Publicidade

Parker Divisão Filtros

A Parker Hannifin é líder mundial na fabricação de componentes destinados ao mercado de Controle do Movimento.


São mais de 20 anos desenvolvendo produtos para filtragem com a responsabilidade direta junto às engenharias de produto das grandes montadoras de equipamentos

Parker  
Divisão Filtros

A Parker Hannifin é líder mundial na fabricação de componentes destinados ao mercado de Controle do Movimento. Uma das divisões que mais se destaca é a de filtros, a Revista MEIO FILTRANTE entrevistou o gerente geral dessa divisão, Engenheiro Ruy Salles, para conhecer mais o trabalho do segmento de filtros pela Parker.

Revista Meio Filtrante - Para começar, fale um pouco sobre a empresa Parker e a divisão de filtros.
Ruy Salles -
A Parker Hannifin é uma empresa de classe mundial atuando no mercado de movimentação e controle do movimento, dedicada a oferecer excelência no serviço ao cliente. Reconhecida em todo o mundo por seu alto padrão de qualidade, a Parker é uma empresa fornecedora de produtos e sistemas para as mais diversas aplicações em automação e controle de movimento.
Nossos componentes e sistemas somam mais de 3.200 linhas de produtos, os quais têm a função essencial de controlar movimentos em uma ampla variedade de mercados como aeroespacial, industrial, mobil e comercial.
Com um faturamento global de mais de US$ 8 bilhões, nossa empresa possui a maior rede de distribuidores autorizados neste campo de negócios, com mais de 8.300 distribuidores, atendendo mais de 380.000 clientes em todo o mundo.
No Brasil, a Parker está presente no segmento industrial, mobil e aeroespacial atuando com as linhas de automação - pneumática e eletromecânica; refrigeração industrial, comercial e automotiva; tubos mangueiras e conexões; instrumentação, hidráulica, filtração e vedações. Contamos com um efetivo de mais de 1.300 colaboradores diretos atuando em cinco fábricas e mais de 160 distribuidores autorizados.
A Divisão Filtros oferece filtros para fluidos lubrificantes; filtros para fluidos de refrigeração; filtros químicos e de processo, bem como membranas de microfiltração; filtros de purificação de ar e de gás; separadores de água e combustível; e separadores de água e óleo para aplicações industriais, de processo, ambientais e automotivas.

RMF - Há quanto tempo a Parker atua no mercado de filtros, no Brasil e no exterior?
Ruy Salles -
Em 1981, a Racor USA desenvolveu uma joint venture com a Irlemp no Brasil para a produção local de filtros patenteados para remoção de água e sujidades de óleo diesel combustível. Em 1984, a Parker adquire a Racor USA, estruturando o Grupo Filtration no mundo. Mais três anos e a Parker adquire a Irlemp no Brasil fortalecendo a produção nacional de filtros e garantindo o suprimento às monta-doras de equipamentos agrícolas, rodoviários, automotivos e o mercado de reposição de toda a linha de filtros denominados ‘pesados’.
São mais de 20 anos desenvolvendo produtos para filtragem com a responsabilidade direta junto às engenharias de produto das grandes monta-doras de equipamentos e, pela vida útil e alto desempenho de mais de 70% da frota de motores rodoviá-rios, que distribui a economia deste imenso país chamado Brasil.

RMF - Qual é a linha de produtos da Parker? Descreva sua família de Produtos
Ruy Salles -
A Divisão projeta, manufatura e comercializa produtos para filtração e purificação, provendo a seus clientes maior valor agregado, com qualidade, suporte técnico e disponibilidade global para sistemas.
Nossa linha vai desde filtros para indústrias de máquinas; processos industriais e microfiltração; filtros para ar comprimido e purificação de gases; filtros para aviação e indústria naval; papel e celulose; indústria hospitalar e farmacêutica; óleos combustíveis; lubrificantes; até filtros do combustível e separadores de água.
Além dos já conhecidos filtros, nossa linha agrega equipamentos como geradores de hidrogênio e nitrogênio, contadores de partículas, sistemas de desidratação a vácuo de óleos para as mais diversas aplicações industriais e mobil

RMF - Qual o segmento principal?
Ruy Salles -
Somos uma empresa líder em tecnologia e sistemas de filtragem e como tal não temos um segmento que podemos chamar de principal. No Brasil, a linha de filtros separadores da marca Racor responde por uma parcela significativa dos negócios da Divisão, porém o dia-a-dia nos mostrou que a garantia de um crescimento contínuo advém somente do suporte técnico e serviço ao cliente bem como o desenvolvimento de soluções integradas junto aos fabricantes mundiais de equipamentos.

