Publicidade

Filtro De Pólen: Sua Saúde E A Saúde Do Seu Veículo

Somente com manutenção preventiva e uso de filtros de pólen é possível garantir a eficiência do ar-condicionado e preservar a saúde.


Filtro De Pólen: Sua Saúde E A Saúde Do 
Seu Veículo
Marcelo Vinícius Bernardini, Gerente de Desenvolvimento

Somente com manutenção preventiva e uso de filtros de pólen é possível garantir a eficiência do ar-condicionado e preservar a saúde.

 

 

Sabe-se que há mais de 50 anos existem empresas fabricantes de filtros no Brasil, algumas multinacionais e outras fundadas por alguns brasileiros idealistas que, infelizmente, já não estão entre nós para poder apreciar os frutos do seu trabalho suado.
Também sabe-se que, apesar de tantos anos nossa evolução caminha num ritmo muito abaixo do que em países da Europa e os Estados Unidos. Mas esta situação está mudando. Ainda com a perseverança e a criatividade de um povo empreendedor, já notamos alguns fatos que indicam nossa evolução em ritmos mais acelerados. A exportação de filtros para eletrodomésticos (aspiradores de pó) e para indústria petrolífera (cartuchos melt blow para plataformas de prospecção) já nos colocam entre os mercados mais atrativos para clientes em todo mundo. Outro indicador forte é a exportação e o consumo interno de filtros de cabine para linha automotiva (filtro de pólen). Este segmento foi criado há, aproximadamente, 12 anos por uma indústria de filtros na Alemanha à pedido da BMW. Um veículo com mais de dois anos de uso começa a perder a eficiência do ar condicionado quando não há filtro de cabine ou este está danificado. Os veículos produzidos no Brasil até o ano de 1994 não possuem filtro de pólen. Para entender melhor este problema, vamos explicar detalhadamente como funciona e qual a importância do filtro de pólen.
O sistema de ar condicionado de qualquer veículo é constituído de duas peças principais. O evaporador e o radiador de água que fazem o resfriamento e o aquecimento do ar interno, respectivamente. Estas peças são "aletadas" com colméias bem similares às existentes no radiador do motor. Na ausência do filtro de pólen, toda a poeira, monóxido de carbono, insetos e todo tipo de partícula suspensa no ar penetra entre as aletas destas peças impedindo a passagem do ar. Dependendo da região onde circula o veículo (estradas sem asfalto ou com poluição do ar excessiva) o sistema de ar condicionado já não tem a mesma eficiência de quando novo.
Não havendo a troca de calor necessária, o radiador de água já começa a apresentar super-aquecimento e, como é produzido em peças plásticas, acaba ressecando e gerando trincas onde se nota o vazamento de água dentro do veículo (normalmente atrás do painel).
Já o evaporador entupido, também não faz a troca correta de calor e acaba atingindo temperaturas muito baixas ao ponto de descaracterizar as propriedades mecânicas do alumínio e até o rompimento dos dutos de gás, causando o seu vazamento Filtro De Pólen: Sua Saúde E A Saúde Do 
Seu Veículo(muitas vezes difícil de ser detectado). Vale lembrar que a substituição ou manutenção destes componentes só é possível após a retirada completa do painel do veículo. Além da demora e da complexidade do serviço, o custo fica sempre entre R$600,00 e R$2.500,00. Outro fato preocupante é a contaminação destas peças e dos dutos de ventilação por colônias de bactérias e fungos altamente prejudiciais à saúde. Segundo o depoimento do Dr. Álvaro Luiz Fontanella (membro do instituto do Tórax em São Paulo e Presidente do Conselho Paranaense de Pneumologia) o ar condicionado sem manutenção é o 2° maior responsável por problemas respiratórios no Brasil e perde apenas para o uso do cigarro.
Há comentários dizendo que foi a causa da morte do Ministro das Telecomunicações Sérgio Motta e os mais prejudicados em todo este processo são as crianças e idosos que costumam apresentar os sintomas com mais facilidade. Entretanto, além do uso e substituição do filtro de pólen, recomenda-se também a limpeza do sistema com produtos específicos de uso profissional. Este serviço é uma manutenção preventiva por parte das oficinas especializadas ou concessionárias bem eficaz, de baixo custo, rápida (cerca de 45 minutos) e deve ser feita em conjunto com a troca do filtro de pólen. A aplicação destes produtos tem por finalidade eliminar possíveis focos de colônias de fungos ou bactérias presentes nos componentes do ar condicionado. Apenas um cuidado a ser tomado, é exigir de quem estiver executando o serviço a licença do fabricante do produto por parte da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Tomando todos estes cuidados, qualquer veículo com ou sem ar-condicionado que possua filtro de pólen certamente estará com o sistema em bom funcionamento, trazendo conforto e segurança aos seus ocupantes e economia ao seu proprietário.

Publicidade