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Tecnologia Açoplast No Mercado De Linha Branca/Eletrodomésticos

A Açoplast é uma indústria que preza muito pela tecnologia e pelo aperfeiçoamento de processos de qualidade em todos os nichos onde trabalha


Açoplast trabalha com processos seguros e modernos para produtos desse segmento conforme sua filosofia de qualidade

A Açoplast é uma indústria que preza muito pela tecnologia e pelo aperfeiçoamento de processos de qualidade em todos os nichos onde trabalha, isso inclui os produtos para linha branca/Eletrodomésticos, que há mais de dez anos integrou a família Açoplast, fabricando para o mercado interno e para exportação, e tendo clientes grandes, como Arno, Walita (Philips), Multibrás, Eletrolux, entre outros.
Açoplast, para esse segmento, utiliza máquinas e injetoras modernas, verticais e horizontais, com alto controle, além de sistemas automatizados com mesas giratórias, esteiras e o sistema Poka Yoke, um dispositivo à prova de erros; tudo para garantir a qualidade final do produto. São processos enxutos para melhor competitividade, utilizando os mesmos critérios adotados para as indústrias automotivas, ou seja, os mesmos padrões, processos e procedimentos. "Em conseqüência, obtemos um produto de melhor qualidade com uma maior produtividade, uma logística integrada com os clientes e em conseqüência disso, um preço competitivo", diz o Gerente industrial da Açoplast, José Benedito Pereira da Silva. Nesse processo utiliza-se também a gestão Lean Manufacturing, onde é desenvolvido um processo sem refugo, sem wip - work in process, baixo estoque e menor lead time.

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Processo com tecnologia
Açoplast trabalha com ferramentas modernas, tais como: FTQ (First Time Quality), DOE (Designer Off Experiments) e 6 Sigmas. Para completar esse time de qualidade, atualmente a Açoplast conta com funcionários black belt e green belt (classificações profissionais), que coordenam os projetos Kaizen, voltados para melhoria contínua. "Os resultados finais desses projetos são fantásticos, reduzindo custos e melhorando a qualidade, treinando as pessoas e motivando os funcionários", diz José Benedito.
Frisando o nível de qualidade, o PPM (Partes Por Milhão) é abaixo de 60 unidades, em muitos casos, chegando a 0 PPM. Como o filtro do liquidificador, por exemplo, está abaixo de 30 PPM. Dependendo do processo, esse índice é alcançado internacionalmente. Para manter essas características, a Açoplast tem implantado equipamentos de medições modernos, além do pessoal qualificado para esse trabalho e processos capazes de buscar o resultado conforme as necessidades do cliente.
Para desenvolvimento de novos produtos, a Açoplast possui um corpo técnico especializado nessa área. "Contamos com projetistas e parceiros internos que nos auxiliam na construção, além da ferramentaria interna, na qual fazemos as manutenções, caso seja necessário. Contamos também com pessoas especializadas em plástico, facilitando o desenvolvimento do produto, chegando numa melhor performance do ferramental", diz Adriano Vieira de Souza, Gerente - Engenharia de Processo da Açoplast. Esse trabalho com especialistas facilita a otimização de gestão, para inclinação da peça, marca de fluxo, entre outros. Esse melhoramento auxilia a Açoplast a tomar a decisão correta, beneficiando o cliente quando o produto estiver pronto e em funcionamento.

