vida útil do veículo e garante a proteção do usuário, evitando acidentes por falta de manutenção. Sem falar que é mais barata, já que são substituídos apenas os componentes que necessitam de manutenção. Por outro lado, as manutenções corretivas ocasionam manutenções mais complexas e caras" – salienta Cirino. 
"Os principais problemas de não trocar os filtros podem iniciar em pequenas falhas de funcionamento e evoluir para um problema muito pior, como, por exemplo, o travamento parcial ou total do motor. Os filtros devem ser trocados no seu devido tempo, ou seja, quilometragem ou horas trabalhadas" – aponta Lucena. 
No caso de manutenção corretiva, ele recomenda levar o utilitário sempre em um especialista para não ser enganado ou não piorar ainda mais seu problema. "Estes novos utilitários têm muita tecnologia embarcada, o que dificulta a manutenção, caso não haja a ferramenta ou equipamento adequado" – alerta Lucena.
É muito importante para os donos de utilitários fazer a manutenção preventiva de seus veículos para se evitar problemas, como pane do motor, queda de potência, aumento na emissão de fumaça, aumento no consumo de combustível, entre outros. É recomendado que se sigam as orientações que estão no manual do proprietário do veículo. "Entretanto, o período de troca de alguns filtros pode ser antecipado, isso dependerá em quais condições e ambiente o veículo está sendo utilizado. Por exemplo, um carro que trafega em um ambiente onde é alta a saturação de poeira e fuligem terá que fazer a troca do filtro de ar antecipada" –  orienta Hiratzuka.     
Qualquer motor de veículo utilitário possui uma vida útil. "Por isso, será inevitável que, em algum momento, ele precisará ser aberto para que se corrijam os problemas de desgastes. A manutenção preventiva ajudará a aumentar a vida útil do motor, assim como a falta de manutenção poderá diminuir a vida útil dele" – observa Ricardo Yuso Hiratzuka, engenheiro técnico da Seineca. 
Para evitar danos à injeção eletrônica e às peças do motor e garantir bom desempenho do motor, é preciso fazer a manutenção regular dos filtros de óleo, ar e combustível. Além do filtro de ar-condicionado. De preferência, segundo Tournier, com profissionais qualificados, que sabem avaliar se os filtros estão afetando a performance do utilitário. 
Filtros saturados impedem a passagem seja do ar, óleo ou combustível, o que aumenta o consumo de combustível e a perda de potência, podendo causar a parada do veículo. "No caso do filtro do óleo saturado, a válvula de segurança irá abrir e podem passar partículas indesejadas" – diz Gonçalves.

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Filtro de óleo – Retém partículas e impurezas existentes no circuito de lubrificação geradas pelo uso do motor, tais como poeiras, sujeiras, oxidantes e oriundas de atritos. "A utilização de filtros de qualidade garante o fluxo constante de óleo lubrificante ao sistema de lubrificação, mantendo as características originais do motor e de acordo com as especificações do fabricante" – destaca Cirino. 
É preciso ficar atento à quilometragem e quando for fazer a troca do óleo lubrificante, o filtro de óleo também deve ser substituído. "Se o filtro de óleo não for trocado no prazo recomendado, o óleo lubrificante ficará saturado com partículas geradas no processo de queima do combustível. Essa saturação acelera o desgaste das peças móveis do motor, reduzindo sua vida útil" – explica Eduardo Fischer, da Mahle. 

