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Fenabrave refaz projeções e prevê vendas de veículos ainda maiores em 2018
Entidade agora espera volume 13% maior do que em 2017; previsão anterior apontava crescimento de 10% 
Após registrar mais um desempenho positivo das vendas de veículos no acumulado até setembro, a Fenabrave, entidade que representa as concessionárias, revisa suas projeções para 2018 – a quarta para o ano – e agora prevê um crescimento de 13% do volume de emplacamentos para o período na comparação com o ano passado. Na projeção anterior, divulgada em julho, o setor esperava alta de 10,3% das vendas para o ano. Em sua nova previsão divulgada no dia 2 de outubro, a entidade elevou os índices de todos os segmentos, tanto de leves quanto pesados.
Com isso, é esperada a venda de 2,52 milhões de veículos em 2018, considerando os emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus: na projeção anterior, feita em julho, a estimativa da entidade apontava para a venda de 2,46 milhões de veículos em 2018. Para lembrar, em 2017 foram licenciadas 2,23 milhões de unidades. Se a projeção atual for confirmada, este será o segundo ano consecutivo de crescimento das vendas do setor após quatro anos de queda do mercado.
"Com a volatilidade ao longo do ano e o impacto das eleições, reavaliamos nossos números com perspectiva positiva" - afirma o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.
Todos os segmentos deverão crescer neste ano, aponta a Fenabrave, segundo Assumpção, o índice de confiança atual do consumidor é "extremamente positivo", o que beneficia o setor de automóveis e comerciais leves. "Eu sempre digo que o que vende automóvel é juro barato: a baixa taxa de juros e também da inflação são pontos favoráveis que vêm sendo percebidos desde o segundo semestre do ano passado, fatores que ajudaram na alavancagem positiva do setor desde então", disse o executivo.
As novas projeções da Fenabrave apontam que no segmento de veículos leves haverá aumento de 11,9% das vendas em 2018 sobre o ano passado, para pouco mais de 2,43 milhões de unidades, na soma de automóveis e comerciais leves.Por categoria, as vendas de automóveis deverão crescer 12% neste ano na comparação com 2017 e atingir o volume de 2,07 milhões de unidades. Antes, a entidade havia projetado aumento de 9,9%, para pouco mais de 2,03 milhões. Por sua vez, para os comerciais leves a projeção de alta das vendas para 2018 passou de 8,7% para 11,2% - sempre considerando a previsão anterior, divulgada em julho, com a previsão atual divulgada nesta data. Com isso, as concessionárias, que esperavam um mercado de 343,4 mil unidades, agora vislumbram volume de 351,2 mil.
Contudo, o segmento pesado é quem deverá puxar a alta geral esperada para o setor neste ano: segundo a Fenabrave, a soma das vendas de caminhões e ônibus deverão superar os 90,5 mil em 2018, um aumento de 34,8% sobre o resultado do ano passado, quando foram emplacados 67,1 mil veículos pesados.
Deste total previsto para o ano, 71,9 mil serão caminhões, o que representa alta de 38,2% sobre o volume de 2017. Em sua projeção anterior, era esperada a venda de 65 mil caminhões, o que representaria incremento de 24,8%.
"A necessidade de renovação da frota e a super safra têm ajudado a alavancar os resultados de caminhões neste ano, que está sendo puxado pelos pesados e extrapesados", lembra Alarico.
Já no segmento de ônibus, a previsão virou: antes, a entidade esperava uma queda das vendas em 4,1% com pouco mais de 14,4 mil unidades; com a nova previsão, os números apontam para o licenciamento de mais de 18,6 mil ônibus até dezembro, o que representará, se confirmado, uma alta de 23,2%.
"Houve esse ajuste de crescimento da previsão devido a recuperação do programa Caminho da Escola e também do mercado de ônibus rodoviários, que está se antecipando à nova regulamentação de acessibilidade", explica Alarico.
O executivo comenta que embora ainda não haja uma projeção definida para 2019, a entidade acredita que a tendência de crescimento das vendas deverá se manter também para o que vem.
Fonte: Automotive Business





