Edição Nº 99 - Julho/Agosto de 2019 - Ano XVIII
2726 visualizações
Diferença entre torres de resfriamento e chillers e controle da qualidade da água usada


Diferença entre torres de resfriamento e chillers e controle da qualidade da água usada



por Cristiane Rubim

Não é possível comparar torres de resfriamento e chillers porque são produtos conceitualmente muito diferentes que atendem aplicações de temperaturas diferentes – afirma Marcelo Zimmaro, diretor comercial da Mecalor.  “Apesar de ambos serem resfriadores de água, o processo deles é diferente” – complementa Edison Ricco Júnior, da engenharia de aplicação da Apexfil. Então, as torres de resfriamento e chillers são diferentes no conceito, no processo e na temperatura das aplicações e processos que atendem. E com o controle adequado da qualidade da água usadas neles, estes equipamentos ficam protegidos e conservados.
A torre de resfriamento, também chamada de torre de refrigeração ou torre de arrefecimento, remove calor, ou seja, transfere calor residual do processo para a atmosfera. “As torres de resfriamento utilizam a evaporação da água para remover o calor de processo e resfriar o fluido de trabalho para perto da temperatura desejada” – diz Ricco Júnior.
O resfriamento nas torres abertas se baseia em evaporação da água, feita por meio de ventiladores que sopram o ar ambiente em contracorrente com a água. “Durante este processo, grande parte da água em circulação é perdida, seja pela evaporação em si, seja pelo arraste de gotas devido à velocidade do ar imposta pelo ventilador, podendo chegar até 4% da vazão de água” – relata Zimmaro.
As torres são muito utilizadas para resfriamento de águas provenientes de processos industriais. E os tamanhos das torres são variados e dependem do volume que se deseja resfriar, desde pequenas unidades até gigantescas estruturas. “Toda água que sofre troca térmica é considerada água industrial. A torre de resfriamento é uma coluna que faz a transferência tanto da massa quanto do calor, permitindo grande área de contato entre as suas correntes. Seu baixo consumo de energia gera redução de custos na operação” – ressalta Ricco Júnior.
O chiller, que tem circuito fechado, é o equipamento principal de um sistema de água gelada. “Os chillers refrigeram a água que circula pelo sistema. A água gelada produzida por eles, na maioria das aplicações, circula por uma rede de evaporadores. A água gelada gerada tem por finalidade resfriar o ar, produtos ou equipamentos de acordo com a aplicação e conforme a necessidade de cada processo” – explica Ricco Júnior.& ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade