Edição Nº 103 - Março/Abril de 2020 - Ano XVIII
8904 visualizações
Gerador de nitrogênio


Gerador de nitrogênio



por Carla Legner

 

O nitrogênio é um gás muito comum e abundante na atmosfera. Cerca de 79% do ar ambiente é composto de nitrogênio, mas para obter apenas nitrogênio é preciso separá-lo dos outros gases atmosféricos indesejáveis, como o oxigênio. Na indústria, serve para suprir a demanda de maneira mais independente, eficiente e econômica.
Para esse processo de separação são utilizados geradores de nitrogênio. Trata-se de equipamentos que a partir do ar comprimido (composto por 78% de Nitrogênio, 20,9% de Oxigênio, 0,9% de Argônio, 0,008% de Dióxido de Carbono e outros gases) são utilizados para separar o nitrogênio, a fim de alcançar diferentes purezas de acordo com as necessidades de cada aplicação.
O princípio básico de uma usina geradora de nitrogênio consiste em captar, comprimir e tratar o ar atmosférico, por meio de compressores, filtros e secadores adequados, conduzindo-o então a um sistema de dois vasos preenchidos com peneira molecular.
Camila Mesquita, representante da Jotaflex explica que eliminando o oxigênio do ambiente é possível inibir o crescimento bacteriológico em alimentos & bebidas e processos farmacêuticos; prevenir a oxidação em metais e polímeros, ao retirar o oxigênio podemos prevenir a oxidação de metais em processos de tratamento térmico e produtos químicos, tintas, corantes, polímeros de descoloração; e reduzir os riscos de combustão espontânea e explosão.
“Esse equipamento é fundamental para o amplo leque de processos e aplicações industriais, o gás nitrogênio pode ser produzido de forma mais eficiente e econômica se comparado com as opções existentes no mercado, como a compra do gás dos fornecedores tradicionais” – destaca Camila.
Ela explica ainda que o gerador de gás nitrogênio proporciona independência das empresas fornecedoras de gás, pois ao adquiri-lo, o usuário não estará vinculado a contratos de fornecimento, que normalmente contém cláusulas de consumo mínimo, bem como a variação dos preços de mercado, pois o N2 é uma commodite. Outra vantagem proporcionada pelo gerador de gás nitrogênio é o preço do gás gerado, pois seu principal insumo é o ar comprimido e a energia elétrica consumida na geração desse ar.
A manutenção do sistema, basicamente se restringe à troca dos elementos filtrantes e revisão nos secadores, uma vez que os componentes do sistema ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade