Publicidade

Aparelhos Por Gravidade Em Processo De Certificação

Com a aprovação e publicação em dezembro de 2004 da NBR 15176:2004 - Norma Aparelho Para Melhoria da Qualidade da Água para Uso Doméstico – Aparelho por Gravidade, o mercado ganha condições para a definição de uma sistemática de certificação...


Com a aprovação e publicação em dezembro de 2004 da NBR 15176:2004 - Norma Aparelho Para Melhoria da Qualidade da Água para Uso Doméstico – Aparelho por Gravidade, o mercado ganha condições para a
definição de uma sistemática de certificação para os produtos comercializados no País.



Aparelhos Por Gravidade Em Processo De Certificação

A exemplo do trabalho realizado para os aparelhos por pressão, a ABRAFIPA tem papel importante na certificação dos aparelhos por gravidade, interagindo na homologação do organismo certificador junto ao INMETRO, bem como na negociação dos valores dos serviços e ensaios exigidos pela norma, além de orientar e esclarecer as dúvidas dos associados quanto ao procedimento de certificação.
A mobilização dos fabricantes também é fundamental para o processo. "É essencial que algum fabricante específico a esse mercado assuma a coordenação dos trabalhos, por deter a tecnologia e o conhecimento para adaptar seus produtos aos requisitos da norma, atuando em conjunto com os laboratórios na adequação dos ensaios", explica Paul Gaston Cleveland, Diretor Técnico da ABRAFIPA.
Além dos benefícios para o setor, que ganha ainda mais credibilidade junto ao consumidor pela oferta de produtos de qualidade comprovada, Paul destaca o trabalho realizado pela ABRAFIPA em prol do desenvolvimento do mercado.
"Temos desenvolvido uma atividade intensa e eficiente na divulgação, orientação, apoio e entrega de informações sobre todos os assuntos acerca da norma e da certificação, além de forte atuação junto às entidades oficiais para defender os interesses da categoria e dos consumidores", diz Paul. "A ABRAFIPA foi pioneira na regulamentação, pela necessidade de estabelecer critérios de avaliação dos produtos oferecidos ao consumidor. Temos incentivado nossos associados a aderir ao sistema de certificação voluntária, uma vez que protege a sociedade por proporcionar produtos mais seguros e honestos".
A NBR 15176:2004 pode ser adquirida na ABNT nos seguintes endereços: Rio de Janeiro: Av. Treze de Maio, 13 - 28º andar - CEP 20003-900 - CP 1680 - Tel.: (21) 3974-2300. São Paulo: Av. Prof. Almeida Prado, 532, prédio 1, 3º andar - Cid. Universitária - CEP 01064-970 - Tel.: (11) 3767-3622. Pela internet, no site www.abnt.org.br

"A ABRAFIPA foi pioneira na regulamentação, pela necessidade de estabelecer critérios de avaliação dos produtos oferecidos ao consumidor. Temos incentivado nossos associados a aderir ao sistema de certificação voluntária, uma vez que protege a sociedade por proporcionar produtos mais seguros e honestos"

Conheça a NBR 15176:2004

A norma especifica os requisitos mínimos e métodos de ensaio para a avaliação de aparelhos de uso doméstico para fornecimento de água potável por ação da gravidade, abrangendo os tradicionais filtros de argila, jarras com elemento filtrante incorporado e produtos correlatos. Além dos requisitos e ensaios, a norma também estabelece padrões mínimos de identificação e apresentação dos produtos, de tal maneira que o consumidor tenha informações precisas, completas e comprovadas tanto no momento de decidir a compra como na correta utilização dos aparelhos ao longo de toda a vida útil do produto.
 
Ensaios Obrigatórios:
1. Determinação de extraíveis: detecta se substâncias provenientes dos materiais constitutivos do aparelho, as quais eventualmente tenham sido incorporadas à água quando em contato com o produto, estão em padrões permitidos pela legislação.
2. Controle microbiológico: comprova a ausência de crescimento de microorganismos no interior do aparelho, principalmente quando este encontra-se em repouso.
 
Ensaios Classificatórios:
1. Retenção de partículas: verifica a eficiência do aparelho na remoção de partículas sólidas presentes na água.
2. Retenção de cloro: avalia a eficiência do aparelho na remoção do cloro livre adicionado à água.
3. Redução do nível microbiológico: determina a capacidade ou não do aparelho reduzir o teor de contaminação por microorganismos em pelo menos 100 vezes.
 
ABRAFIPA – Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos Para Tratamento de Água.

Publicidade