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O que acontece é que a falta desse tipo de manutenção irá contaminar o óleo novo com o resquício de óleo sujo ainda contido no filtro. "Além do filtro ‘velho’ poder estar trabalhando com a válvula de segurança já acionada. Esta válvula abre quando o elemento filtrante já está saturado e o óleo passa a ter resistência em atravessá-lo. Assim, o motor não deixará de receber lubrificante, porém, esse lubrificante será nocivo ao motor por não ter sido filtrado" – especifica Alves Júnior.
Filtro de combustível – A falta da troca deste filtro dentro do prazo indicado poderá causar falhas no sistema de alimentação de combustível, provocando problemas de funcionamento do motor e do sistema de injeção. Uma dica de Lucena para os filtros de combustível de utilitários: "Evite postos bandeira branca ou suspeitos, pois diesel adulterado acarretará sérios problemas ao seu veículo" – alerta. 
Filtro de ar – Negligenciar a manutenção preventiva do filtro de ar no utilitário causa a passagem de impurezas durante o processo de admissão de ar no motor que irão desgastar as partes móveis dele, reduzindo seu rendimento e durabilidade. Quando usados conforme recomendação dos fabricantes, os filtros de ar evitam a entrada de poeiras, fuligem e outras impurezas no sistema. Filtro do ar sujo significa menos ar e maior consumo de combustível. "Por isso, recomenda-se uma verificação visual sempre que percorrer estradas de chão e areia para checar se o filtro do ar já não está saturado, o que auxiliará no consumo" – ressalta Lucena.  
Esse ar, que faz parte do processo da mistura ar/combustível, tem de ser limpo e em quantidade correta. "Quando saturado, a sujeira contida no filtro  oferecerá resistência para que o ar passe por ele. Isso fará com que o sistema preencha essa deficiência de ar com combustível, aumentando seu consumo. Pode acontecer também do veículo ter aumento de temperatura e emitir fumaça negra pelo escapamento" – salienta Alves Júnior.
Filtro de cabine (ar-condicionado) – Purificam o ar interno do veículo, reduzindo a concentração de partículas e contaminantes aspirados da atmosfera, impedindo a entrada de pó, folhas, fuligem de poluição, entre outras impurezas, dentro do veículo. Evita que estas partículas se depositem no evaporador e, com a umidade presente, gerem mofo e fungos, o que pode causar problemas de saúde aos ocupantes do utilitário. Caso não seja trocado no prazo, poderá provocar problemas de funcionamento ou quebra de componentes do ar-condicionado. "O ar no interior do veículo será seriamente comprometido caso as condições do filtro de cabine não esteja sendo observada. Esse filtro auxilia muito na prevenção ou agravamento de doenças alérgico-respiratórias" – afirma Alves Júnior.

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Assim como o filtro de ar, quando percorrer estradas de chão e areia, é indicado checar se o filtro já não está saturado. Mas seguindo as especificações do fabricante no prazo recomendado, este filtro garante saúde, conforto e segurança aos ocupantes. O filtro do ar condicionado deve ser substituído a cada 6 meses ou 10 mil km. 

Consciência ambiental
Os filtros ecológicos em veículos utilitários já são usados há mais de 10 anos. "As montadoras fazem a migração de filtros de óleo e combustível blindados para ecológicos de forma gradativa" – diz Hiratzuka. A preocupação com o meio ambiente e a exigência da legislação fizeram as pesquisas para desenvolver produtos ecológicos que atendam à demanda ambiental crescerem. "Em alguns modelos mais modernos, como a nova s-10, Ranger e Amarok, já são utilizados" – destaca João Lucena da Wega. 
Após inúmeras pesquisas, a Fram lançou filtros ecológicos que visam à proteção dos motores e prevenção da poluição. "Eles são fabricados em plástico reciclável e papel especial, assim o produto não é descartado em lixo comum, mas em recipientes apropriados, que, posteriormente, são incinerados, evitando qualquer tipo de contaminação" – aponta Alexandre Pachalian da Sogefi. 
"Os filtros de óleo ecológicos não possuem carcaça metálica que os filtros convencionais, conhecidos com spin-on, têm. Por isso, é trocado somente o elemento filtrante dentro do alojamento do filtro" – explica Eduardo Fischer, supervisor de assistência técnica da Mahle Metal Leve. 
A empresa dispõe para utilitários de elementos ecológicos para os filtros de óleo. Como descartam a utilização de metal em sua fabricação, sua construção apenas em plástico e papel facilita o descarte após o uso. "A tendência é que todo veículo tenha em seu projeto propostas que agridam ao mínimo o meio ambiente durante e após a fabricação. Os filtros de combustível e de óleo já estão inseridos nessa perspectiva também para os veículos utilitários" – diz Alves Júnior.
A Bosch utiliza cartuchos ecológicos para filtros de combustível e de óleo, com troca apenas do elemento filtrante e do anel de vedação. Além disso, a empresa é uma das que participam do Descarte Consciente, programa voltado para o descarte adequado e seguro dos filtros de óleo usados, destinando-os para tratamento e reciclagem.
"Os desenvolvimentos para as maiores montadoras estão sendo feitos com filtros ecológicos por conta da legislação de logística reversa, na qual a responsabilidade de retirada do mercado de filtros usados está cada dia mais se ampliando e também pela consciência e responsabilidade ambiental da Parker" – avalia Cirino. Hoje a Parker disponibiliza um grande portfólio desses itens para as diversas aplicações e modelos. 

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Contato das empresas
Mann-Filter: www.mann-hummel.com
Sogefi Filtration: www.fram.com.br
Wega Motors: www.wegamotors.com
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