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Linha Branca/Eletrodomésticos
Umas das características da linha branca, além do dimensional, são o acabamento e embelezamento da peça. A Açoplast tem a experiência de trabalhar com diversas matérias primas, como por exemplo, o PP (polipropileno), ABS, Acrílico e Policarbonato, esses materiais variam conforme a necessidade do cliente. "Nós temos a linha de material que nosso cliente necessita, primeira linha de mercado, todos certificados", diz Adriano. Um fator importante é o trabalho feito além do material a ser injetado, a sobre-injeção. "O forte da Açoplast são os filtros, trabalhamos com tela de inox; tecidos de nylon e poliéster; e corrosão de chapas de níquel", complementa.
A Açoplast mantém como prioridade sempre a tecnologia. Há algum tempo, as pessoas inferiam qual era a causa de um defeito ou de um erro. Hoje, a Açoplast possui um software chamado MINITAB que consegue provar, não só na teoria, mas na prática, qual determinada característica que afeta o produto, por exemplo: Num processo de injeção, você consegue captar variados dados na injetora. "Usando essas informações no software, a Açoplast consegue obter a melhor regulagem da máquina. Já fizemos vários trabalhos deixando esse processo à disposição de nossos clientes, mas o grande foco é o controle interno, assim teremos a melhor performance do produto na máquina, durante a produção", explica Adriano.
Um dos diferenciais importantes da Açoplast está o benefício ao cliente. Na parte de desenvolvimento, ferramental, os prazos para desenvolvimento, normalmente, variam de 90 a 120 dias, já a Açoplast vem conseguindo confeccionar com prazos inferiores a 75 dias, algumas vezes chegando em até 60 dias.
Açoplast possui uma tecnologia moderna, utilizada em todo mundo. "Somos competitivos com qualquer empresa nesse segmento de filtros que existe no mundo. O nível de qualidade em relação aos filtros é muito bom, nossos PPM são muito baixos, tanto para montadora, linha branca e outros segmentos de mercado também", explica o Engenheiro Everton dos Santos, Gerente Comercial da Açoplast. Toda essa tecnologia, que parece vir de fora, é própria da Açoplast que vem sendo desenvolvida há mais de 30 anos, estando sim, dentro das melhores do mundo.
Uma das forças de todo esse processo também está na área comercial, de onde sai todo o suporte necessário para chegar à parte da produção. "Quando se fala de um novo cliente, dedicamo-nos a estudar, em conjunto, as necessidades. Assim desenvolvemos esse produto junto com a nossa engenharia de processos, a nossa equipe de qualidade, com a nossa logística, enfim, com toda a estrutura e suporte interno que possuímos. O importante disso é que o projeto do nosso cliente é o nosso projeto", diz o Eng° Everton.
José Aparecido Santos, auditor e coordenador de qualidade na área de metrologia da Açoplast, diz que todos os produtos passam nesse setor para fazer análise dimensional. "Usamos técnicas modernas como a parte de estatística, para a análise de variação, de repetibilidade e de RR, os instrumentos que usamos são de última geração na área de metrologia", explica José Aparecido.
Na área da metrologia, hoje, a Açoplast tem o índice de reprovação zero, graças ao instrumento que garante repetibilidade do que é medido dentro da fábrica e do que é medido externamente, ou seja, é a mesma medição.
Cristiane Taís de Souza é coordenadora de logística da Açoplast, ela diz que a empresa trabalha com logística integrada total nível IX. "Nosso processo, vendas, PCP, compras e expedição estão interligadas", explica Cristiane. No PCP é trabalhado com Just in time, Kanbam, Lean, MRP II. Em compras, há o estoque estratégico, onde os fornecedores fazem consignação, o estoque enxuto, controlado através do nosso lead time. Para completar, a expedição trabalha com milk run, controle de frotas e avisos de embarque on-line.

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Filosofia Açoplast
Para chegar nesse padrão tecnoló-gico, a Açoplast passou por uma re-engenharia. "Tivemos uma mudança de filosofia, não apenas de layout, a nossa mudança foi mais profunda. Nós colocamos na empresa pessoas com uma visão mais ampla, enxergando a Açoplast daqui a 5 anos, para que a empresa possa competir a níveis internacionais e, principalmente, com as empresas asiáticas", explica o Gerente Geral da Açoplast, Eng° Rinaldo Antonio Santos Estima. Foram contratadas pessoas com experiência e total conhecimento na filosofia Lean, visando diminuir os processos, tornando-os mais competitivos. Com esse novo perfil, veio a necessidade de automação. As linhas de produção da Açoplast tem manipuladores, esteiras, ferramentas otimizadas e controles de produção automáticos.
Um dos principais focos da Açoplast é a exportação. A empresa já vem conquistando esse mercado há algum tempo, já que, segundo o Eng° Rinaldo, é um dos principais caminhos para o futuro da Açoplast: "Já exportamos para Xangai - China, agora um outro filtro de escala mundial está programado para próximas exportações". Nesse ramo a Açoplast se destaca já que possui um preço competitivo, a filosofia lean, a qualidade 6 sigmas, um black belt e um green belt. Além disso, há planos para outros green belt e black belt. "Vamos ter no FTQ uma qualidade internacional. A maioria de nossos produtos tem PPM 0, um índice de FTQ fantástico. Com isso, nós teremos preço para competir, porque não há re-trabalho interno, não há refugo interno e nem desperdício interno", comemora Eng° Rinaldo.

