Publicidade
MEIO FILTRANTE - Biomassa é “Salva-Vidas” da crise energética no país

Esta notícia já foi visualizada 288 vezes.

Biomassa é “Salva-Vidas” da crise energética no país

Data:12/3/2018

Por CELULOSE ONLINE

“A produção de energia pelas usinas de açúcar e álcool em 2016 e 2017 impediram a redução de 16% nos reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e do Centro-Oeste”, avalia o diretor de Regulação e Tecnologia da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), Leonardo Caio.

Ele diz que toda energia proveniente da biomassa ganhou importância para o abastecimento em todo país, o que amenizou a crise existente.

Ele lembra que o crescimento dos números não impede uma implantação de uma política que facilite e incentive ainda mais a comercialização da biomassa ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

Ele afirma que as usinas de açúcar e álcool precisam de dois pontos importantes para andarem para frente nesse sentido:

Garantia do governo para preços competitivos,
Compra de energia pelo sistema.
“Existe um grande potencial e temos condições, nos próximos anos, de levar o estado à 3ª posição no ranking nacional de bioeletricidade”, diz Mário Campos, presidente da Siamig (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais).

E quanto aos incentivos, os analistas avaliam que é preciso investir na troca de caldeiras, instalação de turbinas, geradores e linhas de transmissão.

Com informações do Portal CanaOnline


Fonte: CELULOSE ONLINE

Comentários desta notícia

Publicidade