Edição Nº 101 - Novembro/Dezembro de 2019 - Ano XVIII
1171 visualizações
Filtragem para sistemas de climatização monitorada por plataforma, dispositivos móveis e IoT


Filtragem para sistemas de climatização monitorada por plataforma, dispositivos móveis e IoT



por Cristiane Rubim

Heating, Ventilating, Air Conditioning and Refrigeration (HVAC-R), em português, Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração (AVAC-R), fazem parte dos sistemas de climatização dos ambientes. O Aquecimento equilibra a temperatura quando está frio; a Ventilação circula e renova o ar; o Ar-condicionado ventila e refrigera o ambiente; e a Refrigeração resfria o ar e conserva a baixa temperatura. Os filtros dentro dos sistemas HVAC-R removem do ar local partículas de poeiras, ácaros, fungos e bactérias que fazem mal à saúde das pessoas. Por esse motivo, a importância da troca dos filtros de forma adequada e da manutenção do sistema HVAC-R para o equipamento funcionar com eficiência.

Aplicações

Os filtros para HVAC-R são usados em laboratórios, veterinários, centros cirúrgicos, na indústria de componentes eletrônicos, indústrias alimentícias, residências ou edifícios comerciais, entre outros. “Em cada aplicação, a grande diferença não está nos filtros, mas, sim, na qualidade desejada e nas características do ar do local onde o sistema será colocado. Um sistema de filtragem instalado em uma residência ou edifício comercial tem exigência muito menor que um sistema de filtragem em uma indústria de componentes eletrônicos ou de medicamentos” – diferencia Luciano Figueiredo, gerente comercial da Veco.
Em um edifício comercial, segundo ele, são utilizados pré-filtros G4 e filtros de média eficiência M5 ou M6. Em sistemas de industriais de componentes eletrônicos, centros cirúrgicos e medicamentos, usam-se pré-filtros G4, filtros de alta eficiência F7, F8 ou F9 e filtros de altíssima eficiência H13/ISO 35H e H14/ISO 45H. Um fator determinante são as condições ambientais dos locais. “A temperatura, a umidade e a qualidade do ar irão interferir diretamente na escolha do sistema de filtragem ideal” – ressalta Figueiredo.
• Nas aplicações em ambientes e processos produtivos críticos, é exigido um controle mais rigoroso dos níveis de contaminantes e da qualidade do ar interior. Em centros cirúrgicos especializados, laboratórios para a fabricação de medicamentos para a saúde humana e animal, na fabricação de componentes eletrônicos, utilizam-se os filtros de alta eficiência (absolutos), que são extremamente importantes no controle de contaminação;
• Nos centros cirúrgicos, precisam atender em renovação e filtragem para a qualidade do ar do ambiente hospitalar, mitigando contaminações cruzadas e ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade