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Papel Principal Contra Emissão De Poluentes

Na luta para diminuir a emissão de poluentes no ar, diversos projetos trabalham com um dos vilões: os veículos. Filtro utilizado em ônibus é exemplo de uma boa idéia


Na luta para diminuir a emissão de poluentes no ar, diversos projetos trabalham com um dos vilões: os veículos. Filtro utilizado em ônibus é exemplo de uma boa idéia

por Tiago Dias

O uso dos combustíveis fósseis e não-renováveis vem crescendo já há muitos anos. Durante esse tempo, pesquisas foram realizadas para medir o tamanho do impacto de sua utilização no meio ambiente. Porém, muitas vezes, os resultados se restringiam apenas aos pesquisadores. Aos poucos o assunto começa a ser difundido de maneira mais abrangente, aquecimento global e biodiesel já servem como pauta nas salas de reunião de empresas e órgãos governamentais, rendendo bons resultados práticos.
Segundo a resolução 315/2002 do CONAMA, estão previstos para 2009 novos combustíveis de padrões com níveis eficientes, o que facilitará a utilização de outros tipos de filtros em programas de controle da poluição do ar, já que o combustível com baixo teor de enxofre, por exemplo, é essencial para a diminuição da emissão de poluentes.
O lançamento comercial do diesel com 500 ppm de enxofre em 2005 pela Petrobras, por exemplo, já possibilitou a criação do Programa de Retrofit para veículos em uso.
Retrofit são ações ou equipamentos aplicados em veículos, com tecnologia para controle de emissão.
Papel Principal Contra Emissão De PoluentesO projeto estipula a média de poluentes que determinada frota de ônibus pode emitir. “O diferencial nesse projeto é que a empresa que cuida da frota escolhe seus próprios métodos para que ocorra a redução desejada, respeitando seu próprio capital. Não é uma imposição tecnológica”, comenta Gabriel Murgel Branco, diretor da EnvironMentality - Tecnologias com Conceito Ambiental.
As empresas de transporte coletivo podem escolher diversos meios e equipamentos para utilizar nos ônibus, ou seja, pode-se optar pela instalação de catalizadores ou filtros, ou até mesmo troca de ônibus por modelos híbridos ou a gás. O que interessa no final, é que a frota de ônibus consiga estar dentro dos limites de emissão.
O limite estipulado obedece à pesquisa realizada por Gabriel Murgel Branco junto com a SP Trans, que cuida do transporte público no município de São Paulo. Branco, idealizador do Proconve, principal programa federal de controle da poluição para veículos, pesquisou sobre a emissão de poluentes em diversos corredores de ônibus da cidade. “Dessa pesquisa, comprovamos que os corredores possuem um nível altíssimo de poluição, duas vezes maior que a dos quarteirões nas proximidades, pois o tráfego de ônibus é maior”. Por esse motivo, os ônibus acabam sendo o objeto de maior interesse em projetos desse tipo. Justamente nesses corredores de ônibus a concentração de pessoas é maior e, consequentemente, a exposição delas à poluição é proporcional.
Um projeto coordenado pelo Departamento de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP pesquisou o impacto da poluição na saúde da população. Os resultados mostram que o nível de poluição atmosférica pode aumentar até 12% o risco de morte por doenças respiratórias. A exposição de uma pessoa saudável por meses a níveis relativamente baixos de poluição, por exemplo, pode provocar doenças respiratórias, agravar o quadro de quem já tem esse tipo de problema e também levar à morte. São cerca de 3 milhões de toneladas de poluentes, sendo 90% deles emitidos pelos gases dos veículos automotores.
Com consultoria da EnvironMentality e parceria entre a EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, o IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas e a Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista, o Projeto-Piloto para sistemas Retrofit foi iniciado e, em sua primeira fase, visa equipar ônibus urbanos da Região Metropolitana de São Paulo, adotando-se os critérios técnicos propostos pela AFEEVAS - Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul, para a verificação da eficácia de redução das emissões pelos sistemas.
Com um aparelho de medição, que ainda não existe no Brasil, o projeto desenvolveu uma série de procedimentos para atestar a qualidade dos equipamentos, entre eles, filtros e catalizadores.

