Publicidade

Inscrições Para O Prêmio Abigraf De Responsabilidade Socioambiental Começam No Dia 16 De Fevereiro

A Iniciativa, Em Sua Primeira Edição, Visa Estimularpráticas Sociais E Ambientais Na Indústria Gráfica No Dia 16 De Fevereiro Começam As Inscrições Para O


A iniciativa, em sua primeira edição, visa estimular
práticas sociais e ambientais na indústria gráfica

No dia 16 de fevereiro começam as inscrições para o Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental, criado e promovido pela Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica). A premiação, que tem por objetivo estimular práticas sociais e ambientais na indústria gráfica, é dividida em duas categorias: "Responsabilidade Social" e "Responsabilidade Ambiental".
A categoria "Responsabilidade Social" leva em conta intervenções externas das empresas gráficas, nos campos educacional, cultural, esportivo, de inclusão social, iniciação profissional, participação em campanhas comunitária ou qualquer outra ação/conjunto de ações, voltadas à comunidade.
Na categoria de "Responsabilidade Ambiental" podem se inscrever as empresas que tenham implementado ações, tecnologias, métodos e processos ambientalmente corretos. Dentre estes podem ser citados os processos de reciclagem; utilização de papel e insumos menos poluentes; tratamento e destinação de resíduos; utilização racional e reutilização de água; economia de energia; e soluções globais para mitigar o impacto ambiental. Podem ser inscritas uma ou mais soluções, ou mesmo um conjunto de medidas.
Todas as empresas gráficas brasileiras, associadas ou não à Abigraf, de acordo com as determinações do regulamento, poderão participar da premiação. Cada uma delas poderá inscrever apenas um caso em cada categoria. As inscrições vão até o dia 15 de abril.
Entre os dias 23 de abril a 11 de maio acontece o julgamento dos casos. No grupo que avaliará os trabalhos de "Responsabilidade Ambiental", encontram-se Wellington Braz C. Delitti (professor titular do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo/Ibusp); Silvio Roberto Isola (diretor da Gegraf Indústria Gráfica e presidente do Conselho Diretivo da ABTG – Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica); Márcia M. Biaggio (consultora da ABTG); Manoel Manteigas de Oliveira (diretor da Escola SENAI Theobaldo De Nigris); Ricardo Fragoso, diretor-geral da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); e Giselen Cristina Pascotto Wittmann (Técnica de Ensino da Escola SENAI Theobaldo De Nigris).
Um dos integrantes do júri no segmento social é Heródoto Barbeiro, escritor e jornalista, gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio, apresentador do Jornal da Cultura, na TV Cultura, colaborador em diversas publicações, além de membro da Ong "Sociedade Amigos de Taiaçupeba"; José Roberto Bellintani, superintendente do Instituto São Paulo contra a Violência; Max Scharappe, ex-presidente da Abigraf Nacional; e Mariana Battaglia, diretora geral do Colégio Visconde de Porto Seguro.
         Os prêmios serão entregues em 5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente -, em São Paulo.
         O regulamento completo e a ficha de inscrição encontram-se no site www.abigraf.org.br.
Mais informações sobre o Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental podem também ser obtidas com Gustavo (tel.: 11 3164-3256) e Sharon (tel.: 11 3164-3199).

Publicidade