FCA encerra setembro consolidando a liderança de mercado
A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) consolidou em setembro a liderança de vendas no acumulado do ano, com 17,7% de market share durante os nove primeiros meses do ano. Com 315.423 unidades vendidas, o grupo acumula 11,9 mil unidades à frente do segundo colocado.
Em setembro, o Fiat Argo apresentou recorde de vendas, com 6.394 unidades emplacadas, 3,7% a mais do que no mês anterior. O modelo conquistou a 6º posição no ranking de carros mais vendidos do mercado brasileiro, consolidando a tendência de crescimento.
"Fiat Argo combina design atraente com tecnologia, conforto e muita qualidade. Também surpreende quando falamos de performance. É um equilíbrio perfeito entre economia de combustível e potência, o que é muito valorizado pelos clientes do segmento B hatch", destaca o diretor do Brand Fiat para a América Latina e diretor comercial Fiat Brasil, Herlander Zola.
Em comerciais leves, a marca Fiat liderou os licenciamentos com 42,6% de market share, representado pelo Fiat Fiorino e Novo Fiat Ducato. No segmento de picapes, os destaques foram a Fiat Strada, líder absoluta com 4.696 unidades emplacadas, seguida de Fiat Toro, com 4.575 unidades. A performance dos dois modelos na primeira e segunda posições deram à Fiat a liderança do segmento, com 33,4% de market share.
Entre os SUVs, só Jeep é Jeep — Com 5.006 unidades vendidas, o Jeep Compass se manteve no topo do ranking do segmento de SUVs. "Há dois anos, a Jeep surpreendeu o mercado ao lançar no Brasil um modelo inédito no mundo, o Jeep Compass. Com mais de 100 mil unidades vendidas desde o lançamento, é líder de toda a categoria SUV desde agosto de 2017", afirma Tania Silvestri, diretora do Brand Jeep para a América Latina e diretora Comercial 
Jeep, Chrysler, Dodge e Ram Brasil. De acordo com a executiva, um a cada cinco SUVs vendidos no Brasil é Jeep. "São mais de mais de 70 mil veículos emplacados no Brasil neste ano", reforça Tânia.
Além de líder no segmento e consagrado entre os consumidores, o Jeep Compass é o carro mais autônomo produzido no Brasil, com tecnologia que auxilia o motorista em uma condução mais segura e confortável em todas as situações de condução.





Fiep inaugura centro de tecnologia em elétricos e híbridos
Primeiro do gênero no Brasil recebeu R$ 13,7 milhões e será usado em capacitação e desenvolvimentos para a indústria 
O Sistema Fiep (ligado à Federação das Indústrias do Estado do Paraná) inaugurou em Curitiba o primeiro centro de tecnologia de veículos elétricos e híbridos do País. As instalações de 900 metros quadrados contam com oito laboratórios e resultam de um investimento de R$ 13,7 milhões.
O local será usado para treinamento de mão de obra especializada, cursos de pós-graduação e também para o desenvolvimento de projetos de inovação. 
O novo centro conta com espaço maker, dinamômetro 4x4 e equipamentos para desenvolvimento de powertrains híbridos e elétricos, entre outros itens.
"Já começamos uma parceria para o estudo de hibridização de pequenos caminhões a diesel", afirma o gerente Rafael Cury.
O centro tecnológico também está apto a trabalhar com internet das coisas, sistemas de comunicação V2X (entre veículos e o ambiente ao redor) e também com sistemas de energia e eletropostos com placas fotovoltaicas. De acordo com Cury, o novo centro já despertou a atenção e foi visitado por fabricantes de autopeças e motores elétricos e também por montadoras como Toyota, Nissan, Renault, Volvo e Volkswagen.
Fonte: Automotive Business

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