Papel Principal Contra Emissão De PoluentesFiltros como solução
Por semana, cada ônibus produz, em média, um quilo e meio de poluentes. Diante desse número, o Engenheiro Mecânico Sérgio Sangiovani e o Físico Paulo Roberto procuraram a Secretária de Meio Ambiente de Diadema para que fosse testado um filtro, criado por ambos.
Basicamente o processo é bem simples, serra-se o cano do ônibus e nele se encaixa o equipamento. Segundo os inventores, o equipamento surgiu após muita pesquisa, observação e tentativas. “É um sistema original que baseia a filtração pelas ondas de choque do fluxo de gás”, comenta Paulo Roberto. “Seu elemento filtrante é composto de alumínio e aço inox, podendo ser reutilizado”.
Segundo o físico, em testes o filtro teve 70% de eficiência na retenção de partículas com diâmetro de 2,5 micra. “Já conseguimos evitar até 60% da emissão de material particulado. Em grandes centros urbanos, utilizando o filtro em grande escala em motores a diesel, poderemos reduzir até 40% da poluição de material particulado”, comenta Paulo Roberto.
O filtro chamou a atenção de José Jacinto de Oliveira, Diretor Presidente da ETCD – Empresa de Transporte Coletivo de Diadema, que resolveu fazer o teste em alguns ônibus de sua frota. Hoje, após dois anos, os filtros estão instalados em cerca de 50 ônibus da ETCD. Segundo José Jacinto, o filtro retém até 70% do material particulado emitido pelos escapamentos dos ônibus, entre os poluentes da queima do óleo diesel. “Os resultados são extremamente satisfatórios, tanto para o meio ambiente como para a saúde da população”, comemora. Altamente nocivos, os gases que saem dos tubos de escapamento desses ônibus, quando concentrados, parecem borra de café. “Mesmo você não vendo a fumaça preta, existem estas partículas dentro dos gases que devem ser retidos. Isso vai para dentro dos pulmões, para o meio ambiente”, comenta Paulo Roberto.

Papel Principal Contra Emissão De PoluentesPoluente retido vira material para reformar pneus
No projeto em Diadema, o concentrado retirado da parte de cima do ônibus vai para a parte de baixo.
Patrick Susca, diretor geral da Pneus Jato, utiliza o material captado pelo filtro como matéria-prima para a recapagem de pneus, utilizados pelos mesmos ônibus com filtros.
Segundo Susca, na fase de implantação do filtro, sua empresa foi chamada para participar do projeto. “A grande questão era: o que vamos fazer com todo esse pó coletado? Não poderíamos simplesmente impedir que fosse para o ar, mas depois jogar em qualquer lugar contaminando o solo. Nossa empresa então foi chamada para ver se havia alguma idéia para reaproveitar aquele material retido”. Com amostras e testes em laboratório, Susca viu que poderia acrescentar o pó junto com vários outros compostos na formulação da borragem – material para recapagem dos pneus.

Programas e projetos eficientes
Diante do quadro agravante que pesquisas como a de Branco vêm mostrando, a CNT - Confederação Nacional do Transporte - lançou o Despoluir, Programa Ambiental do Transporte. “Temos como objetivo promover o engajamento dos empresários do setor, dos transportadores, dos caminhoneiros autônomos, dos taxistas e da sociedade na conservação do meio ambiente, para que atuem na construção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável”, comenta Gustavo Filice de Barros, da Coordenação de Projetos Especiais da Confederação.
Com o projeto, a CNT espera que o setor de transporte brasileiro assuma sua parcela de responsabilidade na construção de um mundo ambientalmente mais equilibrado, promovendo uma série de ações para atingir tal objetivo.
Segundo a CNT, o setor hoje conta com 146 mil empresas de transporte e 733 mil transportadores autônomos, totalizando 2,5 milhões de trabalhadores no segmento, que geram cerca de 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a conscientização de todo esse número já é um grande passo adiante para uma atuação em caráter global.
Papel Principal Contra Emissão De PoluentesO DESPOLUIR é estruturado em dois Grupos de Projetos: o Grupo A - Projeto Transporte - está voltado para melhorar o desempenho ambiental do setor, com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes pelos veículos. Já o Grupo B - Projeto Cidadania para o Meio Ambiente - busca transformar os agentes do setor em multiplicadores da educação ambiental para toda a sociedade, especialmente para os usuários de transporte. Será promovido ainda o uso do selo Despoluir, que identificará os veículos que estão em conformidade com as normas ambientais.
Sobre a possível utilização de filtros em alguma fase do projeto, Barros comenta que há a preocupação constante do programa junto a novas tecnologias e meios para ajudar no objetivo de reduzir o nível de poluição emitido. “A boa manutenção do veículo sempre ajuda na diminuição de emissão de poluentes.
Existe a reciclagem de ar do sistema de ar condicionado dos veículos. Também o catalisador tem um importante papel na diminuição de emissão de gases. Ações que vão ao encontro dessa iniciativa são apoiadas”, comenta.
Para Paulo Roberto, a população deve cobrar que o transporte público polua menos. “As emissões irão retroceder quando nós começarmos a utilizar combustíveis mais limpos, quando as montadoras receberem subsídios para lançamento de novos veículos com baixas emissões”, declara. Barros acredita que o sucesso desses projetos, programas e parcerias conscientizará cada vez mais as pessoas. “Na medida em que esses projetos apresentem resultados de viabilidade econômica, ambiental e social positivos, achamos que a indústria automobilística deve verificar a possibilidade de adotar novas tecnologias que venham auxiliar a atender os padrões exigidos nas normas”.
Projetos como estes podem parecer uma solução parcial, mas, antes de tudo, são peças importantes e eficientes para a redução da emissão de poluentes no ar, graças aos equipamentos (como os filtros), pessoas e parcerias que vêem uma solução para este problema.Papel Principal Contra Emissão De Poluentes

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