Edição Nº 99 - Julho/Agosto de 2019 - Ano XVIII
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Participação dos filtros ecológicos no mix de negócios dos fabricantes chega a 20%


Participação dos filtros ecológicos no mix de negócios dos fabricantes chega a 20%



por Cristiane Rubim


Antes da tecnologia ecológica, prevalecia a tecnologia filtrante automotiva de estruturas metálicas, conhecida como spin-on, ou seja, componentes, canecas, tampas e válvulas nas estruturas de aço. Os filtros ecológicos não têm estruturas metálicas, o que evita a reação de contaminantes de aço e lubrificantes e emite menos gases nocivos ao meio ambiente. “Essa evolução é necessária pelo avanço dos motores Euro, que são projetados com fundição de alumínio para emitir menos gases poluentes e CO2. A estrutura é acoplada ao motor do veículo, seu acoplamento – local de montagem – dos elementos filtrantes é alumino, evitando alto índice de CO2” – ressalta Rafael Cardoso, gerente regional de vendas da Sogefi Filtration do Brasil. 
Após a manutenção, os filtros ecológicos reduzem a quantidade de material contaminado a ser descartado. Em vez de carcaças metálicas como os filtros blindados (spin-on), utilizam os elementos filtrantes em cartucho que consistem de uma mídia filtrante de celulose ou sintética, tampa e fundos plásticos. “Eles são unidos à mídia filtrante pelo processo de termofusão, fazendo com que o produto possa interagir com os fluidos do motor e contaminantes. Esse circuito garante desempenho por sua alta eficiência de filtragem, retenção de partículas e excelente resistência à pressão” – explica Pedro Henrique Almeida, gerente aftermarket América do Sul da UFI Filters do Brasil. O filtro ecológico é construído apenas com elemento filtrante plissado e fundido direto na tampa plástica. Após o uso do elemento ecológico, ele pode ser incinerado, ação que não contamina o solo nem emite gases tóxicos no meio ambiente. O polímero plástico – náilon e polipropileno – segue para ser reciclado.

 


Aplicações dos filtros ecológicos:

1. Combustível;
2. Separador de água;
3. Arla 32;
4. Óleo lubrificante;
5. Hidráulico;
6. Desumidificador do sistema de freios.

Nas linhas:
Leve: automóveis e utilitários;
Pesada: caminhões e ônibus;
...


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