Publicidade

Mercado

Confira as novidades no mercado industrial


BMW Group troca de presidente no Brasil
O BMW Group vai trocar de presidente no Brasil em 2019. Após três anos no comando do grupo alemão no País, o português Helder Boavida foi transferido para Estocolmo, onde ficará sediado como presidente e CEO da empresa com responsabilidade para todos os países nórdicos e bálticos – além da sede regional na Suécia, estarão sob sua supervisão os mercados da Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, Estônia, Letônia e Lituânia. E para seu lugar nas operações brasileiras, a BMW faz uma interessante troca cruzada de nacionalidades, ao trazer da China um executivo brasileiro com nacionalidade dinamarquesa: Aksel Krieger. 
Krieger iniciou sua carreira no BMW Group no Brasil, em 2000, como analista da BMW Serviços Financeiros, e chegou à função de executivo-chefe de finanças (CFO) do braço financeiro da empresa no país. Depois ele desempenhou a mesma função por três anos na operação sul-africana da BMW. 
O executivo também já trabalhou na matriz do grupo na Alemanha e, antes de ser nomeado presidente e CEO para o Brasil, estava na China, onde desde 2015 era o CEO da financeira Brilliance-BEA Auto Finance Co, em Xangai. 
O novo presidente assume o comando em fevereiro de 2019. Ele já conhece bem o País, toda sua graduação superior foi feita em escolas brasileiras: é formado em administração de empresas pela Mauá Business School, tem pós-graduação em finanças pelo Insper e MBA pela Fundação Dom Cabral. 
Nascido em Lisboa, Helder Boavida é formado em administração de empresas pela Universidade de Lisboa e atua no BMW Group desde 2004. Em sua passagem pelo Brasil, o executivo consolidou a estratégia no mercado brasileiro das marcas BMW, Mini e BMW Motorrad, trabalhou para tornar as operações da rede mais eficientes e reforçou o plano de eletrificação dos carros da fabricante no País.  Na atual estrutura, Krieger reportará para Alexander W. Wehr, responsável pela região que engloba os mercados do México, América Latina e Caribe. Fonte: www.automotivebusiness.com.br


 Mercado
  

 



Bentley Systems anuncia a aquisição da ACE enterprise Slovakia, fornecedor de interoperabilidade de software empresarial
 A Bentley Systems Incorporated, líder global no fornecimento de soluções de software abrangentes para avanço de projeto, construção e operação de infraestruturas, anunciou a aquisição da ACE enterprise Slovakia, fornecedor de soluções de tecnologias inovadoras para integração com o planejamento de recursos empresariais (ERP), gerenciamento de ativos empresariais (EAM), e sistemas de informação geográfica (GIS). A ACE enterprise tem sido um parceiro tecnológico da Bentley Systems, e a ACE Enterprise Platform é utilizada para o conector AssetWise da Bentley certificado para SAP ERP e SAP HANA.  style="text-align: left;">Alexander Cimbalak, fundador da ACE enterprise, afirmou: "Gostamos de nossa parceria com a Bentley para fornecimento de conectores empresariais e estamos muito entusiasmados para fazer parte da Bentley e podermos agora utilizar os serviços cloud de gêmeos digitais da Bentley para podermos sincronizar unicamente as origens de dados TI, OT e ET empresariais dos ativos de infraestruturas."
Alan Kiraly, vice-presidente sênior, desempenho de ativos da Bentley Systems, afirmou: "A ACE enterprise tem superado consistentemente os desafios de interoperabilidade das TI que enfrentamos na Bentley. Agora, como colegas, esta talentosa equipe permitirá continuar expandindo o escopo e o alcance da informação que pode ser acessada através do AssetWise e digitalmente alinhada nos gêmeos digitais de infraestruturas."





Dan Ammann deixa a presidência da GM para liderar a Cruise
Cinco anos depois de assumir a presidência da General Motors, Dan Ammann deixará o cargo a partir de janeiro de 2019. Em um movimento aparentemente contra-intuitivo, ele vai assumir a posição de CEO de uma startup: a Cruise Automation, que desenvolve tecnologia para carros autônomos e foi comprada pela montadora em 2016. 
Desde a aquisição, o novo negócio deu um salto de crescimento, saindo de 40 para mais de mil colaboradores e com um futuro promissor pela frente. 
A Cruise deve começar a operar comercialmente um serviço de táxis autoguiados nos Estados Unidos. Com a liderança de Ammann, a expectativa é de que a evolução da startup ganhe ainda mais velocidade. 
A chegada do executivo vai impactar o papel de Kyle Vogt, o fundador da Cruise. Até então ele ocupava a posição de CEO da empresa e desempenhava a função de chefe de tecnologia de forma extraoficial. Vogt assumirá o cargo de CTO (Chief Technology Officer) e também passará a presidir o conselho da startup. Com a chegada de Ammann para conduzir o negócio, o fundador poderá focar na tecnologia. 
Reestruturação e visão de futuro - Segundo a General Motors, Ammann é um dos grandes responsáveis pela visão da companhia para a mobilidade do futuro. Ele conduziu a negociação e a compra da Cruise e, depois disso, era uma das principais lideranças envolvidas na condução dos negócios da startup, em contato direto com Vogt. Recentemente o negócio ganhou corpo ao captar investimentos da gigante japonesa de tecnologia Softbank e da Honda e, com isso, elevar seu valor de mercado para US$ 14,6 bilhões. 
Entre os feitos do executivo na liderança da GM, aponta a empresa, estão ainda a venda da divisão europeia Opel ao Grupo PSA e a coordenação da oferta pública de ações da companhia, em 2010, na saída de uma crise profunda nos negócios. Na época o especialista era responsável pela área financeira da empresa. 
Ammann seguirá respondendo diretamente à Mary Barra, CEO da General Motors, como parte da liderança do grupo. O executivo afirmou a publicações dos Estados Unidos que está animado com a chance de dedicar 100% de seu tempo à nova empreitada da organização. 
O anúncio da nova posição de Ammann na companhia acontece dias após a GM anunciar uma redução significativa em sua estrutura para permanecer lucrativa. As operações da empresa vão encolher em 2019 com o fechamento de quatro fábricas nos Estados Unidos, uma no Canadá e duas fora da região, com o corte de 15% de sua força de trabalho.






Dow anuncia nova diretora comercial para o negócio de soluções industriais na América Latina
A Dow anuncia Veronica Perez como a nova diretora comercial para o negócio de soluções industriais na América Latina após mais de 20 anos atuando em diversas áreas na empresa. A executiva será responsável pela gestão dos resultados financeiros do negócio, pela liderança da estratégia bem como o foco no desenvolvimento de iniciativas que visam ao crescimento nos segmentos de tintas e revestimentos, agronegócio, bioetanol, lubrificantes, limpeza, petróleo e gás, mineração, aditivos para combustíveis e papel e celulose. Veronica assume a posição até então ocupada por Ana Carolina Haracemiv, que está sendo transferida para a Suíça na função de diretora comercial para o negócio de Poliuretanos da Dow para Europa, Oriente Médio, Rússia, África e Índia.
Perez trabalha na Dow desde 1995, no México, onde atuou em diversas posições no negócio de Plásticos para Embalagens. Em 2007, Veronica se mudou para o Brasil onde assumiu a gerência de produtos e marketing para o setor de embalagens e plásticos de especialidades, área da qual se tornou diretora em 2010. Em 2012, foi nomeada gerente global de marketing para elastômeros baseada nos Estados Unidos e, em 2014 ela foi realocada para o México como diretora de vendas para os negócios de soluções industriais e poliuretanos.


Mercado
Publicidade