Publicidade

Mercado De Sistemas De Bombeamento Conta Com Tecnologias Diversificadas

Transportar, movimentar e aumentar a pressão de fluidos incompressíveis, levando-os de um ponto a outro, são as principais finalidades dos sistemas de bombeamento. Para atender a essa demanda, o setor conta com tecnologias diversificadas e é marcado pelas


Mercado De Sistemas De Bombeamento Conta Com Tecnologias Diversificadas

Transportar, movimentar e aumentar a pressão de fluidos incompressíveis, levando-os de um ponto a outro, são as principais finalidades dos sistemas de bombeamento. Para atender a essa demanda, o setor conta com tecnologias diversificadas e é marcado pelas constantes inovações. 
Mais do que o desenvolvimento contínuo, o mercado de sistemas de bombeamento se destaca por auxiliar na economia e geração de recursos de setores diversos. "Os sistemas de bombeamento de uma forma geral, seja por meio de captação de águas superficiais ou águas subterrâneas, têm o objetivo de prover recursos hídricos para o abastecimento público, agricultura, agronegócio, indústrias e outros, visando sempre à qualidade do bombeamento" – afirma Evandro Aguiar, da área de engenharia de aplicação da Franklin Electric.
Alberto Rodrigues, gerente geral da Bomax, explica que a tecnologia pode ser utilizada para fins variados: "Um sistema de bombeamento atende à necessidade da movimentação de fluidos com segurança e eficiência energética para diferentes finalidades, tais como: processos industriais, simples transferências como carga e descarga, etc.". 

Tipos 
Os sistemas de bombeamento podem ser divididos em subterrâneos e superficiais. Os primeiros, subterrâneos, utilizam captações efetuadas por perfuração nos aquíferos e bombeadas para a superfície com equipamentos denominados motobombas submersas. "Os principais tipos de sistemas de bombeamento são:  bombas centrífugas monobloco ou bombas centrífugas de acoplamento magnético normalmente acionadas por motores elétricos e bombas de deslocamento positivo, entre outras. No caso da bombas centrífugas, de 1cv a 25 cv, estas tecnologias devem atender a Portaria 455 Inmetro" – conta Alberto. 
"Já os sistemas de superfície utilizam um equipamento que faz a sucção/recalque da água a partir de lagos, rios, represas, tanques, onde o equipamento, em sua maioria, é instalado na superfície para este trabalho" – observa Evandro Aguiar. 
Essas tecnologias podem ser selecionadas em função das características que são específicas da necessidade do produto, como temperatura, viscosidade, contrapressão (pressão de trabalho) e vazão necessária. "Portanto com esses dados podemos determinar qual é a melhor tecnologia para cada aplicação, observando sempre o custo x benefício" – indica Alberto.  A aplicação dos sistemas dá-se em diversos setores, ajudando a impulsionar a economia e gerando recursos, tais como: agronegócio, agricultura, abastecimento público em geral, indústrias e mineração. "As bombas são utilizadas em processos industriais, estações de tratamentos, irrigações, sistemas de abastecimentos, etc." – afirma o gerente geral da Bomax. 

Mercado De Sistemas De Bombeamento Conta Com Tecnologias Diversificadas

Cuidados
Apesar das vantagens, um sistema de bombeamento mal dimensionado pode gerar transtornos como o rompimento de filtros, desgastes excessivos, elevada passagem de sólidos, comprometendo a qualidade da água bombeada e até levando à falha dos equipamentos de bombeamento que o compõe.
Dessa forma, é extremamente importante buscar informações para o dimensionamento correto e melhor performance do equipamento. "Sempre aconselhamos a ler o manual de utilização e instalação do equipamento" – orienta Alberto. 
A atenção deve ser redobrada durante a instalação do sistema. "Deve-se ficar atento à correta instalação do sistema e às condições disponíveis do local, obedecendo sempre as exigências e particularidades de cada equipamento, como NPSHr, PH da água, temperatura, condições de submergência, dentre outros fatores, para que se tenha o melhor aproveitamento em rendimento e vida útil" – recomenda Evandro. 

Mercado
O mercado de bombeamento é amplo e com muitas oportunidades de desenvolvimento, principalmente nas questões de eficiência e economia de energia. Dessa forma, as empresas do setor devem estar preparadas para atender à toda evolução e segmentação que o mercado exige. "Nosso maior desafio e desenvolver produtos cada vez mais eficiente e criar uma interface de comunicação entre o equipamento e o usuário" – afirma Alberto. 

Mercado De Sistemas De Bombeamento Conta Com Tecnologias Diversificadas

Para acompanhar a evolução do setor é importante estar atento às tendências. "Uma das principais novidades do mercado é a obtenção de recursos de bombeamento por meio da utilização de fontes renováveis de energia, tais como a Eólica e Solar" – revela Evandro. 
Com o objetivo de oferecer as melhores soluções para seus clientes, a Bomax e a Franklin Electric possuem equipamentos diversificados e uma equipe qualificada. 
A Bomax é uma empresa que foi fundada em 1983, fornecendo conjuntos moto bombas centrífugas em polipropileno (tecnologia e patentes próprias) para bombeamento de produtos químicos corrosivos e ao longo do tempo foi complementando seu portfólio, dentre eles as bombas de duplo diafragma pneumática (deslocamento positivo). "Preocupada em sempre fornecer equipamentos de qualidade e de ponta, a Bomax dispõe de uma equipe de técnicos/engenheiros e equipamentos que permitem desenvolver e testar novos produtos" – afirma Alberto. 
A Franklin Electric atua fortemente no mercado mundial com soluções para movimentação de água e combustíveis. "No mercado brasileiro de bombeamento de água e efluentes, temos atualmente 4 marcas: Schneider Motobombas, Bombas Leão, Pioneer Pump e FPS" – conta Evandro.

Mercado De Sistemas De Bombeamento Conta Com Tecnologias Diversificadas

A marca Schneider Motobombas fornece um amplo portfólio de sistemas de superfície, submersas, sistemas de bombeamento solar e pressurização. A marca Bombas Leão oferece equipamentos totalmente desenvolvidos para poços artesianos e também com tecnologia solar. Já a Pioneer Pump atua com equipamentos muito utilizados na mineração e saneamento, para bombeamento em altas vazões com presença de sólidos em suspensão em granulometrias elevadas. "E mais recentemente no Brasil, a marca FPS complementa o vasto portfólio da Franklin Electric, fornecendo também soluções para sistemas de aeração. Além disso, atuamos no mercado de combustíveis com a Franklin Fueling Systems, que possui uma linha completa de equipamentos para postos de combustíveis" – explica Evandro. 


Contato das empresas
Franklin Electric: www.franklinwater.com.br

Publicidade