Publicidade

Selo Para Aparelhos Por Gravidade Em Fase De Aprovação

O documento encontra-se em análise final pelo INMETRO e possibilitará a certificação de produtos em conformidade com a NBR 15176:2004 através de um selo de qualidade, similar ao existente para os aparelhos por pressão.


O documento encontra-se em análise final pelo INMETRO e possibilitará a certificação de produtos em conformidade com a NBR 15176:2004 através de um selo de qualidade, similar ao existente para os aparelhos por pressão.

Selo Para Aparelhos Por 
Gravidade Em Fase 
De AprovaçãoO IFBQ – Instituto Falcão Bauer da Qualidade - aguarda para breve a aprovação pelo INMETRO do processo de certificação para filtros e purificadores de água por gravidade de uso doméstico, com base na norma NBR 15176:2004.
"Há um grande interesse por parte dos fabricantes e do consumidor em torno da certificação, por garantir qualidade e segurança ao mercado", explica Eduardo Rodrigues, Coordenador Técnico de Produto do IFBQ. "Os testes assemelham-se aos realizados para os aparelhos por pressão e já dispomos de laboratórios com condições técnicas para a realização dos ensaios, o que possibilitará ter os primeiros produtos certificados no segundo semestre de 2005".
O processo de certificação deverá levar em torno de 60 dias para os produtos aprovados nos ensaios exigidos pela NBR 15176:2004. "O selo de qualidade para os aparelhos por gravidade representará mais uma importante conquista da ABRAFIPA em prol do desenvolvimento do mercado", explica Moacyr Domingues, presidente da ABRAFIPA.
"Em conjunto com o selo para os aparelhos por pressão, passaremos a ter formas de garantir a qualidade dos principais produtos disponíveis para a melhoria da água de uso doméstico no Brasil, beneficiando o consumidor, o mercado e coroando os esforços da ABRAFIPA pela regulamentação do setor".

Programa de Análise de produtos INMETRO
A ABRAFIPA continua acompanhando junto ao INMETRO a divulgação dos testes com filtros e purificadores, no Fantástico, da Tv Globo, referente ao Programa de Análise de Produtos, envolvendo principalmente os aparelhos por pressão, regulamentados pela NBR 14908:2004."O relatório está em elaboração pelo INMETRO e estamos aguardando uma posição oficial da entidade quanto a divulgação", diz o presidente da ABRAFIPA, Moacyr Domingues.O Programa de Análise de Produtos teve início em 1996 e promoveu melhorias na qualidade de diversas linhas de produtos, comprovada por selos com o logo do INMETRO. Conforme pesquisas divulgadas pelo comércio, os selos estão entre os principais fatores considerados pelo consumidor no momento da compra de produtos, por transmitir segurança e confiabilidade na qualidade de fabricação.

Cinco anos de trabalho
Em conformidade com as exigências do INMETRO, a ABRAFIPA tem trabalhado pelas políticas de qualidade desde sua fundação, em 2000. A união do setor resultou em normas e certificações para os aparelhos por pressão e gravidade, num ganho de qualidade exponencial para o mercado.
"É preciso mostrar ao consumidor que dispomos de selos de qualidade com características distintas e 91 produtos certificados, equivalentes a mais de 70% da produção nacional, índice expressivo para uma certificação voluntária", ressalta Moacyr.
"Uma vez que o INMETRO analisará apenas produtos não certificados, é fundamental que a divulgação dos testes não passe uma idéia equivocada da realidade e traga prejuízos ao setor, pois trabalhamos muito para chegar nesse patamar de qualidade".Outro fato que merece explicação no programa é a marca INMETRO compulsória para aparelhos elétricos. "Ela diz respeito à qualidade construtiva dos materiais e segurança elétrica, o que não significa aprovação no tratamento de água. É comum o consumidor ver o logo do INMETRO e achar que o produto foi aprovado em todos os sentidos, por isso a necessidade do esclarecimento".

Publicidade