Publicidade
MEIO FILTRANTE - Dana reconhecida no Prêmio Benchmarking Brasil 2015 com case de reciclagem de borracha

Esta notícia já foi visualizada 394 vezes.

Dana reconhecida no Prêmio Benchmarking Brasil 2015 com case de reciclagem de borracha

Data:8/7/2015

A Dana, uma dos principais empresas do setor automotivo brasileiro e com 68 anos de atividades, acaba de ser reconhecida, pela segunda vez, no Prêmio Benchmarking Brasil 2015. A fabricante ficou entre os projetos Top 10 com o case de Reciclagem de Borracha.

“É motivo de orgulho ter o nosso case de reciclagem de borracha entre os Top 10 do Benchmarking Brasil e ver o nome da Dana tão bem representado entre outras grandes organizações do nosso País é uma manifestação da força dos nossos valores corporativos e prova da dedicação dos nossos times. Mesmo sem a existência de uma cadeia de suprimento desenvolvida como a de pneus para reciclar a borracha, os profissionais da Dana buscaram por anos uma solução que nos permitisse chegar mais perto dos nossos objetivos. Isto nos inspira e fortalece em nosso caminho”, enfatiza e comemora Raul Germany, country manager da Dana para o Brasil.

Sheila Castro, gerente de Gestão Ambiental e Risco da Dana, considera que o prêmio destaca, em especial, a dedicação e empenho dos colaboradores. “Valorizamos a resiliência do nosso time na busca por uma alternativa que aplicasse o triângulo da sustentabilidade: ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável. Este case contempla os três”, explica.

Esta foi a 13ª edição do Prêmio Benchmarking Brasil e a segunda vez que a Dana participa. Foram apresentados 58 cases, dos quais 28 classificados. O case vencedor foi o Mais Peixes, da Itaipu Binacional, seguido pela Cargill, com o case Pomarola. A diferença de pontuação entre os dez primeiros foi mínima, de apenas 0,63 pontos, o que demonstra o equilíbrio da disputa.

Reciclagem de Borracha na Dana

Desde agosto de 2011, a operação de produtos para vedação do Complexo Industrial da Dana em Gravataí, no RS, passou a reciclar cerca de 50% de todo resíduo de borracha gerado na fábrica. Uma iniciativa colocada em prática graças à persistência de uma equipe determinada e consciente de seu papel na preservação do meio ambiente.

A legislação permite que os resíduos de borracha sejam enviados para um aterro homologado. Apesar disto, a empresa sempre buscou alternativas mais eficazes e que causassem o menor impacto ambiental possível. A solução foi encontrada na prática dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

Tudo começou há mais de 10 anos, quando, alinhada com a sua Política Ambiental, e empresa buscou reduzir o impacto ambiental de suas operações e começou a desenvolver alternativas para reciclar as peças sucateadas e os resíduos de borracha. Em 2010, fechou parceria com a empresa  Batistela, situada em Nova Santa Rita, RS, e atuante no segmento de reciclagem de pneus com mais de 40 anos de atividades, para o desenvolvimento de uma solução que permite reciclar os resíduos de borracha oriundos do processo produtivo da Dana.

Hoje, mais de 50% dos resíduos de borracha gerados na operação são enviados para reciclagem, volume em permanente processo de ampliação. Na outra ponta, a Batistella também está se preparando para receber maior carga.


Fonte: Assessoria de imprensa

Comentários desta notícia

Publicidade