RMF - Comente a evolução de faturamento da empresa para o segmento de Filtros?
Ruy Salles -
Não é por acaso que a estratégia número um para o crescimento da empresa é o serviço ao cliente. Pergunte a qualquer colaborador ou procure em qualquer painel de acompanhamento da produção e você verá que nosso principal indicador de desempenho é o serviço ao cliente. Mesmo vivenciando todos os efeitos da montanha russa que é a economia do país o nosso lema continuará sendo o atendimento ao cliente. Este hábito de perseguir um melhor atendimento ao cliente só podia se converter em um sólido desempenho financeiro. Nosso faturamento cresceu quatro vezes nos últimos cinco anos revertendo um quadro de ‘break even’ para uma lucratividade de acordo com os padrões mundiais entre seus pares.

Parker  
Divisão Filtros



RMF - Que tipo de suporte a Parker oferece aos seus clientes?
Ruy Salles -
Transparência no desenvolvimento de novos produtos, comprometimento na manufatura, ética inamolgável no relacionamento comercial e na pós-venda.
Aliados às engenharias e laboratórios de desenvolvimento, mais a força de uma empresa que pode lhe atender aqui e em qualquer outro lugar do mundo com a mesma qualidade de produtos e serviços, a Parker garante aos seus clientes um suporte contínuo e sem comparação.
O suporte Parker não está garantido por esta ou aquela pessoa, mas por uma equipe de trabalho séria e dedicada exclusivamente ao cliente.

RMF - Existem comentários no mercado de que a Parker investirá em novas aquisições, fale sobre isso.
Ruy Salles -
Não é nenhum segredo de estado que a estratégia de crescimento corporativo está calçada em um tripé: crescimento interno; aquisições e/ou joint ventures; e expansão global dos negócios. Somos uma companhia aberta e mantendo o princípio da transparência as fusões e aquisições são anunciadas a todos os colaboradores da empresa e, simultaneamente, nas principais bolsas de ações e mercados mundiais.

RMF - Como a Parker forma seus profissionais?
Ruy Salles -
Muitos dos profissionais ainda estão no seu primeiro emprego. A Parker é assim; você entra, gosta e fica. O tempo médio de casa de seus colaboradores é de mais de 15 anos.
A companhia tem um programa internacional de capacitação chamado GDP (Global Development of Professionals) que visa preparar um colaborador na gestão e cultura da empresa desde o início de sua carreira profissional.

RMF - Quais as certificações que a empresa possui?
Ruy Salles -
Aqui o importante não é a certificação que a empresa possui, mas sim, qual o produto certificado que o cliente precisa. Sua necessidade é o propulsor para qualquer processo de certificação. Cada planta Parker é certificada de acordo com a necessidade do cliente e/ou produto. Apenas para constar, a Divisão Filtros no Brasil tem um Sistema de Gestão certificado conforme normas TS 16949:2002 e ISO 9000:2000.

RMF - Comente sobre quanto representa a importação e a exportação no faturamento atual da Parker.
Ruy Salles -
No último ano fiscal, apenas 9% do faturamento aconteceu devido a produtos importados e 10% do faturamento advieram de exportações para os mais diversos países.
RMF - Quais são os planos e estratégias para o futuro da empresa no Brasil?
Ruy Salles - Estamos investindo mais de R$ 25 milhões em uma nova fábrica de filtros em São José dos Campos. Isto, por si só, já extrata qual a seriedade da companhia em relação a sua estratégia para o futuro. Serão 15.000 m2 de área construída dedicados exclusivamente para atendimento dos clientes da Divisão Filtros.

RMF - Comente como funciona sua rede de distribuidores e/ou representantes?
Ruy Salles -
Este é um dos pontos fortes da Parker. Como não estamos limitados a somente um segmento de mercado, como a maioria de nossos concorrentes, podemos utilizar toda a rede de distribuição de qualquer uma das divisões da Parker dentro do grupo Latino Americano entre a Terra do Fogo no sul do Chile e a América Central. Ela é focada em todos os segmentos do mercado industrial, mercado automotivo, e de equipamentos agrícolas e fora de estrada.

RMF - Fale sobre a logística de comercialização para o mercado de filtros?
Ruy Salles -
A Divisão Filtros é conhecida por ser a mais ágil devido à exigência do mercado; viabilizando o processamento e despacho de um pedido até dentro do mesmo dia de sua colocação junto à equipe de vendas. É claro que tudo dependerá da disponibilidade e alocação de cada produto, mas podemos garantir que os tempos de geração e obtenção de um produto estão sendo cada vez mais encolhidos na Parker, para atender o mercado de filtros. A curva de equilíbrio entre o estoque de componentes e produto acabado não pode ser suave, para suprir um mercado onde o que conta é a entrega de um filtro de qualidade indiscutível a um prazo inferior ao da concorrência. Afinal, o cliente não pode deixar um equipamento parado à espera de um filtro cujo preço não se compara ao prejuízo da paralisação do equipamento.


Publicidade