Publicidade

Química Verde É Tema De Livro Quer Será Lançado Em São Carlos Na Próxima Semana.

Obra, Escrita Por Docentes Da Ufscar, Aborda O Movimento Da Química Para Tornar Técnicas E Metodologias Menos Nocivas Ao Ambiente E À Saúde Humana Na Pró


Obra, escrita por docentes da UFSCar, aborda o movimento da Química para tornar técnicas e metodologias menos nocivas ao ambiente e à saúde humana

Na próxima segunda-feira, dia 16 de fevereiro, será lanaçado em São Carlos o livro "Química Verde: fundamentos e aplicações", organizado pelas professoras da UFSCar Arlene Gonçalves Corrêa, do Departamento de Química, e Vânia Gomes Zuin, do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade. O lançamento da obra será realizado durante a 29ª edição da Escola de Verão em Química da UFSCar, que ocorre entre 16 e 20 de fevereiro.
A Química, no geral, cumpre um papel importante com a introdução de inúmeros produtos essenciais à humanidade. Entretanto, a produção química tem gerado problemas como a formação de substâncias tóxicas que desencadeiam a contaminação do ambiente, inclusive afetando os seres humanos. Diante dessa constatação, vários esforços têm sido registrados na tentativa de conter esses incovenientes.
Para Arlene Corrêa, uma das autoras do livro, a Química Verde surge exatamente no contexto dessa preocupação, no sentido de aprimorar o desenvolvimento de processos e materiais que sejam cada vez menos prejudiciais ao ambiente. "Considerando a necessidade de um contínuo desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável, com vistas à manutenção e melhoria da qualidade de vida em todo o globo, torna-se imperiosa uma nova conduta química para o aprimoramento de técnicas e metodologias, com a geração cada vez menor de resíduos e efluentes tóxicos", afirma a professora.
Arlene define a Química Verde como "a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente". Por ser um conceito ainda pouco difundido, a pesquisadora aponta que não existem no Brasil livros escritos em Língua Portuguesa que abordem o tema. Portanto, a obra pode contribuir para pulverizar os estudos e conhecimentos nessa área.
O livro "Química Verde: fundamentos e aplicações" descreve os conceitos chaves desta área em uma linguagem simples, focando alguns dos seus princípios básicos, tais como catálise, solventes, minimização de resíduos e o desenvolvimento de processos mais seguros e eficientes. Na obra foram incluídos exemplos de sua aplicação na indústria, demonstrando a importância da Química Verde em todos os setores, além de relatos de experiências das autoras e de outros pesquisadores na área.
O lançamento do livro, publicado pela EdUFSCar, será realizado no dia 16 de fevereiro, a partir das 18 horas, no Departamento de Química da UFSCar, que fica na área Norte do campus São Carlos. O evento é aberto a todos os interessados.

Publicidade