Tecnologia Açoplast No Mercado De Linha Branca/EletrodomésticosQuando o assunto é desperdício, a Açoplast desenha toda a cadeia logística e verifica todos os desperdícios em máquinas, ferramentais, em refugo, operação duplicadas, com isso surge um time focado na missão de diminuir esses gastos. "Com essa operação, nosso objetivo é informar que tudo que é cobrado é o VALOR AGREGADO. Nunca vamos levar uma solicitação, uma operação que não tenha valores agregados. Essa é a visão da Açoplast.", explica o Eng° Rinaldo.
Findados a essa melhoria contínua, a Açoplast já realizou 4 kaizen, que tem uma semana de duração e é coordenado pelo Engenheiro Admilson Reis, Gerente de qualidade, através do Black Belt, com uma equipe de 6 a 8 pessoas que desenham o fluxo de processo, verificando o lead time e os objetivos de melhoria. Colhidas, as informações são levadas à administração, lá é traçada uma meta, que pode ser a diminuição do PPM, do lead time ou uma melhoria de qualidade em termos estatísticos.

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Nestes 4 Kaizen, a Açoplast já economizou R$ 250 mil reais anuais. Essa verba é revertida em máquinas novas, em treinamentos de funcionários, compra de dispositivos, enfim, no caminho de melhoria constante, visivelmente, o objetivo da Açoplast. O Kaizen também tem moti-vado os operadores, que em outra época, não opinavam sobre a produção, não havia nenhum canal de comunicação. Hoje, a visão já é outra, são inúmeras sugestões de melhoramento recebidas dos operadores.


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A Parceria com os clientes
A Açoplast percebeu também que já foi o tempo em que havia uma distância entre os clientes e os fornecedores. Nos tempos de hoje, os clientes querem participar de tudo e querem ter certeza do futuro do relacionamento entre eles e os fornecedores. "Isso se chama CONFIANÇA. Parceria. Mostramos quais são nossas respostas em aumento de qualidade, de melhoria, eliminação de desperdício. Eles, os clientes, abrem várias portas para nós. Por isso temos uma planta em Itapira, em Amparo, em Michigan, em Detroit e, agora, estamos abrindo uma Ware House em Heidelberg na Alemanha, uma conquista proveniente de um trabalho que nós realizamos com um de nossos clientes", conta o Eng° Rinaldo. Hoje, a Açoplast tem uma rede de atendimento em virtude da necessidade de seus clientes, para estreitar toda comunicação, ficando assim mais rápida e eficiente. "Agora estamos trabalhando também no departamento de vendas, levando uma série de oportunidades que estão chamando atenção dos clientes para a Açoplast", finaliza o Eng° Rinaldo.
Na linha branca, a Açoplast tem uma preocupação grande em atender bem, em buscar incessantemente a perfeição de seus produtos, tudo para deixar o cliente realmente satisfeito, ou melhor, superar essa satisfação. Para que isso ocorra, são agregados aos produtos vários serviços. Hoje, a Açoplast exporta grande parte de seus produtos, ou seja, são clientes que estão dentro do cenário internacional. "Somos competitivos não só localmente, mas internacionalmente", diz o Eng° Everton. Para entrar no mercado de exportação, uma empresa tem que saber como fazer logística integrada; saber o que é exportar; os altos e baixos da exportação; necessita competitividade e qualidade mundial padronizada; uso de sistemas, como o código-barra, por exemplo. Não é a toa que a Açoplast está caminhando com passos firmes e seguros nesse mercado.

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